sábado, março 31, 2007

É AGORA OU NUNCA!


Daqui a pouco mais de 24 horas saberemos o resultado do Benfica-Porto. O Campeão da mais emocionante Liga dos últimos anos estará mais perto de ser encontrado. Não digo que seja um jogo decisivo, mas quem ganhar, se houver um vencedor, ganhará um ânimo e uma motivação difícil de bater.
Há uns meses, no fim da 1ª volta, quando o Benfica estava a 9 pontos de distância do Porto, os benfiquistas sonhavam numa 2ª volta fantástica e que neste jogo, contra o FCP, pudessem discutir a liderança. O sonho tornou-se realidade! Estamos a uns míseros 90 minutos de passar para a frente e corrermos para o título. Um jogo! Basta ganhar um jogo!
E estarão 65 000 nas bancadas a empurrarem a equipa para a vitória. Estarão milhões espalhados pelos cinco continentes a ansiarem por esta vitória.
Não podemos desperdiçar esta oportunidade. Não vamos deixar fugir este momento.
Vamos ganhar! Vamos ganhar convincentemente. Vamos ser melhores. Vamos mostrar a força, a alma, o querer, a mística do Glorioso. É agora a altura. Não vai haver outra.
Temos que derrotar o Porto para podermos pensar no jogo de Barcelona.
Que a Deusa esteja connosco.
Saudinha!

quinta-feira, março 29, 2007

Primeiro a Seleccção depois o Dérbi




A selecção esteve bem. Empatar na Sérvia por 1-1 não é um mau resultado. Principalmente tendo em conta que a Finlândia perdeu.
Na selecção Ronaldo é de facto fantástico. Os arranques, passes, remates simplesmente fenomenal. O amarelo foi infantil. Tiago fez a exibição que lhe faltava na selecção e Petit foi o pêndulo do meio campo. Bom jogo do meio campo português...sim, sim o Moutinho também jogou muito bem!

Bom, agora o Dérbi!

Já o escrevi antes que este jogo me parece ser o jogo do título. Logo as hordas de sportinguistas vieram reinvindicar um lugar na luta pelo ceptro de campeão dizendo que ainda vão à luz e nessa altura a nossa sorte será o Luisão ainda estar lesionado ou então o Liedson repetir a brincadeira do jogo anterior ao dragão para não jogar... De facto, o Sporting ainda está na corrida graças à vitória no Dragão, mas o jogo da luz com o Porto poderá ter um carácter mais definitivo.
O Benfica apresenta-se sem Quim, Luisão e Nuno Assis. Rui costa está de volta mas tem cinco dias de treinos. Não me parece que já tenha ritmo de jogo para fazer os 90 minutos.
No meio campo Petit, Karagounis e Katsouranis apresentam-se com 180 minutos nas pernas numa semana e serão titulares. Se isso vai ter reflexos no seu desempenho? No dia do jogo se verá. Simão só jogou hoje e certamente estará ao seu melhor nível. No ataque talvez Nuno Gomes descanse em virtude dos tais 180 minutos e joguem Derlei e Miccoli. A ver.
Na defesa Moretto, Nélson , Anderson, David Luiz e Léo serão os escolhidos.
Aqui estará o possível calcanhar de aquiles do Benfica. Nélson, é sabido, é um lateral muito bom a atacar e mediano a defender. Com Quaresma pela frente vamos ter um Petit atento a Quaresma dobrando os avanços de Nélson ou um lateral defensivo? A ver. Eu iria pela primeira hipótese.

No meio campo Katsouranis casa com Lucho e Karagounis terá espaço para fazer jogar. Simão terá que procurar o lado esquerdo da defesa portista para causar mossa a Fucille que não me parece ter o ritmo necessário para o nosso Capitão.
Certo, certo é que será um grande jogo. Daqueles de tripla.

Esperemos que seja um grande espectáculo!

Etiquetas:

domingo, março 25, 2007

Estes gajos merecem um post!

A primeira equipa amadora a ser apurada para um mundial. É do caraças!

Esta é que é a geração de ouro!

