domingo, maio 28, 2006

Descubra as diferenças...

Ocorre-me pelo menos uma...




sexta-feira, maio 26, 2006

Cabala

Acho de péssimo gosto a cabala urdida pelas cúpulas do futebol português, dominadas, como todos sabemos, por lampiões, tripeiros e até, imagine-se, pelo major, para desmoralizar e desacreditar os frutos do porfiado trabalho que o Sporting dedica à formação de talentos.
A forma como se orienta uma equipa, só com o objectivo de fazer baixar os índices de confiança de jogadores como Moutinho, Nani, Lourenço, Varela, Semedo ou Custódio parece-me grave.
Agora a sério: como é possível termos uma selecção que, depois de uma qualificação imaculada, se mostra totalmente impotente perante bons e disciplinados adversários, sem que se chegue, sequer, a cheirar a possibilidade de vitória?
Este Europeu sub-21 está a correr mal demais para a nossa selecção. É verdade que, até agora, tanto a Sérvia como a França se mostraram mais consistentes e mereceram ganhar. Mas os nossos miúdos, porque estão tão apagados?

Portugal sub-21

Portugal sofreu hoje a sua segunda derrota.
Depois de uma qualificação sem nódoas (10 jogos, 10 vitórias), os jogadores acharam injusto terem de jogar um play-off, como se fossem comuns mortais. Passaram a Suiça, com um empate e uma vitória, se não me engano. O Europeu parecia talhado para a selecção portuguesa - a jogar em casa, com uma selecção forte - que Scolari deixou reforçada, ao não convocar Quaresma e Moutinho para o Mundial.
Depois de uma derrota por 0-1 com os franceses, no jogo inaugural - e, mais do que a derrota, o massacre da primeira parte, com a bola a embater no poste por duas ocasiões, deixam recordações - a derrota hoje com a Sérvia-Montenegro (um país que deixou de existir esta semana, curiosamente) por 0-2.
É uma enorme desilusão.
É verdade que o futebol não passa de um jogo, sendo por isso o seu resultado imprevisível e aleatório. Mas é acima de tudo um jogo de equipa, de "estados anímicos", de querer, de raça e de atitude. E há situações concretas que se passaram no jogo e dados estatísticos que abrem espaço a conclusões...
Portugal não conseguiu ainda marcar nenhum golo. Tanto poder de fogo, tanto pontapé de trivela, e népias! Zut, rien de rien. Zero. Não se queixem da defesa (Bruno Vale, és um herói!), porque apesar de ter sido fraquinha, não consegue ganhar jogos se não se marcam golos.
O que mais me marcou neste jogo de hoje - Ricardo Quaresma, o Mustang, o Grande Artista, o Maior, El Gran Capitan, o Grande Injustiçado, o Harry Potter ... deveria ter sido sumariamente expulso por volta dos 66 minutos, por agressão feia a um colega de profissão.
Quaresma mais uma vez demonstrou que não tem cabeça para isto. E mostrou que de facto Scolari acertou ao não o chamar. Não por ser teimoso, não por Quaresma ter participado num anúncio publicitário, mas sim porque Quaresma - ao contrário de Ronaldo, por exemplo, que até é mais novo - ainda é um sub-21. Na sua cabeça, nas suas atitudes.
Agora, só resta que os seniores aprendam algo com os putos e não deixem o pássaro fugir. Ao contrário da maioria das selecções mais fortes, nós temos jogadores sem ritmo (o caso de Costinha é sintomático). Cansados não hão-de estar, com certeza! Temos a possibilidade de (re)ganhar uma equipa nos jogos contra Angola e Irão. Mas sem sobranceria - lembrem-se dos putos e lembrem-se do último Mundial!

segunda-feira, maio 22, 2006

A Bandeira do Jamor

domingo, maio 21, 2006

VOLTA A FESTA NA VOLTA



É com grande alegria que recebemos a notícia que a Direcção do Benfica cumpriu uma das promessas da campanha. Vai renascer o ciclismo no clube das Águias.
Desde os primórdios que o ciclismo foi uma modalidade muito importante do Clube. Aliás, no seu emblema lá está a roda de bicicleta.
Mais, a fusão entre o Sport Lisboa e o Grupo Sport Benfica dá ínicio ao ecletismo, pois o Sport Lisboa apenas tinha o futebol e no Grupo Benfica o ciclismo era a modalidade principal. O símbolo do Sport Lisboa é alterado ao introduzir-se uma roda de bicicleta. Foi através do ciclismo na década de trinta, portanto muito antes da famosa equipa de futebol, que o Benfica se tornou um clube de dimensão nacional. Nicolau o grande ciclista do Benfica levou o nome deste clube a todos os cantos do país.
Hoje, LFV ao entregar a gestão financeira desta secção à PDA de João Lagos organizador de eventos tão importantes como o Open do Estoril e o Lisboa-Dakar e a organização da equipa ao manager Justino Curto (líder das estruturas do Camp. Europeu de 1999 e do Camp. do Mundo em 2001) e a direcção desportiva a Orlando Rodrigues demonstra que concebeu muito bem este projecto e que vai ter pernas para andar. E o objectivo são as vitórias nacionais mas, fundamentalmente, as internacionais. Faltam os ciclistas. Vamos aguardar. Era bom o José Azevedo, mas tem mais um ano de contrato com a Discovery.
Independentemente dos resultados a curto prazo, quero enaltecer e congratular-me com o renascimento desta modalidade e da forma como ela está estruturada. E basta lembrar o que foi a última Volta a Portugal em que entrou o Benfica (no tempo de Vale e Azevedo) para apercebermos da força que tem este clube no país inteiro e da falta que o Ciclismo do Benfica tem feito às estradas portuguesas. Que sejam felizes.
Saúdinha

El-Rei D. Sebastião

Fernando Santos na Luz


«Fernando Santos é o novo treinador do Benfica desde a passada quarta-feira. O antigo treinador do AEK foi hoje apresentado no Estádio da Luz ao lado de Luís Filipe Vieira e José Veiga.Depois ter orientado o FC Porto e o Sporting, Fernando Santos, que assinou por duas épocas, assume uma nova etapa na sua carreira, num clube do qual sempre assumiu ser simpatizante. Segundo Luís Filipe Vieira, o acordo estava feito desde quarta-feira e o técnico promete empenhar-se a "200 por cento" no seu trabalho à frente do clube. Chalana, Rosário, Ricardo Santos e Bruno Moura são os adjuntos de Fernando Santos na nova equipa técnica encarnada, que entrará em funções já na segunda-feira.»
in Record online

sábado, maio 20, 2006

O MAU DA FITA


Quando Moretto chegou, depois de autêntica novela do seu resgate no Brasil e a cena mafiosa no aeoroporto, tirou o lugar a Quim. Este acabava de fazer 5 jogos sem sofrer golos, chegando até a jogar lesionado. Como referi na altura em Quim, o injustiçado.
Deixem-me fazer um aparte para dizer que concordo com Leonor Pinhão quando diz que era uma questão de tempo e Koeman não quis perder tempo.
Mas ao mesmo tempo que Quim foi, sem dúvida, injustiçado, não teve, na minha opinião, uma atitude muito digna.
Se há alguém que não pode ser “castigado” por ter roubado o lugar é, precisamente, Moretto !
E foi contra o guarda-redes brasileiro que Quim despejou a sua ira e rancor !
E se não é fácil entrar a meio da época num clube com a grandeza do Benfica e com a responsabilidade de defender a sua baliza, vindo do V.Setúbal e não tendo experiência, imaginem com uma recepção como esta, que Quim lhe preparou.
E sem conhecer o balneário benfiquista, sinto, que na verdade, Quim desestabilizou-o ignorando Moretto. E deduzo que teve, neste procedimento, muita solidariedade. (O que leva o Rantas falar de ambiente de cortar à faca...).
E digo que sinto isto, pois assistia sempre, ao aquecimento dos Guarda-Redes, antes do da equipa, e era vísivel, a forma ostensiva, o desprezo, o desdém, o nunca olhar directamente nos olhos, não dirigir uma palavra, que Quim votava a Moretto.
Podemos comparar comparar com o comportamento de Vítor Baía em relação a Helton.
Para Moretto foi esta a calorosa recepção do seu companheiro.

