sexta-feira, junho 30, 2006

Um post que serve de desbafo para aliviar a tensao que me assola a alma e que já nao me deixa dormir descansado há varios dias!

Amanha joga-se o Portugal-Inglaterra....

quarta-feira, junho 28, 2006

Acabou... como acaba sempre!

"Acabó de mala manera el delicioso cuento de la roja. A la que se encontró con un partido de verdad, se destiñó y apareció la selección española de toda la vida, la que pena irremediablemente en los grandes torneos, víctima de su propia fatalidad, incapaz de combatir con los equipos de mayor rango independientemente de si la abanderada es la furia o el fútbol. Le faltó juego y jugadores en un partido exigente. Francia le cortó la cabeza antes de poder saludar a Brasil en un excelente ejercicio práctico. Jugaron los franceses con tanto oficio que incluso se permitieron rematar la victoria con un gol de Zidane. Una obra de arte perfecta. El equipo de Doménech esterilizó al de Luis, abatido por vez primera como seleccionador, incapaz de dar altura a un conjunto cuya capitulación comenzó por su capitán, Raúl, y acabó con la sustitución de Xavi, el que le daba estilo. "
(in El Pais)

terça-feira, junho 27, 2006

So far... so good...


Gostei. Pese embora tenha sido um jogo quezilento, foi emocionante. E até houve bastantes oportunidades de golo de lado a lado, mesmo quando tivemos com menos um jogador que os holandeses. Scolari e os jogadores portugueses estão de parabéns. Vamos ter agora um jogo difícil, mas acessível. É contra a Inglaterra e vamos jogar desfalcados de Costinha e Deco (incompreensíveis as suas expulsões, tendo em conta tudo aquilo que a FIFA já vinha dizendo relativamente às entradas mais duras e ao anti-jogo), talvez Ronaldo (inacreditável também como o jogador que o agrediu não foi expulso no momento), mas com Figo (não obstante, imperdoável como um jogador do calibre do Figo dá uma cabeçada ao Van Bommel).

Como já disse, seja qual for o resultado contra a Inglaterra, o balanço será sempre positivo. Mas que os ingleses estão ao nosso alcance, isso estão…

NOTA: Foto tirada do site da FIFA.

E Agora... Algo Completamente Diferente!!

Esta época, o Sporting sagrou-se campeão nacional de juniores, juvenis e iniciados. Olé Olé!

domingo, junho 25, 2006

Acto de cultura


Portugal 1, Inglaterra 1, em 2004.
Benfica 3, Sporting 3, em 2005.
Portugal 1, Holanda 0, em 2006.
Qualquer um destes jogos ultrapassa o futebol. São verdadeiros actos de cultura, gestas de heroicidade, hinos de trabalho em equipa. Sofrimento, esforço, alegria intensa, desânimo, raiva, ódio, furor, espectáculo, arte! Que belos enredos estes jogos deram! Que felicidade termos tido a possibilidade de partilhar estes momentos homéricos - golos, expulsões, gritos, dor... e no fim, uma subida ao Olimpo.
São jogos que recordarei e que partilharei com o meu filho, com os meus netos, daqui a 30, 40 anos. Eu vi. Ao vivo. E sinto-me mais completo por isso.

sábado, junho 24, 2006

Depois não venham cá dizer...