Uma equipa onde pontificam jogadores como Ronaldo e Quaresma, ontem bem coadjuvados por Moutinho e Tiago. O golo de Quaresma... esse fica nos compêndios de futebol. Que G-O-L-O!

quinta-feira, março 22, 2007

Equipa Nacional, o nosso orgulho


Portugal tem uma grande equipa de futebol. Não significa que ganhe os jogos todos mas é hoje respeitada e temida por todo o mundo. Com Scolari no comando chegámos longe nas grandes competições e não falhámos nenhuma qualificação lutando sempre ombro a ombro entre os melhores.

E, além disso, tem uma continuidade numa renovação que entusiasma. Ricardo na baliza é hoje, sem discussão, o nº 1 nacional. Durante esta temporada ultrapassou todos os problemas e está sólido, seguro e tranquilo. Na defesa, dois centrais inteligentes rápidos e quase inultrapassáveis, R. Carvalho e J. Andrade. Na direita lateral Miguel, veloz e raçudo dá profundidade extra. No lado contrário o lugar não é certo; Paulo Ferreira ou Caneira. O leão tem uma experiência que lhe permite fazer a posição sem erros e apoir bem o ataque, o jogador do Chelsea também adiciona valor à equipa.. No miolo serão Petit, o cão de guarda, incansável, e Tiago, espero que a alto ritmo, para libertarem Viana (ainda não conseguiu provar) e sobretudo Cristiano Ronaldo e Quaresma (será?) que serão as nossas gazuas, a pôr a cabeça a andar “à roda” aos sisudos belgas que nunca perderam connosco (a sério). A surpresa está reservada para o eixo do ataque: se a equipa jogar para Hugo Almeida podemos ter o sucessor (que andamos à procura) para Pauleta. Avançado forte e com instinto para golo. Opções muito válidas temos Meira, os nossos Moutinho e Nani e Nuno Gomes (mal no último jogo, na Amadora). Falta Simão que estará pronto na Sérvia.

O nosso grupo está difícil. Finlândia a dominar, Polónia e Sérvia na perseguição e depois nós e a Bélgica, ainda tudo perto quando se atinge cerca de metade da competição. A jornada dupla é de importância decisiva. O Estádio de Alvalade tem sido talismã: 3 vitórias (7-1 à Rússia, o decisivo jogo contra a Espanha e a meia-final frente à Holanda no Euro 2004). Lá estarei para puxar pela nossa equipa. Com o orgulho extra de verificar que cada vez mais as equipas nacionais vão beber à formação sportinguista, uma das melhores escolas de futebol a nível mundial. Sabe bem poder afirmar isto, com a convicção de ser verdade.

terça-feira, março 20, 2007

Água para a fervura

Vou postar aqui esta torneira (e foi a torneira porque não me apeteceu desenhar e fazer scan a uma bandeira presa a um arco) para deitar um pouco de água para a fervura, porque isto parece que está tudo em ebulição, vem agora uma semanita sem bola para o pessoal acalmar e já voltamos a ligar o lume, ou não fosse isto continuar lá no tal “inferno da luz” por isso deve haver lá lume… mas vamos com calma que ainda há muito jogo para se jogar.
O Porto perdeu mais um jogo em casa, ou então como diz o Dias Ferreira (in O Dia Seguinte, Sic Noticias) ”não foi o porto que perdeu foi o Sporting que ganhou”, é melhor mesmo por as coisas como elas são senão o homem dá-lhe um dos seus acessos de fúria e ainda vem por aí para bater em alguém, como ia dizendo o Sporting ganhou, fez um grande jogo no Dragão, teve mais vontade de ganhar, mostrou mais garra e por isso venceu, o factor casa entre “os grandes” parece que cada vez mais perde valor.
Poderia agora dissertar e discordar, que discordo, da táctica do Jesualdo mas, no fim e depois de tanto alarido do castigo, parece-me que fez mais falta o Lisandro ao Porto do que o Liedson ao Sporting, não é isto justifica a derrota porque o que se viu foi que o Sporting foi melhor neste jogo e por isso mereceu ganhar, mas lá que fez falta não tenho dúvidas.
Já ontem o Benfica também ganhou ficando agora um ponto apenas atrás do Porto e agora aguarda-se na expectativa para a visita do Porto ao estádio da luz para ver oo que ainda vai dar esta Liga.