Na minha opinião o mau da fita é o Quim. Em discussões na net que tenho lido, diz-se que na próxima época, só um dos dois será companheiro de Moreira na baliza. E defendem todos a saída de Moretto e a manutenção de Quim. Eu acredito que o melhor para o Benfica seria Quim saír. Tive esperanças quando Mourinho veio buscar um guarda-redes a Portugal. Por nosso azar levou o Hilário.

Saúdinha

sexta-feira, maio 19, 2006

Um post para falar de assuntos importantes

Para tentar quebrar o silêncio a que os meus Gloriosos camaradas deste blog se devotaram, venho pelo presente desinquietá-los e desafiá-los a comentar a actualidade do nosso clube, nomeadamente as várias opções que tem vindo a ser faladas para o lugar de treinador deste nosso Em Breve Maior Clube do Mundo.

Pela minha parte desde já aqui expresso a minha preferência pelo Carlos. Gosto muito do Sven, é muito bom rapaz, mas acho que o Carlos é que poderia ser o iniciador de um novo ciclo no Benfica, enquanto que com o Sven seria mais um género, muito costumeiro lá pelas nossas bandas, de “regresso ao passado” (onde aliás também está a contratação do Rui em que eu também sou contra). Tenho pena que não se tenha falado do Zé António, pois este era mesmo o meu preferido. Quanto ao outro rapaz italiano, como não sei quem é não me manifesto.

Quanto às contratações tenho pena que deixem sair o Micoli e o Simão. O pessoal que tem assinado Marcel, Manu, e outros quejandos muito sinceramente não me trazem muito calor a este meu coração saltitante.

Para a direcção desde já aqui expresso a minha declaração em como não vou votar no Luís Filipe. Aliás acho que enquanto aquele labrego com ar de Emigrante Luxemburguês Bem Sucedido à Conta de Ter Enganado os Outros Emigrantes Luxemburgueses Mal Sucedidos não sair do Benfica o clube nunca poderá começar a sua conversão para um clube verdadeiramente moderno.

E vocês o que opinam?

Os 23 de Scolari...

Não vou adiantar muito mais ao que se tem dito acerca da convocatória para o mundial. Refiro apenas (e nem entro na questão dos empresários que o Rantas, muito bem, menciona) que a convocatória do Ricardo Costa vai na linha das decisões anteriores de Scolari. Não me parece o melhor defesa para substituir o Jorge Andrade mas, enfim, o homem é que sabe. E nem sequer foi bem justificado o motivo porque é ele que está ali e não outro.
O que lá vai, lá vai e doravante esta é a minha selecção e é esta que irei apoiar até ao fim. Mas cuidado Scolari: estarei atento.

O pasquim de sempre...

Como já referi no post anterior o meu David nasceu. Entendi comprar os jornais do dia (um generalista e um desportivo) para mais tarde recordar. O David até nasceu na quarta-feira (de madrugada), mas tinha a expectativa que ainda nascesse na terça-feira e por isso comprei os jornais nesse dia. Até era um bom dia (desportivamente falando). Tratava-se do day after à convocatória dos 23 magníficos (!) para o mundial da Alemanha. Eles seriam o centro de atenção em qualquer jornal desportivo que se preze. Mas, pelos vistos houve qualquer coisa que Mourinho terá dito, num qualquer acontecimento social que eclipsou completamente a convocatória para o mundial. Pelos menos para esse mui vetusto jornal desportivo (e supostamente imparcial), que é a "A Bola". E só então fez-se luz (desculpem o trocadilho), não estou a falar de um jornal qualquer. Estou a falar do jornal oficial do benfica.

Nova estratégia do Sporting!

Uff! Após 2 dias extenuantes, finalmente posso dar as boas novas na blogoesfera. O meu David nasceu (não vou entrar em muitos detalhes, primeiro porque é difícil explicar uma sensação que é indescritível e depois porque este é um blog de assuntos estritamente desportivos). Depois do Guilherme, do Afonso e do Rafael este é o quarto filho de sportinguistas (e filho de peixe...) que acompanho este ano. Partos de outros clubes? Nenhum.

É esta a nova estratégia do Sporting; é certo que não é nova, os irlandeses católicos tentaram-na fazer para conquistar aos ingleses protestantes a sua Irlanda e os árabes tentaram fazer o mesmo com os judeus. É muito simples: se tivermos uma taxa de natalidade muito superior à dos gajos dos outros clubes, não tarda nada os 6 milhões do benfica serão uma gota de água no meio de muitos mais milhões de sportinguistas. Por isso, crescei e multiplicai-vos.

Fico a aguardar os agradecimentos de FSF. Saudações.

quinta-feira, maio 18, 2006

Ligações Perigosas...

«Dos 23 chamados por Scolari, 18 vêem as suas carreiras geridas por Jorge Mendes; A maior parte dos "excluidos" são representados por outros empresários; As experiências efectuadas ao longo dos últimos dois anos - com enormes possibilidades de sucesso -, levaram à selecção jogadores do calibre de João Alves, Luís Loureiro, Rogério Matias, Jorge Ribeiro, ou Frechaut; Nenhum deles teria qualquer hipótese de chegar à Alemanha; Todos eles são representados por Jorge Mendes; Jorge Mendes trabalha com Gilmar Veloz; Gilmar Veloz é sócio de Scolari...»

JPL, Sectorb32

terça-feira, maio 16, 2006

A Nossa Selecção

Estamos fartos de ver por esse mundo fora exemplos de que não é necessariamente a equipa que tem os melhores jogadores que ganha os torneios e campeonatos. Se considerarmos então os torneios e campeonatos de curta duração, onde não há espaço para tirar partido da consistência e regularidade, esses exemplos são ainda mais flagrantes.

As equipas que ganham ou tem boas prestações nesses torneios são aquelas que conseguem num curto espaço de tempo criar empatias entre todos os actores que rodeiam a participação no evento (federação, treinador, jogadores, suplentes, publico, etc….).

Por estas razões eu concordo com as escolhas do Scolari. Nem sequer questiono que o Quaresma possa ser melhor do que o Simão ou que o Moutinho deva estar entre os convocados, mas se o mister convocou estes é com estes que ele se sente bem! E, muito sinceramente, eu não acho que o Scolari ainda tenha de provar alguma coisa….a organização que ele trouxe para a selecção permitiu-nos, nos últimos anos, ser vice-campeões europeus e chegar sem aflições à fase final do Mundial e com aspirações a uma boa prestação. Coisa pouca? Só para quem tem fraca memória!

E Viva a Selecção!

segunda-feira, maio 15, 2006

A convocatória de Scolari


Não gostei das escolhas de Scolari. Entendo, apesar de discordar, as convocatórias de Quim, de Costinha, de Maniche e de Nuno Valente. Discordo em absoluto das escolhas de Hugo Viana e Postiga.
Ricardo Costa é uma opção autista de Scolari, só explicável por um de 3 factores:
- Tentativa (patética) de apaziguamento dos portistas (afinal, teria de haver um representante dos campeões nacionais...);
- Auto-suficiência de Scolari (R. Costa praticamente não jogou na segunda volta - participou apenas em 5 jogos, e creio que foi titular num jogo só... há 4 meses atrás!);
- Algo de estranho, "subterrâneo". Alguém sabe quem é o agente de Ricardo Costa?
Os argumentos avançados por Scolari para justificar a chamada de R. Costa são magníficos: tem bué da internacionalizações, foi capitão do FC Porto, ganhou títulos. Acrescento eu: foi capitão, já não é. Das internacionalizações anteriores do rapaz, algumas terão sido com certeza brilhantes. Eu, que tenho memória (essa coisa descartável) e vi os Jogos Olímpicos de Atenas, há dois anos, lembro-me bem da vergonha que senti por essa selecção que R. Costa capitaneava. Assim como me lembro do chavascal terceiro-mundista que fizeram nuns balneários em França. Excelente currículo, sem dúvida!
Nesta selecção mereciam estar presentes:
- Um defesa central (no lugar de R. Costa): esperava Tonel, poderiam ser Ricardo Rocha ou Nunes.
- Ricardo Quaresma (em vez de Boa Morte), Moutinho (em vez de H. Viana), João Tomás (no lugar de Postiga), Miguelito (por N. Valente) , R. Meireles (por Costinha) e Paulo Santos (por Quim).
Nesta convocatória é fácil sentir que a esmagadora maioria dos portugueses não se revê. Scolari será o grande culpado se não se atingirem pelo menos os quartos-de-finais (é o mínimo exigido!). Ninguém lhe perdoará um falhanço. Por outro lado, se Portugal chegar à final, só à teimosia de Scolari se deverá.
Por mim, não concordo com as opções do homem. Mas dou-lhe o benefício da dúvida. Lembro-me do que se passou no Mundial de 2002 - os jogadores estavam estoirados. Contarmos com jogadores que têm poucos jogos em cima, esta época, até pode dar bons resultados.
Vamos apoiar Portugal!