Amanhã, Portugal defronta a Holanda nos oitavos-de-final do Campeonato do Mundo. Scolari será uma besta se Portugal for eliminado. Se for qualificado, não será nada de especial até poder voltar a ser um anormal se for eliminado nos quartos-de-final. E assim por diante, meias-finais e final.
Apesar de não concordar 100% com as opções dele (a única explicação que consigo encontrar na convocatória de Ricardo Costa é a que referi e que tem a ver com ligações ilegítimas com o empresário Jorge Mendes) , considero que Scolari é, foi e tem sido o melhor seleccionador de Portugal. Desde sempre. Mesmo que perca amanhã.
O que ele conseguiu: vice-campeão europeu e uma qualificação tranquila para um Mundial, acrescida de uma primeira fase sem manchas. É, aliás, apenas a segunda vez que Portugal se qualifica na primeira fase de um Mundial e a primeira foi há 40 anos!
Sendo o futebol um desporto e não uma ciência exacta, a aleatoriedade faz obviamente parte do jogo; há quem diga que a participação de um treinador nos resultados é ínfima. Eu considero que incide sobretudo na preparação psicológica dos jogadores - o "querer" de que falava Lucky Luke aqui no RdJ há uns meses atrás. O "querer" e a auto-confiança. O argentino Maxi Rodriguez só marcou aquele golaço, há duas horas atrás, porque estava confiante. E quem lhe transmitiu a confiança terá sido, essencialmente, o seu treinador.
«Depois não venham cá dizer» foi a expressão utilizada por um nadador olímpico português qualquer nos Jogos de Atenas, em 2004. Queixava-se a criatura que, pelo facto de ter de falar com os jornalistas, tinha apanhado um bocado de sol e de calor, portanto... a probabilidade de ter maus resultados na prova era alta. E acertou na previsão - de facto, a sua prestação foi mesmo abaixo de cão. Foi pelo calor? Não o creio... terá sido a falta de confiança que o fez preparar uma desculpa. E mesmo assim, só se lembrou de tamanha parvoíce.
«Depois não venham cá dizer» não será o que alguém da selecção se lembraria de afirmar nas vésperas de um jogo importante. Porque, em vez de estarem a antecipar desculpas para a derrota, estão a preparar a vitória. E é por isso que - mesmo que percam amanhã - digo que gostaria que Scolari continue a ser o seleccionador de Portugal por muitos e bons.

sexta-feira, junho 23, 2006

Um ola de Berlim

O tempo e curto, a festa e rija e os acentos sao desconhecidos por aqui, na terrae barbarica.
So para enviar um cumprimento a partir de Berlim, capital teutonica, onde o tempo esta lindo e as alemas (e de outras muitas nacionalidades) tambem.
esta malta gosta de nos, portugueses. E ve-los, aos alemaes, japoneses e tantos outros, a envergar a nossa camisola e a apoiarem-nos nos estadios. Esta gira a festa, pa.
Rantas, ja podes depositar as ajudas de custo na minha conta, que a vida aqui e cara.

Do mundial para o RdJ,
Vossos,
Alex, Harpic (que nao esta aqui mas vai ter connosco a Nuremberga para os 1/8 de final) e Ich.

Portugal, Portugal, Portugal...

Como vai o Mundial - Grupos G e H


Já que a Itália não caiu hoje, o Grupo G constitui a última oportunidade deste Mundial para uma desqualificação escandalosa na primeira fase. França joga com o Togo, triste simulacro de selecção. Mesmo que ganhem por 15-0, os frogs poderão ser desqualificados se suiços e coreanos empatarem 2-2. O futebol é um mundo cão...

No Grupo H ainda há um lugar em aberto, que acredito que vá para a Ucrânia.

quinta-feira, junho 22, 2006

O que vimos até agora... (no fim da fase de grupos)

Do que vi até agora:
  • Melhor Equipa: Argentina e Espanha
  • Pior Equipa: Togo
  • Surpresa (+): Equador, Austrália e Gana (dois estreantes e a Austrália no seu segundo Mundial)
  • Surpresa (-): República Checa
  • Equipa "Miss Simpatia": Austrália (joga o jogo pelo jogo, com futebol de ataque e uma vontade indomável de vencer)

Relativamente a Portugal, fizemos o pleno, umas vezes jogando melhor outras nem por isso. Deco é fundamental, Figo está em grande forma e Ronaldo, quando souber tirar vantagem do seu jogo, pode ser uma mais-valia. Maniche e Costinha, cujas convocatórias me manifestei contra, estão a fazer um excelente Mundial. Penso que a única peça que não "combina" bem com esta selecção é o Fernando Meira, mas... o que não tem remédio, remediado está, não é?