A Puta da Loucura!!


Desculpem lá o título que eu sei que este é um blog para gente civilizada mas depois do golo do Tello no domingo só um golo como o do Petit é que me fazia saltar como este fez! Que golo! Com um pouco de sorte, é certo, mas já são três golos em três jogos do médio benfiquista a confirmar o seu grande momento.

Agora estamos a um ponto do Porto e o jogo da Luz vai ser, sem dúvida, o jogo do título. Estou convencido de que quem sair vencedor do jogo da próxima jornada será o futuro campeão nacional. Agora todos os caminhos vão dar à Luz!!

Para os que defendiam que o plantel Benfiquista era curto vejam bem, Luisão lesionado, Rui Costa lesionado, Nuno Assis castigado, Katsouranis castigado. Mesmo assim um grande jogo, uma belíssima vitória e um meio campo de luxo! Mai nada!

Etiquetas:

domingo, março 18, 2007

The man of the hour!

Quem o vê agora até diz que ele é bom jogador. Depois de anos de travessia no deserto, Tello tem vindo a afirmar-se com Paulo Bento. E a verdade é que jogou muito bem ontem, tal como Polga e Nani (a partir a loiça toda, como nos "velhos" tempos). Mas também gostei do Veloso, do Ricardo e do Moutinho. Quanto ao jogo, fizémos a melhor exibição da época, muito personalizada e cheia de garra.
Continuamos ainda muito longe do título. Partindo do pressuposto que o Benfica ganha, vou torcer pelo empate entre o Benfica e o Porto. Caso o Benfica não ganhe amanhã, aí vou torcer pelo Benfica (conta o Porto). Calor está, que estas contas só fazem sentido se o Sporting ganhar ao Beira-Mar.

Deixem-nos sonhar...




O leão entrava no Dragão com a espada sob o pescoço. Consequência dos maus resultados (empates em Leiria, na recepção ao Aves!! com o Paços, e mesmo no Bessa) que nos deixaram o título longe como uma miragem. A vitória contra o FC Porto seria a única forma de ainda manter viva a esperança… e, contra todas as expectativas, impusemos a grande personalidade de uma equipa, ainda em crescimento, e arrancámos os valiosos 3 pontos, no Dragão! Há dez anos que não o conseguíamos. Obrigado, mister Paulo Bento, não só por acreditar, mas também por demonstrar que vale a pena fazer bem aquilo que deve ser bem feito, mesmo quando as coisas não correm bem, manter-se fiel aos rumos traçados. Só assim se formam as grandes equipas. E nós, a massa associativa, estamos orgulhosos do nosso Clube, mesmo que, por vezes, a tristeza e a indignação (!?) nos faça pôr tudo em causa.

Disse que tinha confiança total no jogo que o Sporting iria fazer ao Dragão. Isso não significa que tivesse quaisquer certezas na vitória. Porque vejo o futebol, sobretudo como um jogo, e sei que muitas vezes a bola entrar ou não entrar é fruto, exactamente desse sortilégio chamado “sorte do jogo”. Mas, tenho a convicção, que ao longo das 30 jornadas da Liga as equipas merecem a “sorte” que têm.

O Sporting é, de longe, a equipa com melhores resultados nos jogos fora. Sem derrotas fora de Alvalade num record de 20 jogos, apenas 5 golos sofridos (e destes, 3 em Aveiro, num jogo “do outro mundo”) apetece perguntar, o porquê dos piores resultados em casa? Tenho para mim, e venho expressando isso mesmo, que parte da causa reside na intranquilidade que passa das bancadas para a equipa. Isso pode ser alterado. Para tanto é necessário apoiar sempre o nosso clube. Não só nos bons momentos (fácil) mas sobretudo quando os nossos jovens talentos mais necessitam.