domingo, maio 14, 2006

Secção Zandinga

Se bem que seja ainda muito cedo - ainda nem se sabe quem vai ser o treinador do Benfica, sequer - quero deixar aqui expressas umas reflexões "à Zandinga".
FC Porto
Creio que o FC Porto conseguirá manter-se muito forte. A campanha europeia falhada permitir-lhe-á guardar as jóias (leia-se: Quaresma) e lançar uma candidatura forte para a renovação do títuo português e um comportamento mais conseguido na Liga dos Campeões. Mesmo que McCarthy saia. A contratação de João Paulo é um passo no bom caminho. A próxima época está bem encaminhada!
Sporting
Se, como tudo indica, o Sporting conseguir manter a estrutura desta equipa (venda do património...), pode lutar pelo título e por uma presença airosa na Liga dos Campeões. Os jogadores são jovens e ambiciosos e Paulo Bento luta pelos pontos, muito mais do que pelas exibições (o tal pragmatismo cínico). Mesmo que Carlos Martins saia. Há também outros que podem sair sem fazer grande "mossa" aos sistema - Douala à cabeça, com Deivid (quase) ao lado. Se se conseguirem bons resultados financeiros com as suas saídas, não há porque hesitar. A saída de Sá Pinto será também uma boa notícia. As eventuais entradas de Benachour e Saganowski podem tornar-se verdadeiros reforços. A próxima época está bem encaminhada!
Benfica
O flop em que se transformou esta época do Benfica pode traduzir-se negativamente na próxima época. Obviamente que o novo treinador pode reverter esta questão, mas é mais um desafio. E os factores de risco estão em evidência: eliminatória de qualificação para a Liga dos Campeões na pré-época (com um treinador novo...) e um ambiente de cortar à faca no balneário. Quim já não deve falar praticamente com ninguém; Ricardo Rocha sente-se, simplesmente, fodido, desde há mais de um ano - é praticamente dos jogadores com um salário mais baixo. Simão e Nuno Gomes sentem-se aldrabados por Veiga (caso Robert, caso Karagounis, caso Miccoli); Manuel Fernandes dá ideia que desde há tempos que anda com a cabeça noutro lugar. Moretto afinal é só mais um guarda-redes; Nelson "apagou-se"; Geovanni vai sair; Miccoli, um dos grandes jogadores deste plantel, vai sair; aparentemente, Robert vai continuar no clube, ajudando a corroer a coesão que ainda possa existir no balneário. Quem vão ser as apostas do próximo treinador? Karyaka? Manduca? Marco Ferreira?! A vida não está fácil, lá para os lados da Luz.
Outros
O Sp. Braga não vai conseguir estar tão forte. Com a substituição de Jesualdo Por Carvalhal, principalmente, mas também porque a equipa tem perdido fulgor. As saídas de Nunes, Abel e Jorge Luiz, a quase certa saída de Madrid, não deixam antever nada de bom. É verdade que o Braga tem comprado bem, e Junior, do Paços, aparentemente já assinou...
O Boavista vai estar mais consistente com Jesualdo. João Pinto pode não aguentar mais uma época de ato nível.
A Académica fez uma grande contratação - Manuel Machado. Será que apostam mesmo já na UEFA?

Os dispensados

Creio que é interessante fazer uma análise aos 3 grandes de um prisma poucas vezes utilizado: os dispensados.
Benfica
O Benfica dispensou João Pereira, Dos Santos, Tiago Gomes, Bruno Aguiar, Hélio Roque e Carlitos. Ou seja, exceptuando menos de meia-dúzia de jogos em que João Pereira e Dos Santos participaram (3 ou 4 cada um, talvez), estamos a falar de jogadores que praticamente nem se equiparam.
FC Porto
O caso do FC Porto é semelhante ao do Benfica. Leandro e Nuno Valente dispensados logo no início da época, Jorge Costa nunca jogou, Postiga fez 2 jogos. Adriaanse também dispensou que não lhe fez falta. Há de qualquer modo uma distinção importante a fazer: ao contrário dos da Luz, estes dispensados tinham sido referências incontornáveis da equipa na época anterior.
Sporting
O caso do Sporting é completamente distinto dos rivais. Além dos casos de Paíto, Edson, Semedo, Varela, Pinilla e Silva, equiparáveis aos outros, também se registaram os casos de Rogério (excelente profissional!), Beto, Wender e Rochemback (segunda final da UEFA consecutiva - parabéns, leão!). Para além da quantidade, a qualidade - já para não falar dos casos paradigmáticos de Pedro Barbosa e Rui Jorge.
Isto significa que o Sporting conseguiu renovar o plantel da final da UEFA com bastantes custos e alguma efervescência - substituição de Peseiro, saída de pesos-pesados do plantel a meio do Campeonato - mas também com bons resultados - afirmação de Tonel, Abel, Caneira e Nani na equipa principal, "aquisição" de um treinador respeitado e a qualificação directa para a Liga dos Campeões.
Actualização
Na lista de dispensados do FC Porto, deve acrescentar-se o nome de Diego, o que só vem reforçar o que se escreveu. Quanto ao Benfica, podia acrescentar-se Paulo Almeida, mas só se este post quisesse enxovalhar e arrastar pela lama o nome do clube, coisa que não é necessário (ser eu a) fazer.

Top 5 - Segunda Volta


Aqui estão os 5 mais pontuados desde a 22ª jornada, altura em que os jogadores contratados em Janeiro começaram a contar para a Liga Record.
Relativamente a este "top", refira-se que Saganowski ficou com o mesmo número de pontos que o 5º (Raul Meireles).
Facto a realçar: dos 10 jogadores mais pontuados na Liga Record, desde a 22ª jornada, 6 são do Sporting - para além dos que constam neste top-5, ainda temos:
7º Nani, 58 pts
8º Polga, 57 pts
10º Abel, 56 pts
Mais um indicador (se faltasse) da excelente performance da equipa de Paulo Bento!

Top 5 - Liga Record


Eis aqui os "cinco magníficos", os 5 jogadores mais pontuados da Liga Record desta época. Por aqui se vê, também, que este passatempo baseia-se de facto em critérios objectivos (com um pequeno "tempero" de subjectividade...).

Acabou-se a época

Palmarés
Esta foi a 3ª época consecutiva em que concorri na Liga Record. Há 2 anos atrás, fiquei em 1º numa semana, que me rendeu 500 contos em viagens. Inscrevi 32 equipas. No ano passado, tinha 28 equipas e conquistei um 2º lugar numa jornada. Deram-me um relógio, que só mantenho em casa porque me esqueci de o passar a alguém no último Natal.
Este ano tinha 20 equipas. Não ganhei nenhum prémio semanal mas terminei a época com uma equipa em 109º lugar, a 101 pontos do 1º classificado! Excelentes resultados, até por que estive cerca de 2 meses sem gerir as equipas (coincidiu, não por acaso, com a minha entrada na blogosfera).
Regras
A Liga Record tem regras bastante simples. Os concorrentes pagam por cada equipa inscrita, que possui 23 jogadores (distribuição fixa, com 3 guarda-redes, 4 avançadoes, etc.). Escala-se o onze titular, havendo a possibilidade de proceder a alterações todas as semanas, através da internet. O onze escolhido é que contribui para a pontuação da equipa. À pontuação atribuída a cada jogador pelos jornalistas do Record, adiciona-se ou subtrai-se pontuação decorrente das ocorrências de cada jogo.
Ou seja, à componente subjectiva (além da pontuação do Record, já referida, temos ainda a escolha do "jogador da semana" pela redacção do jornal, que "dá" 5 pontos), alia-se uma componente objectiva:
Por cada golo sofrido, retira-se 2 pontos ao guarda-redes e um a cada elemento da defesa.
Por cada jogo sem sofrer golos, adiciona-se 2 pontos ao g/r e 1 a cada defesa.
Por cada jogo em que um avançado participe pelo menos 75 minutos e não marque, subtrai-se 1 ponto.
Por cada golo marcado: defesas +4, médios +3 e avançados +2 pontos.
Sempre que a equipa saia vencedora, adiciona-se ainda um ponto a cada um dos seus elementos que jogaram. Quando um jogador não sai do banco ou nem é convocado, tem um ponto negativo.
Se alguém marca um hat-trick, tem um bónus de 5 pontos. Se marca na própria baliza, leva 2 pontos negativos. Isso para além de regras específicas para marcação ou falhanço de penalties e outras regras associadas a aspectos disciplinares (expulsões).