Agora, a Holanda. Até agora, fizemos o mínimo exigido. Na minha opinião está traçada a linha para um excelente Mundial - passarmos a Holanda - a partir daí o céu é o limite.

Como vai o Mundial - Grupos E e F

Conto com o Grupo E para me dar uma alegria - a eliminação dos italianos (não gosto de equipas italianas e quando vejo o Iaquinta fico profundamente irritado!). Melhor ainda, duas alegrias - os amaricanos vão também (desde 2002 que não os gramo!). Os jogos começam às 15:00.


No Grupo F luta-se pelo 2º lugar. Voto na Croácia. Gosto muito de ver Prso a jogar. A partir das 20:00.

As selecções destes dois grupos encontram-se nos oitavos-de-final.

Resultados do dia

A selecção B de Portugal venceu hoje o México por 2-1.
A selecção C de Portugal empatou com o Irão por 1-1.

Limpinho

Aí está! Estamos nos oitavos e vamos jogar com a Holanda.
Contra Angola fizémos um jogo suficiente. Contra o Irão um jogo Bom e contra o México um Suficiene +. O que mais me agrada nesta selecção é que mesmo sem jogar bem ganha..e todos nós sabemos de quem é que isso é apanágio...
Vi os dois primeiros jogos de Portugal em Reykjavik na Islândia num italiano que tinha seguramente trinta mesas e tinha ocupadas ...quatro mesmo cinco mesas com pessoas interessadas no mundial...pois é! Aquela malta por lá não liga muito ao chuto na bola mas o que é certo é que no dia da independência da Islândia (17 de Junho) eu é que andei com o cachecol de Portugal a passear por Reykjavik como bom Portuga e só me faltava um arrozinho de feijão, pataniscas e uma toalha aos quadrados para por lá fazer o meu piquenique...mas adiante que aqui fala-se de assuntos sérios!
Portanto...dizíamos nós. Limpinho! E foi mesmo. Figo continua um grande senhor. Deco é o barómetro. Há um Portugal com e sem Deco. Cristiano Ronaldo é a irreverência própria da Juventude. Pauleta um ponta de Lança com a qualidade que há muito não havia no nosso país e Simão condenado a ser um suplente de luxo.
No meio campo Maniche está próximo da melhor forma e Costinha já se viu no jogo contra o Irão que recuperou ritmo de jogo. Petit e Tiago são as opções imediatas e, pelo menos Petit apresenta-se a um nível muito alto. Forte no desarme, certeiro no passe. O rapaz está feito um senhor jogador. Na defesa há dois jogadores de eleição. Miguel e Ricardo Carvalho são considerados por muitos os melhores nas suas posições. Meira é a referência da defesa do Stutgard e um substituto quase tão bom como Jorge Andrade. Nuno Valente é um bom defesa Esquerdo. Acima de tudo não compromete.
Posto isto vem a Holanda. É um jogo de Mata Mata. Em que cada erro se paga caro por isso vamos todos cantar:

QUEREMOS MAIS!!! QUEREMOS MAIS!!!QUEREMOS MAIS!!!
QUEREMOS MUITO MAIS!!!

terça-feira, junho 20, 2006

Como vai o Mundial - Grupos C e D

No Grupo C também já se sabe quem vai aos oitavos. Um dos "Grupos da Morte" não quebrou os favoritos Argentina e Holanda. Esperava-se mais da Costa do Marfim. A Argentina aparece imparável. Messi é um génio e o resultado de 6-0 foi fantástico. Mas grandes entradas na fase de grupos não costumam augurar campeões do Mundo...