O Presidente do Clube!

A selecção nacional portuguesa está transformada num clube restrito ao qual acedem os mesmos de sempre. São os meninos protegidos do mister Scolari. O Sr. Scolari, como dirigente máximo “da nossa selecção” só chama os que quer, independentemente do mérito. Só assim se compreende que a selecção se mantenha a mesma desde o europeu. Os melhores jogadores portugueses de há dois anos atrás são, na óptica de Scolari, os mesmos de hoje. Não interessa que não tenham clube, não interessam que estejam completamente fora de forma, não interessa que estejam sempre lesionados. O que interessa é manter o grupinho. Só assim se compreende a mais que provável convocatória de jogadores como Costinha, Maniche, Hugo Viana, Hélder Postiga, Nuno Valente e Quim. E por oposição a não convocatória de nenhum dos melhores jogadores do campeonato: Quaresma, Raul Meireles, Bosingwa, Moutinho e até Miguelito.

Costinha à altura do Mundial estará há seis meses sem fazer um único jogo de futebol. E o desempenho que estava a ter no Dínamo no último ano também não abona muito a seu favor. Maniche é outro caso escandaloso. Desde o europeu não fez um único jogo em condições. Além disso, no último ano, entre Rússia e Londres, jogou apenas intermitentemente. O mesmo se passa aliás com Hugo Viana, que não fez outra coisa este ano que não seja aquecer o banco do Valência. Postiga, que abandonou o Porto para jogar mais até conseguiu ter um rendimento mais profícuo, mas ainda assim muito aquém de João Tomás, de Hugo Almeida e até de Lourenço. Quanto a Nuno Valente, entre lesões e mais lesões, fez uma época completamente banal. Finalmente, Quim, o eterno suplente da selecção é também eterno suplente no Benfica.

Como é possível nenhum dos melhores jogadores do campeonato ser convocado? A não convocatória de Quaresma então parece-me altamente injusta e escandalosa. Quaresma é neste momento o melhor extremo português! Nem Figo, nem Ronaldo, nem Boa Morte e muito menos Simão jogam actualmente melhor que ele.
A selecção nacional tem de ser o conjunto dos melhores jogadores. Sempre e no momento. Não os de há dois anos atrás.

Assim não dá, Sr. Scolari! Esta não é a minha selecção!

Se não nascesse tinha de ser inventado...

Já cá canta!!

O Encontro de Gigantes é nosso! E ainda diziam que não ganhávamos nada este ano...psss!!!
A juntar à Supertaça aí está a vitória que se esperava e desejava. Depois de vencer o Costa do Sol com 2 golos do mortífero Marcel o Benfica vence esse histórico do futebol africano que é o Petro de Luanda por 2-1, depois de Anderson ter sido expulso (Injustamente, como é óbvio!) na primeira parte.
São equipas de grande gabarito que o Benfica vence, seguramente ao nível de um Hartmedia ou de um Viking qualquer coisa...aqueles de azul que limparam o sebo ao Sporting na Taça UEFA.

sexta-feira, maio 12, 2006

Carta aberta a Sá Pinto


Caro Ricardo Sá Pinto,

Aprendi, ao longo dos anos, a apreciar a tua entrega, dedicação e esforço, visíveis de qualquer ponto das bancadas. Tu, que nasceste no Porto, começaste a carreira de futebolista no Salgueiros e, ao que dizem, eras inicialmente mais virado para o azul-e-branco, tornaste-te um verdadeiro leão, alguém a quem reconhecemos "amor à camisola". Vives o jogo, dentro do campo, como nós, adeptos, o vivemos na bancada.
Foi notável a recuperação que conseguiste fazer, depois de teres sido sucessivamente operado ao joelho. Quando muitos já te davam como morto para o futebol, com a garra que te caracteriza, lutaste até conseguir voltar aos relvados.
A tua carreira tem momentos de glória e também, infelizmente, alguns momentos muito tristes, dos quais se destacam as agressões ao seleccionador nacional, Artur Jorge. Tu, que ao contrário da maioria dos jogadores profissionais de futebol, até és "bem nascido", tinhas a obrigação de ter mais discernimento. Mas enfim, esse mau momento acompanhar-te-á a vida toda, o que já é suficientemente mau.
Tu sabes que a massa associativa do Sporting gosta de ti. Os sportinguistas gostam daqueles que dão tudo ao clube. No teu caso, convenhamos, também recebeste muito, mas isso são contas de outro rosário.
Anunciaste, e bem, revelando inteligência e discernimento, que esta época seria a tua última. Convenhamos que não foi uma grande época: um avançado do Sporting não pode marcar só dois golos numa época em que jogou quase sempre como titular. Para além disso, provocaste quatro penalties na nossa área e foste expulso 3 ou 4 vezes. Não vou questionar a justiça das expulsões. Basta-me saber que és dos nossos e que tens uma vontade de leão.
Segundo o pasquim dos lampiões, anunciaste ontem aos jornalistas que vais fazer mais uma época. Acho que fazes mal. Vais arrastar-te pelo banco e não tens lugar na equipa idealizada por Paulo Bento. Eu gosto de ti, da tua atitude, e é por isso mesmo que quero dizer-te: mantém a decisão de acabar a tua carreira. É o melhor para ti. É o melhor para o Sporting. Tenho a certeza que, no jogo de apresentação da próxima época, podes jogar alguns minutos. Depois, és substituído, cedendo a braçadeira ao novo capitão de equipa. Sairás em glória, ovacionado em pé por um estádio repleto de adeptos agradecidos. Tiras um ano de sabática e, mais tarde, poderás voltar ao Sporting, como treinador das camadas jovens ou, se não estiveres para aí virado, ocupando uma qualquer posição na estrutura do futebol.
Jogar mais um ano é que não. Vai ser penoso. Pensa bem nisto.

Um pouco ridículo...

Na colecção Deuses do Futebol, vejamos o texto que acompanha o DVD-4:
«A história de Rui Costa é uma história emocionante de amor entre ele e a bola de futebol. Para a controlar é necessário ser um pouco artista, e Rui Costa é-o , com cert»eza. Leva a sério o seu jogo, mas ao mesmo tempo também se diverte com a espontaneidade e a criatividade que apenas os verdadeiros campeões possuem. A história de Rui é também a história de uma ligação entre a cidade de Lisboa, onde o Rui nasceu, e a cidade de Florença, onde explodiu para o futebol e onde a arte renascentista melhor se fundiu com aquele que é um dos melhores futebolistas portugueses de sempre. O Milan elevou o "maestro" à condição maior como desportista, com a conquista da Liga dos Campeões, alcançada no estádio do Manchester United, "Teatro dos Sonhos"».
Nunca Il cullo d'oro mereceu tantos elogios. Será que o jornalista lhe está a dever dinheiro?

Um pouco surpreendente...

A Bola e o Público irão passar a vir acompanhados de uma colecção em DVD, "Deuses do Futebol", às sextas-feiras. Amanhã é o primeiro. A lista divina é a seguinte:
Maradona
Ronaldo
Zidane
Rui Costa
Shevchenko
Del Piero
Lothar Matthäus
Batistuta
Ruud Gullit
Roberto Baggio
Platini
Pelé

A lista é, como todas, discutível. Verdadeiramente surpreendente é o representante português nesse Olimpo futebolístico. Fez-me lembrar de imediato aquela anedota: porque é que os tugas têm os alentejanos e os américas os pretos? Porque eles escolheram primeiro. E porque é que eles têm petróleo e nós temos as bolotas? Porque nós escolhemos primêro, cumpadre! Dá para imaginar a cena:
Público - Como vamos escolher os jogadores para a colecção? Nós indicamos 6 e vocês outros 6?
A Bola - Nós só exigimos que o Rui Costa lá esteja. Os outros 11, vocês escolhem!

quinta-feira, maio 11, 2006

Tarda mas não falha...

E aí está. Na senda do que havia dito eis que o Braga troca Jesualdo Ferreira por Carvalhal em nome de um projecto mais ambicioso! Para a próxima época, o Belenenses vai ter hipótese de ganhar o título de campeão… da liga de honra. Quem sabe o Braga não vai fazer o mesmo no fim da próxima?

terça-feira, maio 09, 2006

Os meus 23!

Guarda-Redes
  • Ricardo (Sporting)
  • Quim (Benfica)
  • Bruno Vale (Estrela Amadora/ Porto)

Defesas

  • Paulo Ferreira (Chelsea)
  • Miguel (Valência)
  • Ricardo Carvalho (Chelsea)
  • Fernando Meira (Estugarda)
  • Tonel (Sporting)
  • Caneira (Sporting/ Valência)
  • Miguelito (Nacional)

Médios

  • Petit (Benfica)
  • Costinha (sem clube) --> Alternativa: Custódio (Sporting)
  • Tiago (Lyon)
  • Maniche (Chelsea/ Dínamo de Moscovo) --> Alternativa: Raul Meireles (F.C. Porto)
  • Moutinho (Sporting)
  • Deco (Barcelona)

Avançados

  • Ronaldo (Manchester United)
  • Figo (Inter Milão)
  • Simão (Benfica) --> Alternativa: Luis Boa Morte (Fulham)
  • Quaresma (F.C. Porto)
  • Pauleta (PSG)
  • Nuno Gomes (Benfica) --> Alternativa: Hugo Almeida (F.C. Porto)
  • João Tomás (Braga)

NOTA: As alternativas referem-se a jogadores que para mim não estão ainda certos, fruto de lesões ainda não totalmente debeladas ou de um período de inactividade competitiva demasiado longo.

Final feliz

Derradeiro jogo, em Alvalade contra o Braga, uma das melhores equipas portuguesas, quando ainda estava em jogo a importante qualificação directa para a Liga dos Campeões. Sofrendo nos dois últimos anos a fatalidade de deitar tudo a perder nos últimos jogos, quando o Sporting foi a única equipa a lutar pelo título (há dois anos com o Porto – empate em Alvalade que fez Mourinho perder a cabeça, e no penúltimo jogo derrota contra o Benfica, quando os leões fizeram o suficiente para vencer e no ano passado, o jogo perdido na Luz a poucos minutos do fim, com erro de Ricardo, e a escandalosa derrota com o Nacional na última jornada, atiraram o Sporting para o 3º lugar quando foi a melhor equipa durante a época), havia o “fantasma” da possibilidade de, mais uma vez, perdermos aquilo que é, verdadeiramente fundamental: estar presente regularmente na Champions. Mas o Sporting de Paulo Bento caracteriza-se pela segurança, sem aflições, uma equipa que apesar de jovem, evidencia ser adulta, que não treme nem “acredita em fantasmas”. Ontem a jogar com Hugo no lugar de Polga (um dos melhores jogadores nesta 2ª volta), e Tello na intermediária (elemento que se revela útil na sua posição), o Sporting jogou com o seu onze mais utilizado: Ricardo; Abel, Tonel, Hugo e Caneira; Custódio; Tello, Moutinho e Nani; Deivid e Liedson. Um losango que se foi transformando num esquema 4-1-3-2, com Custódio a preocupar-se quase em exclusivo com o trabalho defensivo, um meio-campo de três unidades na zona central e dois avançados móveis. Na 1ª parte foi um belo jogo de futebol, com o Sporting a dominar conseguindo diversas jogadas de envolvimento, com vários jogadores a intervir, e a obrigar o Braga a defender. Grande realce para João Moutinho, a grande estrela do conjunto, numa época de confirmação, tanto na atitude (incansável) como a fazer jogar, tomando as melhores opções, dá gosto ver mais este “puto” da nossa cantera, que merece ser, e que belo prémio seria, um dos nossos na Equipa Nacional que estará na Alemanha. Ontem (especialmente ao longo do primeiro tempo) esteve muito acima dos restantes, foi dele o golo (de grande espectáculo) a aparecer em velocidade correspondendo a assistência de Abel aos 20’, que nos garantiu a presença na Liga dos Campeões. Desfrutámos de um bom jogo, sempre bem disputado, e com ambas as equipas a tentarem o ataque, obrigando as defesas a esforços redobrados. Para “matar” o jogo ao intervalo, saliento uma perdida flagrante de Deivid, que de cabeça, após cruzamento à linha de Caneira, faz o mais difícil atirando ao lado. Liedson foi sempre esforçado ao seu estilo, mas não foi feliz, tal como Nani, outro dos grandes valores, também o jogo não lhe correu da melhor forma. Segundo tempo, o Braga vendeu cara a derrota, mas o jogo foi menos alegre e menos conseguido por parte do Sporting. Com a linha de médios recuada, os avançados não tiveram apoio e muito dificilmente conseguiam criar perigo, nas bolas que lhes chegavam, sobretudo em passes compridos desde Ricardo. Veio ao de cima a estrutura defensiva, mais uma vez, não dando ao Braga, verdadeiramente qualquer oportunidade de marcar, nunca estando a nossa vitória em risco. Pelo contrário, as melhores ocasiões foram para o lado dos leões, sobretudo, na melhor jogada da 2ª parte onde Tello dentro da área, coloca em Liedson que remata à figura. Substituições, uma estranha, Miguel Garcia no lugar de Hugo (falta de ritmo) e outra já repetida a garantir o controle do meio-campo, João Alves por Deivid, e ainda Douala por Nani. Um final feliz, com vitória bem conseguida, e o objectivo crucial alcançado, na luta contra o Benfica, que “jogando miseravelmente” despede-se com pesada derrota, castigando o mau perder de Koeman, um treinador que não deixa saudades. Final de uma época que, sem ser brilhante, longe disso, acaba por ser positiva com a classificação directa da Champions, que é o que se tem que conquistar época após época.

No Domingo fui à bola

Creio que já contei aqui que deixei de ir regularmente ao futebol depois de um penalty assinalado em Coimbra contra a Académica, no seguimento de uma queda espalhafatosa, disparatada - e premeditada - de Paulo Futre (com a camisola do FC Porto), lá por volta de 1986/87.
Depois desse lance, contam-se pelos dedos das mãos as vezes que fui à bola. No Domingo, acabei por ir a Alvalade. Um jogo à tarde, a fazer lembrar os tempos em que eu ia aos estádios, antes da ditadura das televisões.
Gostei da festa, gostei dos festejos após os golos (um do Moutinho, três do Paços), gostei do ambiente de fim de campeonato, dos vivas pela qualificação directa para a Liga dos Campeões. Gostei também da sobriedade, da cumplicidade e da civilidade da maioria dos sócios do Sporting da bancada onde eu estava sentado.
Não gostei das claques - os petardos são uma estupidez perigosa, os cartazes sobre a arbitragem são uma tonteria inconsequente - e não gostei de confirmar (mais uma vez) que existe uma pulsão por parte de muitos adeptos que praticamente apenas se manifestam para desqualificar os árbitros, os fiscais-de-linha, toda a sua descendência e parte da sua ascendência. Um cartão amarelo mostrado a um adversário é invariavelmente fonte de uma alegria colectiva que me pareceu funesta. Eu ainda sou do tempo em que se considerava que o "tribunal de Alvalade" era habitado por uma plateia exigente que aplaudia o bom futebol e que não era tão facciosa como outras. Julgo que isso (infelizmente) terá mudado...