O Grupo D também não trouxe grande surpresas - o mais inesperado ainda foi a boa conta que a selecção de Angola deu de si, contra (quase) todas as expectativas. Confesso que esperava que fossem cilindrados tanto por Portugal como pelo México.
A selecção de Portugal parece outra. Irreconhecível perante os exemplos de 2002 e de 1986 (apesar de tudo, as únicas presenças, à excepção dos longínquos magriços de há 40 anos). Mais madura, mais pragmática e mais cínica. Mais adulta. Figo continua a pautar as suas exibições com uma classe galáctica. Ele foi fundamental em todos os 3 golos da selecção, já repararam?
O Grupo C fecha com um magnífico clássico, um Holanda-Argentina, e um C.Marfim-Sérvia apenas para cumprir calendário. Ambos no dia 21 às 20:00.
O Grupo D termina também no dia21 mas às 15:00 - Portugal-México em Gelsenkirchen (bons augúrios) e um Irão-Angola. Creio que para Portugal qualquer resultado pode ser bom, mesmo a derrota - agora que a qualificação foi alcançada, julgo que seria óptimo fugir da Argentina. Como o jogo do Grupo C é mais tarde, esses cálculos não entrarão no jogo dos portugueses. Felizmente.
Dão-se alvíssaras a quem encontrar um grupo de portugueses em Gelsenkirchen - um com nome de pirata espanhol, outro com nome de detergente de retretes e ainda um terceiro que responde por um nome abichanado de evidentes reminiscências dos anos 60. Estarão escoltados por um quarto elemento, uma verdadeira ave de rapina, que não desbunda escrever em blogs.
O vencedor do Grupo C defronta o 2º do D no dia 24 às 20:00, em Leipzig, enquanto que o vencedor do D joga com o 2º do C no dia 25, também às 20:00, em Nuremberga.

Como vai o Mundial - Grupos A e B

No Grupo A, já se conhecem os qualificados para os oitavos, faltando apenas saber quem fica em 1º. Este Grupo está "casado" com o B. Ao contrário da generalidade das opiniões, não considero surpreendente o facto de o Equador se ter sobreposto à Polónia. Não estava à espera que a Alemanha se saísse tão bem, mas a verdade é que tem tido adversários acessíveis.

No Grupo B falta também apenas decidir quem fica à frente. Apesar de matematicamente ser possível a T&T ficar à frente da Suécia, é altamente improvável. Considero que houve apenas uma meia surpresa neste grupo - o empate arrancado pela T&T frente à Suécia.
Hoje às 15:00 fecha-se o Grupo A, com o Equador-Alemanha em Berlim e o inócuo Costa Rica-Polónia em Hanover.
O Grupo B também fecha hoje, mas às 20:00: Suécia-Inglaterra em Colónia e Paraguai-Trinidad e Tobago no estádio do Kaiserslautern.
O vencedor do Grupo A encontrar-se-á com o 2º classificado do Grupo B no dia 24 às 16:00, em Munique. O vencedor do B defronta o segundo do A no dia 25 à mesma hora, em Estugarda.

Como vai o Mundial

O RdJ conta com uma equipa de luxo a acompanhar o Mundial. Harpic, El Ranys e Alex (com Manolo a suplente) constituem uma grande aposta deste blog para posts engraçados sobre o ambiente que se vive na Alemanha e arredores, segredos de bastidores, equipas prováveis, etc.
Infelizmente, esta aposta não tem sido muito bem sucedida, por excessiva irrequietude e manifesta má-vontade destes co-bloggers, que não têm dado quaisquer sinais de vida, apesar de por diversas vezes a gerência do RdJ ter tornado claro que as ajudas de custo devem ser usadas para escrever posts e não para a má vida.