Será exagerado dizer que...

- Moretto facilitou a vida ao Sporting?
- Petit e Nuno Gomes acham que os jogadores do Paços estavam todos dopados?
- Os golos do Paços deram uma enorme vontade de rir?
- O 'leitãozinho rosado' foi com os porcos?
- Laurent Robert vai continuar a dar-nos alegrias no próximo ano?
- A alegria que LFV prometeu aos benfiquistas foi a saída de Koeman?
- A indemnização que Veiga exigiu ao PSV pela saída de Koeman equivale ao segundo coelho com a mesma cajadada?

segunda-feira, maio 08, 2006

Prognósticos só no fim do campeonato…

Acabou. Mais um campeonato que termina. Este ano há Mundial; significa que o tempo que vai levar até ao início do próximo campeonato vai custar menos a passar. Antes, como todos os aspectos relacionados com as convocatórias (e não convocatórias) e a preparação das equipas; durante, com o próprio Mundial; e depois, com todas as discussões que se seguem a um Mundial (os melhores, os piores, as surpresas, as desilusões, as contratações, etc).

Mas voltando à (irredutível) aldeia lusa. O FCP como já havia dito ganhou o campeonato (e provavelmente a taça) e mais que isso, ganhou bem. E para quem não percebe porquê, é ver a equipa B que jogou contra o Boavista (apenas Vítor Baía, Lisandro, Ibson, Alan, Ricardo Costa, Bruno Alves, Ivanildo, Anderson, entre outros). O “testa de ferro” Rui Alves é que não gostou da facadinha nas costas do seu mais que tudo Pinto da Costa. Vá lá que mesmo sem 11 titulares o FCP chegou para o Boavista.

O Sporting fez, apesar de tudo, uma época positiva. Confirmou o segundo lugar e o acesso directo à (rica) Liga dos campeões (coisa que já não se via há seis anos). Moutinho marcou o golo solitário contra o Braga, o que acabou por ser um prémio justo para o único jogador do plantel que participou em todos os jogos do campeonato. E tem apenas 19 anos. E merece ir ao Mundial. Ponto.

O Benfica esteve em grande mais uma vez. De acordo com José Veiga vai ter oportunidade de fazer uma receita extra no acesso à Liga dos Campeões. Bom proveito lhes faça. E que seja contra uma equipa italiana. Quanto a Moretto, está em guerra aberta com Ricardo pelo patrocínio dos frangos da Avi-qualquer-coisa. E tem a vantagem do factor “comicidade”. Imaginem só como é possível um guarda-redes falhar o tempo de salto daquela forma.

O Braga repete o quarto lugar da época passada e não renova com Jesualdo Ferreira. De acordo com palavras do futuro ex-treinador do Braga, o clube minhoto teria um projecto mais ambicioso para a próxima época. E quem melhor do que Jesulado para alcançar esse objectivo? Não me digam que vão arranjar um treinador melhor que Jesualdo? O Boavista como se esperava não ganhou o lugar europeu em aberto, ficando este para o Nacional. Foi pena. E Carlos Brito não está seguro para a próxima época. Pelo contrário, Manuel Machado, só não fica se não quiser. O treinador do Nacional fez um trabalho muito bom no Moreirense, levou o Guimarães à Taça UEFA e agora repetiu o feito no Nacional. Um treinador a observar.

Noite de facas longas para os lados de Guimarães e Belém: ambos desceram de divisão. Se para o Guimarães tal já era esperado há algum tempo, a descida do Belenenses não deixou de ser surpreendente. Assim, a única coisa positiva para a descida do Guimarães foi que entretanto o Belenenses também desceu, tornando desta forma a divisão de honra mais competitiva para o ano, onde se antevê os dois clubes a lutarem pelo título de campeão. Se o Benfica os tivesse acompanhado ainda seria mais interessante. Quem sabe se até não haveria mais assistências que na (super) liga? Voltando aos dois históricos despromovidos, será que é coincidência ambos os clubes terem ambições europeias no início da época que agora findou?

Paulo Bento ao garantir o segundo lugar, recebe o Prémio “José Mourinho” desta semana. Como é bem sabido, é um treinador que não tem sequer 50 jogos como treinador de seniores e conseguiu garantir o segundo lugar no campeonato. Mais que isso, foi capaz de pegar numa equipa destroçada e pô-la a jogar, em determinado momento, para o título. É certo que mesmo comparando o Sporting de Paulo Bento com o FCP de Co’Adriaanse, o segundo leva vantagem, mas tal deveu-se ao início titubeante de Paulo Bento, perfeitamente justificado tendo em conta as dificuldades que teve para pôr a equipa a jogar. Paulo Bento foi uma aposta ganha, que não se revelou de todo prematura (ao contrário do que me pareceu na altura).

O Prémio “Giuseppe Materazzi” vai para dois treinadores (será que vão continuar a sê-lo?) que mandaram dois históricos para a segunda divisão: José Couceiro e Vítor Pontes. Tiveram ambos tempo suficiente para colocar as suas equipas a salvo de dissabores e não foram capazes. Lamentável e vergonhoso.

sábado, maio 06, 2006

Vitória segura quando falhar era proibido

Assegurar a vitória e continuar a depender apenas de si própria, era o que se pedia à equipa do Sporting, nesta deslocação ao aflito Rio Ave, e na sequência de maus resultados (Porto, Amadora e Naval, 7 pontos perdidos) e fracos 2 últimos jogos. E o Sporting correspondeu, contrastando a sua atitude (relativamente às 1ªs partes) ao pegar no jogo desde o minuto inicial, empurrando claramente o adversário para a sua área e mostrando a vontade de resolver a partida a seu favor. Em vez da toada morna de expectativa nas primeiras metades dos jogos da Amadora e contra a Naval em Alvalade, os leões foram para cima dos vilacondenses, não os deixando respirar, sob a batuta e criatividade de Nani, e o trabalho da incansável formiga de meio-campo Moutinho, as bolas iam chegando ao ataque, onde Liedson (a jogar com algumas dificuldades físicas) e Deivid, que mostra mais alegria a jogar, punham a reforçada defesa do Rio Ave em sentido. Surgiu o golo cedo, numa boa desmarcação de Deivid para Nani, e este facturou o seu 5º golo no Campeonato, no seu ano de estreia. Um parêntesis sobre desmarcação. Palavra do futebolês, que tem significado de duas vias: aquele que desmarca o companheiro, é o que passa para o espaço vazio, onde pretende que o companheiro em movimento faça a recepção do passe; a outra “via do significado”, é o jogador que “arranca” para o espaço, obrigando aquele que tem a posse da bola a concretizar o passe. O jogo de ataque actual, onde as defesas (ajudadas pelos médios) cobrem todos os espaços e marcam os atacantes, terá que ser o jogo das desmarcações; é a única forma de ganhar espaço e situações de concretização em ataque organizado. Por este motivo, jogadores que se entendam bem neste “jogo das desmarcações”, são essenciais. E o primeiro golo do Sporting foi isso mesmo, aliás seria o melhor golo da partida. A sorte do jogo estaria ainda no nosso lado, quando ainda antes dos 30’ numa das poucas subidas de Miguel Garcia (o herói de Alkmaar) o cruzamento pouco conseguido, mas a bola a sobrar para Liedson, após falhas comprometedoras da defesa do Rio Ave, e o levezinho, à segunda, fez o 0-2 que nos dava toda a tranquilidade na conquista dos três pontos. O Sporting contra equipas de nível médio-baixo da Liga, tem que procurar resolver (leia-se, marcar golos) os jogos na 1ª parte, pois esperar “para ver”, confiando que a vitória há-de aparecer não é boa política. Neste jogo em Vila do Conde, Paulo Bento teve a atitude correcta, e o resultado foi o espelho disso. Ainda na 1ª parte sofremos um golo surrealista, verdadeiramente um monumental frango de Ricardo, que já há bastante tempo não cometia deslizes destes. Sendo inaceitável (num guarda-redes de top), é evidente que acidentes acontecem a todos, e o apoio dado pelos companheiros foi importante. A 2ª parte foi mais sofrida, pois a reacção dos vilacondenses, animados pelo golo, foi o tudo-por-tudo. Veio ao de cima a “muralha de aço”, que Paulo Bento foi construindo, e que garantiu ao Sporting a luta pelo título quase até ao fim, com base num meio campo e defesa, coordenados por Custódio, que não permite ao adversário situações de perigo. O contra-ataque e ataque rápido (quando conquistamos a bola em zonas “altas” do campo) deveria ter funcionado melhor, mas Liedson e Deivid não conseguiram escapar à armadilha do fora-de-jogo, bem montada pelo Rio Ave. Ainda assim, a tranquilidade surgiu, num auto-golo de um defesa, que em esforço para evitar que a bola chegasse a Deivid no 2º poste, após excelente cruzamento de Nani, estabelece o resultado final, 1-3. Foi uma vitória segura, indiscutível num jogo que se tornou fácil devido à excelente atitude inicial da equipa do Sporting. Na 2ª parte, bastou garantir a segurança defensiva e espreitar o golo, que por sinal, o resultado ainda poderia ser mais desnivelado, pois foi o Sporting quem melhores oportunidades teve. Tello jogou no lugar de C. Martins (nem convocado foi…) e sem comprometer também não se evidenciou. Chegamos assim à última jornada, recebendo um Braga já com a classificação definida (4º lugar), e a pressão toda para o lado leonino, ficando a expectativa de um bom jogo de futebol e o desejo de festejar a justa entrada directa na Liga dos Campeões.