Bom, depois deste parênteses e já que não se pode contar com eles, não resta outra hipótese que não seja discorrer um pouco sobre como este Mundial está a correr. Grupo a grupo.

quarta-feira, junho 14, 2006

O que vimos até agora... (revisto)

Do que vi até agora (ao fim da primeira volta):
  • Melhor Equipa: República Checa/ Espanha
  • Pior Equipa: Trinidad e Tobago
  • Surpresa (+): Suiça e Equador
  • Surpresa (-): Polónia e França

Relativamente a Portugal, é certo que não fizemos uma grande exibição, mas ganhámos e isso é que de facto importa. Temos agora jogo contrao Irão e aí é que veremos se temos arcaboiço para passar, ou não, à fase seguinte.

Oitenta e dois mil e seiscentos e seis...

A pedido de vários co-bloggers aqui do RdJ fiz o meu David sócio do Sporting.
E para informação: consegui de tratar de todo o processo sem me ter deslocado à secretaria do clube. Vamos ao site do Sporting, preenchemos um formulário electrónico e recebemos uma referência MB para pagamento do cartão (14 euros). É necessário também enviar um foto tipo passe, o que também pode ser feito por e-mail. Depois, é só receber o cartão em casa. Funciona e recomendo.

sábado, junho 10, 2006

Antevisão do Mundial

A grande festa já começou. Só vi a segunda parte do Inglaterra-Paraguai. A selecção inglesa foi fraquinha, fraquinha...

Há dias fiz também, como o Harpic, um pequenino exercício, à zandinga, do que poderá ser este Mundial. Deixo-o aqui, para ver se acerto. Esta antevisão constituiu não tanto uma previsão como também o que eu gostaria - tanto Portugal na final como a Itália a sair de cena rapidamente (já no Euro sub-21, a eliminação precoce dos tugas só foi compensada pela não-qualificação dos italianos).

Vamos então às previsões/esperanças:

Grupo A
1º - Alemanha
2º - Equador
Grupo B
1º - Inglaterra
2º - Suécia
Grupo C
1º - Argentina
2º - Holanda
Grupo D
1º - Portugal
2º - México
Grupo E
1º - Rep. Checa
2º - EUA
Grupo F
1º - Brasil
2º - Croácia
Grupo G
1º - França
2º - Coreia
Grupo H
1º - Espanha
2º - Ucrânia

Os "grupos da morte" são o C e o E. Os grupos onde dificilmente ocorrerão surpresas: A, D, F, H. No B e no G podem surgir algumas surpresas. Neste Mundial, não aposto em nenhuma equipa africana.
Portugal é capaz do melhor e do pior. O fundamental é a qualificação e fugir da Argentina!

Oitavos de final
Alemanha- Suécia
Argentina-México
Inglaterra-Equador
Rep. Checa-Croácia
França-Ucrânia
Brasil-EUA
Espanha-Coreia
Portugal-Holanda (já aconteceu há 2 anos...)

Quartos de final
Argentina-Suécia
Rep.Checa-Ucrânia
Brasil-Espanha
Inglaterra-Portugal (já aconteceu há 2 anos. Liverpool, Manchester Utd, M'boro, Newcastle também caíram...)

Meias finais
Argentina
-Rep.Checa
Portugal-Brasil (com cumprimentos do Scolari e do Deco!))

Final
Argentina-Portugal (era bonito, não era?)

O sonho começa amanhã, com Angola. Vai ser um jogo muito sofrido. A selecção tem de encarar a partida com a cabeça fria, caso contrário teremos (mais) um pesadelo. Cristiano Ronaldo, tem calma!

sexta-feira, junho 09, 2006

Declaração de princípios (em tempo de mundial)

Começou hoje

No próximo domingo, Angola - Portugal.
Eu só vou para a Alemanha na próxima semana, a tempo de ver o Portugal - Irão.
Vou ainda assistir, na fantástica companhia do Alex e do Harpic (se os alemães não se armarem em parvos por causa da identificação dos bilhetes, que são nominais), ao jogo com o México e, se tudo correr bem, aos 1/8 de final, com a Holanda ou Argentina. Depois, regresso à lusitânia e passo a sofrer (gostava de) à frente da TV. Era tão bonito que os rapazes trouxessem o Caneco...
PORTUGAL
(Se as cores estiverem mal, façam favor de desculpar, mas sou daltónico).

E aí está...

NOTA: Foto "sacada" do www.publico.clix.pt/mundial2006/


Hoje é o primeiro dia do resto das nossas vidas. Espero que a selecção possa fazer aquilo que não fez no último mundial. Não espero a vitória, espero uma presença digna que nos encha de orgulho. Que eu possa dizer ao meu David que ele nasceu no ano do mundial, aquele em que Portugal…

Uma nota final: tenho uma visão bastante clara do que se passou até aqui na nossa selecção: a convocatória, o seleccionador, o local e os jogos de preparação e o ambiente que se tem vivido à volta da selecção. Vou fazer os meus comentários no final do mundial. Independentemente do nosso desempenho.

Força Portugal!

WORLD CUP

Estamos em vésperas de mais um Campeonato do Mundo de Futebol. Talvez como nunca partimos cheios de esperança de obter uma grande classificação e até há quem nos considere entre os favoritos.
Vice campeões da Europa temos um estatuto como nunca tivemos.
Depois dos jogos de preparação assalta-me uma questão : estamos preparados para uma desilusão ?
A convocatória de Scolari gerou muita polémica, houve muita gente que chegou a dizer que esta não é a sua selecção ! Se não é esta, qual é ? A do Brasil ? Há jogadores que na minha opinião deviam estar entre os 23 : Vitor Baía, Quaresma, João Tomás. Não entendo a chamada de Postiga, Ricardo Costa e Hugo Viana. Mas é evidente que Scolari é o responsável e legitimamente escolhe quem acha que defende melhor a equipa. Depois da escolha feita não adianta pensar mais nisso. São estes e ... Força Portugal.
Mas dizia eu que os jogos de preparação fazem-me recear o pior. Vi vedetismo e individualismo a mais. Além disso não me parece que os adversários sejam os ideais. Cabo Verde e Luxemburgo ? Mas estamos a preparar o quê ?
O jogo com Angola vai ser o mais difícil. Além de ser o primeiro há um ambiente emocional que pode ser bastante prejudicial. Na minha opinião esse primeiro jogo vai determinar o resto do Campeonato.
O Irão será sempre um jogo complicado. Se viermos de uma vitória sobre Angola, poderá ser menos complicado, mas nunca será uma pera doce. Existe também um ambiente muito especial com o Irão pois este representa um povo, uma religião que todos sabemos as razões políticas que tornam este jogo tão especial. E depois o México, o cabeça de grupo, em teoria o jogo mais difícil foi finalista da última Copa América. Esperemos que seja o jogo para discutir o primeiro lugar do grupo, doutra forma...
Assim, desengane-se quem acha que a passagem aos oitavos de final sejam favas contadas. Julgo que temos a melhor equipa do grupo, mas só se lutarmos muito, jogarmos em equipa, tivermos um grande espirito. Cristiano Ronaldo pode ser o nosso joker se tiver a cabeça fria e jogar para o colectivo. Se assim for, e se a equipa for certinha, os oitavos de final não nos escapam. É o mínimo que podemos exigir. Caso não nos qualifiquemos, Scolari será empalado. A partir dos oitavos tudo pode acontecer. Se ficarmos por aí, digamos que é o normal. Se passarmos aos quartos já considero uma campanha positiva.
A verdade é que Portugal apenas vai na sua quarta presença e apenas uma vez passou da primeira fase... E basta ver o palmarés das outras selecções, excluindo os grandes – Brasil, Alemanha, Itália, Argentina, Inglaterra e França (os Campeões Mundiais presentes)- para pormos os pés bem assentes na terra : Holanda 2 vezes finalista, Republica Checa 2 vezes finalista ,Suécia 1 vez finalista, Polónia 2 terceiros lugar ! Apenas a Espanha, embora com muito mais presenças, apenas conseguiu um 4º lugar. Selecções como a Croácia tem, como nós um terceiro lugar e a Sérvia tem dois terceiros lugar. Portanto, atenção, não somos os favoritos !