sexta-feira, maio 05, 2006

Moutinho fora do Mundial?!

João Moutinho está na lista de pré-convocados para o Europeu sub-21, significando isso à partida que não será um dos escolhidos por Scolari. Não gosto de questionar as opções do seleccionador (na minha opinião, está ao mesmo nível que discutir arbitragens em vez de falar de futebol), mas não posso deixar de ficar triste com esta situação. Moutinho merecia!

quarta-feira, maio 03, 2006

Olé Portugal Olé


Acabadinhos de chegar, ainda quentinhos do aconchego da bonita caixinha da DHL em que vinham acompanhados de um simpático guiazinho para me orientar na Alemanha e que me ensina que quando alguém me perguntar Welche Mannschaft unterstutzen Sie? eu devo responder: Portugal, caralho! e de um bonito cartaz onde posso seguir o calendário e registar os resultados dos diversos jogos e ainda uma prática bolsinha de plastico para guardar os bilhetinhos....

Pois é meus amigos, estes já cá cantam e em Junho Hier gehe ich!

Frangos para fora

Não faço a mínima ideia de quem é este senhor, mas apenas pelo seu nome podemos concluir três coisas: não é branco, é filho de uma relação incestuosa e é, de certeza, bom de bola.»
Victor Lazlo, in Frangos para fora

Actualização - Meyong

No post que fiz sobre a 33ª Jornada, referi que Meyong contava com 16 golos marcados, seguido de João Tomás, Nuno Gomes e Liedson com 15. Retirei essa informação do site do Record. Afinal, Meyong tem 17 golos apontados, de acordo com o site da Liga Portuguesa. A esta teimosia dos jornalistas do Record (creio que no ano passado "sonegaram" 2 golos a Liedson, atribuindo-os a adversários) chama-se mau jornalismo.
Não interessa a opinião pessoal de uns jornalistas - o que neste caso dos goleadores interessa aos leitores é a informação oficial da Liga. É assim tão difícil entender isso?

Dados importantes - boas notícias

«Portugal tem tudo para, pela primeira vez, contar com três equipas na fase de grupos da Liga dos Campeões. Duas têm entrada directa e a terceira, apesar de disputar a pré-eliminatória, vai fazê-lo na condição de cabeça-de-série, o que abre boas perspectivas de apuramento. [...] quem terminar em terceiro lugar no campeonato, quer sejam leões ou águias, vai disputar a última pré-eliminatória da Champions como uma das 16 melhores equipas dessa fase. Isto significa que serão cabeças-de-série e podem assim evitar as melhores equipas em prova. A maior parte dos clubes posicionados acima de Sporting (32.º) e Benfica (35.º) no ranking da UEFA estão directamente apurados para a fase de grupos, o que faz as formações portuguesas subir uns bons lugares. [...] na pior das hipóteses, os dois emblemas portugueses ficarão no 12.º lugar, atrás dos dois apurados italianos, ingleses e espanhóis, dos terceiros classificados da Alemanha e França, dos segundos da Grécia e Holanda e do campeão escocês, Celtic.»
in Jornal Record, 2 Maio de 2006 - 01:01

Seus atrasados!

«A Liga instaurou hoje processos disciplinares a Nani e Tonel, do Sporting, desrespeitaram o ponto 3 do artigo 4.º do Regulamento do Controlo Antidopagem na visita a Braga, jogo da 17.ª jornada do campeonato.
Na base deste processo está o facto de os dois jogadores terem chegado quatro minutos atrasados ao controlo, informou o clube de Alvalade. Este atraso foi justificado de imediato com uma exposição na qual os dirigentes leoninos explicaram que o atraso se deveu ao percurso que Tonel e Nani tiveram de fazer desde o relvado até à sala de controlo antidoping, que se situa no mesmo piso dos balneários, um patamar abaixo do relvado. No entanto, a exposição apresentada pelo Sporting não convenceu a Liga, que quer assim mais explicações dos leões.»
in Jornal Record, 2 Maio de 2006 - 19:46
Repito: «[...] jogadores terem chegado quatro minutos atrasados ao controlo [...] a exposição apresentada pelo Sporting não convenceu a Liga».
Mais uma vez, para não subsistirem dúvidas: «quatro minutos atrasados».
Há 16 jornadas atrás - há mais de 4 meses - um atraso de 4 minutos.
Atraso de vida!

terça-feira, maio 02, 2006

Futebol

Falemos de futebol.
Parece que as codrilheiras tiocas de Alvalade aqui do RdJ gostam mais de falar do treinador do Benfica do que de futebol...é natural. Talvez devessem passar pela meallhada...
Adiante. Falemos de Futebol.
O Benfica acabou por fazer uma época superior à da época passada. Não foi campeão? É verdade. Não ganhou nada com excepção da SuperTaça? É verdade. Mas neste momento já fez mais pontos do que a época passada e fez uma campanha muito melhor na Europa. É suficiente? É claro que não. No Benfica quando não se ganha nenhum título a época nunca pode ser considerada positiva. Portanto, apesar de a época ter tido um rendimento superior não foi melhor do que a passada. Por um simples pormenor. O Porto fez uma época muito boa. Como eu escrevi aqui à uns meses. O Porto era o principal candidato ao título benificiando de uma eliminação precoce da Liga dos Campeões aos pés dos reputados Inter de Milão, Rangers e Artmedia.
O Halmstad humilhou um Sporting, na altura, sem coesão psicológica para vencer um clube de quem nunca ninguém ouviu falar. Com Paulo Bento o Sporting encheu-se de brio e conseguiu o que parecia ser impossível. Recuperar a luta pelo campeonato. Fazer com que Tonel e Polga façam uma boa dupla de defesas...meus amigos o Paulo Bento é um milagreiro. Que Custódio e Sá Pinto ajudem um Moutinho no meio campo... o Moutinho é melhor que o Makelele...e se até o Koke marcou golos...bem...o Paulo Bento armou-se em Zandinga e andou a convencer um conjunto de jogadores medianos que eles eram bons o suficiente para serem campeões...e eles quase se enganaram e iam sendo.
Mas não foram! Porque o Porto foi a Alvalade e mostrou-lhes o que era uma equipa adulta, mecanizada e jogadores com a qualidade que uma equipa campeã deve ter. Hélton, Pepe, Paulo Assunção, Quaresma e Maccarthy são jogadores muito acima da média. Eles mereceram ser campeões. Mais ainda. Este ano o Porto pode-se orgulhar de ser campeão com a atitude de um verdadeiro Gentleman. Adrianse impôs uma disciplina rígida e eficiente. Parabéns ao Porto por este ano e para o ano cá estaremos!!

Resumo da Semana...

Esta semana fica marcada pela (tão aguardada) eleição de Filipe Soares Franco (FSF) para a presidência do Sporting. Qual o “programa” defendido por este? A venda de património. A mesma venda que havia sido chumbada “à pele” em AG. E pelos vistos fala-se que até já arranjou um subterfúgio legal para o fazer sem passar por nova AG. Além disso, FSF pretende confirmar desde já Paulo Bento para a próxima época, embora este tenha afirmado que só vai pensar no assunto assim esteja clarificado se esta foi, ou não, uma época positiva para o Sporting. Para já, está tudo bem encaminhado. O Sporting ganhou, e bem, em Rio Ave e precisa de apenas de um ponto para assegurar a presença na próxima Liga dos Campeões. Apesar de ser para mim uma desilusão se não conseguirmos o acesso directo à Liga dos Campeões, parece-me justo enaltecer o trabalho de Paulo Bento no Sporting e por conseguinte este parece-se a escolha óbvia para o Sporting na próxima época.

Esta foi também a semana de (justa) consagração para os jogadores do FCP. Venceram o aflito Guimarães e tiveram direito a festa depois do jogo. Maiores aplausos para o Baía, como que a dizer que os adeptos “estão vencidos mas não convencidos”. O Guimarães continua na senda dos maus resultados e só um milagre o vai afastar da segunda divisão na próxima época. Os adeptos é que não estão pelos ajustes e pelos vistos têm andado a intimidar os jogadores e treinador pelo fraco desempenho desta época.

O Prémio “José Mourinho” da semana vai para o próprio José Mourinho: bicampeão em Inglaterra. Provavelmente já ganhou mais títulos para o Chelsea que em toda a história do clube. Provou também numa competição em que o melhor vence quase sempre que é, de facto, o melhor. Nas competições em que o melhor nem sempre ganha – taças locais, regionais, nacionais, europeias, mundiais e interplanetárias – continua à espera de melhor sorte.

O Prémio “Giuseppe Materazzi” (lembram-se dele?) desta semana vai para o treinador do Benfica (conhecido aqui pelo RdJ pelo “leitãozinho a dar para o suíno”). As acusações contra os jogadores do Rio Ave são, no mínimo, patéticas (na senda de declarações de Petit efectuadas o ano passado contra o mesmo Rio Ave, recordam-se?). Presume-se, pelas palavras dele, que o Ricardo esforçou-se mas não conseguiu impedir a vitória do Sporting. Como muito bem lembra o Danielson (ou Cléberson, ou Robertson, ou Davidson, ou Whateverson) supõe-se então pela forma como os defesas do Benfica foram comidos em casa no jogo contra o Sporting que estavam de “brincadeirinha” não?

Ris-te de quê, leitãozinho?


O leitãozinho (por acaso, acho que já cresceu e já se tornou num grande porco) holandês veio dizer que os golos do Sporting ao Rio Ave lhe deram vontade de rir e que, se o Sporting tiver estas facilidades, então vai ser difícil à sua equipazeca chegar ao acesso directo à Champions...
Perdeu a cabeça e está transtornado, este suíno.
Mas eu perguntaria ao grande porco holandês: o primeiro golo do Sporting também te deu vontade de rir? E o golo do Rio Ave, não te deu vontade de rir?
O que Koeman insinuou, e que é grave, é que os do Rio Ave, com a corda na garganta e a precisarem deseperadamente de pontos para não descerem de divisão, "facilitaram" a vida ao Sporting. Pergunto eu: e Ricardo, estaria a facilitar a vida ao Benfica?
Fica muito mal ao grande suíno vir pôr em causa a honestidade de companheiros de ofício (os profissionais do Rio Ave). Além disso, esta época leva para contar duas derrotas inquestionáveis com o Sporting. A segunda então, na Luz, acabou 1-3 e só pecou por escassa. O leitãozinho tinha a obrigação de já ter percebido qual das duas é a melhor equipa. Mas preferiu chafurdar na lama. Grande porco. Quando te fores embora, já vais tarde, javardo.

segunda-feira, maio 01, 2006

Liga Portuguesa, 33ª Jornada




Nacional-Boavista 1-0
Benfica-V. Setúbal 1-0
Marítimo-P. Ferreira 1-1
Belenenses-Académica 0-0
Sp. Braga-Gil Vicente 1-1
Rio Ave-Sporting 1-3
Naval-U. Leiria 0-2
E. Amadora-Penafiel 1-0
FC Porto-V. Guimarães 3-1


Recordando o prognóstico avançado aqui em 16 de Janeiro, referente a esta jornada:
«33ª jornada: FC Porto-V.Guimarães, Rio Ave-Sporting, Benfica-V.Setúbal - FC Porto e Benfica goleiam os dois Vitórias, que se despedem assim do convívio com os grandes. Sporting empata em Vila do Conde».

A realidade: Porto 78 (+11), Sporting 69 (+1), Benfica 67 (=).

FC Porto
Vitória esforçada sobre um conjunto de excelentes jogadores, que não se souberam entender de modo a jogar em equipa. Irão aprender isso na segunda divisão...

Sporting
Vitória categórica em Vila do Conde, contra um adversário que vai directo para a segunda divisão. Ricardo teve um deslize grave, mas não comprometeu.

Benfica
Vitória mínima contra equipa tranquila, que foi defender o espectáculo.

A Liga dos Campeões
O Benfica tem feito uma boa pressão sobre o Sporting que quebrou depois da derrota com o FC Porto. No entanto, o Sporting reencontrou-se em Vila do Conde e é necessário o Benfica ganhar em Paços e o Braga ganhar em Alvalade para que fuja ao Sporting a tão desejada qualificação directa para a Liga dos Campeões.
Não digo que seja impossível, mas digo que é altamente improvável. Também não esqueço o que sucedeu na época passada, com a derrota em Alvalade com golos oferecidos pela equipa de arbitragem ao Nacional. Nesse dia, as regras do futebol mudaram temporariamente... e as últimas jornadas em que todos os jogos são em simultâneo dão menos escândalo, porque são acompanhados por menos espectadores...

A UEFA
Estou convencido que a participação na UEFA está entregue ao Nacional. Eu preferia o Boavista, mas não deu...

Os Aflitos
Penafiel, V. Guimarães e Rio Ave já deixaram de ser aflitos. Entraram para a fase de tranquilidade – é já confirmada a sua descida de divisão.
Naval é forte candidata para acompanhar este lote, depois de se ter deixado surpreender pela U. Leiria.

Quem pode ainda surpreendido: Gil Vicente, Académica, P. Ferreira, Belenenses. Se a Naval não ganha em Penafiel, desce. Se ganhar, mantém-se na Liga:
À Académica, basta o empate em Coimbra frente ao Marítimo para assegurarem a permanência.
O Gil Vicente defronta o Belenenses em Barcelos. O empate pode não ser suficiente para os galos garantirem a manutenção – apesar de estarem em vantagem com a Naval se acabarem com os mesmos pontos. O Belenenses também precisa de pontuar, pois está em desvantagem no confronto directo com a Naval.
Ao Paços pode sair a fava. Venceu a Naval por 3-1 na 1ª volta, perdeu por 1-0 na desforra. Se perder em casa com o Benfica fica com o mesmo número de pontos que a Naval (se esta vencer em Penafiel, claro).

CLASSIFICAÇÃO
1. FC Porto 78
2. Sporting 69
3. Benfica 67
4. Sp. Braga 58
5. Nacional 51

6. Boavista 49
7. V. Setúbal 45
8. U. Leiria 44
9. Marítimo 43
10. E. Amadora 42
11. Belenenses 39
12. P. Ferreira 39
13. Académica 38
14. Gil Vicente 37
15. Naval 36
16. Rio Ave 34
17. V. Guimarães 34
18. Penafiel 15


PRÓXIMA JORNADA
P. Ferreira-Benfica
Boavista-FC Porto
Sporting-Sp. Braga
Académica-Marítimo
U. Leiria-Rio Ave
Gil Vicente-Belenenses
V. Setúbal-Nacional
Penafiel-Naval
V. Guimarães-E. Amadora


Uma nota final para a lista dos melhores marcadores:
Meyong, 16 golos.
Nuno Gomes, João Tomás e Liedson, 15.
André Pinto, 14.

Força, Levezinho!