Desejo que a selecção nos deslumbre, embora, na minha opinião a nossa melhor selecção recente foi a do Euro 2000 do Humberto Coelho. A selecção do Scolari, mesmo chegando à final do Europeu... não me encheu as medidas !
O meu onze : Ricardo, Miguel, R. Carvalho, F. Meira e Nuno Valente; Costinha; Tiago e Deco; Figo e Cristiano Ronaldo; Pauleta. Sejam bravos.

Para os verdadeiros amantes de futebol a hora é de ansiedade. A expectativa cresce enquanto a bola não rola. O maior espectáculo do mundo vai começar. Quem vencerá ? O Brasil está obrigado a vencer, tem os maiores craques, foi às últimas três finais e é o Campeão. Além disso tem o melhor jopgador do mundo ! Como aguentar a pressão de ter que ser Campeão do Mundo ? Eu não acredito no Hexa. Alemanha é a segunda favorita apenas porque joga em casa. Depois ... O meu palpite é a Inglaterra.
E as estrelas ? Quem serão as grandes estrelas? Ronaldinho, Henry, Rooney, Totti, Messi, Cristiano Ronaldo, Ballack... E vamos assistir ao adeus de Mundiais de grandes jogadores : Figo, Zidane, Roberto Carlos, Emerson ...

Sorte daqueles que como eu, poderão acompanhar a par e passo este grande espectáculo. Estarei na Alemanha a vibrar com a nossa selecção e a curtir este ambiente único.

I love this game.
Saúdinha

quinta-feira, junho 08, 2006

Coincidencias lindas

Acabei de fazer uma pequena simulacao sobre o evoluir do Campeonato do Mundo e o persurso de Portugal seria:

1/8 Final: Portugal - Holanda
1/4 Final: Portugal - Inglaterra
1/2 Final: Portugal - Espanha
Final : Portugal - Brasil

Havia lá coisa má linda!

PS: Para os mais distraidos é notar que até à final os adversários seriam os mesmos que Portugal defrontou nos tres ultimos jogos do Europeu antes de chegar à final, só que em ordem inversa.... ele há coisas hem!

quinta-feira, junho 01, 2006

Paixão!

Fiz a minha viagem pelos blogs costumeiros e li um artigo sobre as colecções da Panini de futebol. Todos nós fazíamos colecções dos cromos! O Carlos Manuel e o Nené do Euro 84, o México 86 com o promissor Futre que jogou de início contra Marrocos porque Portugal ia ter uma táctica ofensiva e era preciso ganhar... 3-1 para Marrocos. Foram a primeira equipa africana a passar a primeira fase de um mundial! Enfim, outras histórias...mas o que é que leva um homem adulto, racional, de seu pleno juízo a voltar a fazer uma colecção de gaijos feios como o Petit que a única coisa que fazem é ...dar uns pontapés na redondinha?
Só pode ser o mesmo motivo que leva o mesmo adulto (racional?) a ficar horas numa fila para comprar bilhetes para um Benfica-Liverpool, ou que me levou (sim, estamos a falar de mim) a estar horas à chapa do sol para ver o Benfica - Porto da final da Taça de há dois anos, ou que, no último jogo de qualificação para o Euro 96 Portugal - Rep Irlanda, me fez ficar encharcado até aos ossos para ver Figo, Rui Costa, João Pinto, Paulo Sousa, Fernando Couto e companhia pisarem o mesmo relvado com um primeiro golo extraordinário do maestro que agora regressa aos nossos relvados e darem três!!
Meus amigos, não sei o que é, mas deve ser a mesma coisa...