A 1ª parte foi brilhante. Rapidamente ganhamos o meio campo e a posse de bola, e os ataques sucederam-se. A equipa portou-se com uma tranquilidade e personalidade que emudeceu o Dragão. Nani, o regressado puro-sangue espalhou magia, nas suas mudanças de velocidade, nas tabelas com Yannick, nos cruzamentos. Veloso é já, quanto a mim, um jogador de Selecção. Polga, simplesmente intransponível. Houve oportunidades de golo, de parte a parte, o jogo não foi de “empatas” e com isso ganhou o futebol. Esteve ao gosto de Miguel Sousa Tavares? Fomos a tal equipa que procura, sem nunca desorganizar o aspecto defensivo, sempre “assumir a iniciativa do jogo”, à procura do golo, à procura do resultado. Apoio completamente a manutenção de Paulo Bento (por muitos e bons anos); continue a haver coragem da Administração para assim se ir construindo uma equipa que nos permita “ser iguais aos melhores da Europa”.

Ao intervalo, o empate a zero sabia-nos a pouco. Mas na 2ª parte o Porto foi mais ameaçador, obrigando-nos a defender e a procurar os contra-ataques. O golo demorou a aparecer, mas, finalmente, a 15’ do final, Tello de forma absolutamente exemplar (a lembrar o pé esquerdo de Maradona) envia a bola para a “gaveta” no ângulo superior direito da baliza de Helton. O guarda-redes portista tinha sido já posto à prova e defendido bem e ainda viria a ser, mais tarde quando evitou o 0-2, com uma defesa “impossível”, embatendo ainda a bola na trave. Este valioso golo, decisivo, obtido em lance de bola parada, fez a diferença. Só a vitória nos servia. A dificuldade do jogo foi máxima. E este golo permitiu-nos continuar a sonhar, mesmo depois de tantos pontos ingloriamente perdidos. Graças ao pé esquerdo de Tello. Moutinho não se destacou como habitualmente (de fora no próximo jogo, quando regressa Liedson) e Ricardo merece uma palavra: está numa forma e com uma segurança que faz esquecer como memória longínqua a fase de desnorte porque passou. Penso que o Porto não jogou mal, teve Quaresma em grande, mas teve que aceitar a superioridade leonina.

Para ser campeão o Sporting depende de resultados das outras equipas. A questão é: ganhando todos os jogos que nos restam (em casa jogos “fáceis”, Beira-Mar, Marítimo, Naval, Setúbal e Belenenses – último jogo - e fora Braga, Benfica e Académica), seremos campeões? A resposta é impossível de ser respondida agora. O que se pede é não desistam pois ainda podemos ter a alegria maior de conseguir,… a dobradinha. E a equipa está em crescendo de forma desde o jogo com o Nacional, com a excepção da paupérrima 1ª parte com o Aves. Deixem-nos sonhar…

sábado, março 17, 2007

Continuamos na luta!

Fóculporto 0
Sporting 1

Maior Clube do Mundo

Hoje é um daqueles dias em que somos o maior clube do mundo. Temos mais adeptos que o Benfica. Hoje, somos 9 milhões!
Bom, se calhar não somos 9 milhões. Ouvi dizer que há para aí uns sportinguistas que hoje viraram portistas.

sexta-feira, março 16, 2007

Jogo do título, ... para o Sporting

Fizemos uma maravilhosa 1ª parte contra o Estrela. Todos, mesmo os não-sportinguistas vimos isso. Estou simplesmente a falar de futebol e não de resultado. Que era demasiado escasso ao intervalo. Mas, por fim, Moutinho no seu 100º jogo lá "desenguiçou" e marcou o seu primeiro golão da temporada. Antes já Romagnoli, uma vez de pé esquerdo e outra de pé direito, acertou duas vezes nos postes contrários, e o inimitável Bueno perdeu o golo Escandalosamente, tinham, de novo, perdido aquilo que realmente, unicamente conta em futebol: golos que constroem o resultado. À memória vinham empates, que nos tiraram tantos pontos que agora nos faltam.

Show de Yannick (ou Djaló?) na abertura do 2º acto. Ao estilo liedsoniano, chega ao 3-0. Brilhante tinha sido também Veloso a guardar e Polga, actualmente a ultrapassar Pepe como o melhor central a jogar, hoje. Acreditava poder ser batido o record (6-2) mas o Sporting, de barriga cheia, e o Estrela incomodado lutou bravamente pelo golo, transformou o jogo da equipa leonino que teve que defender. Lá diz o mister (já "copiado"): Não podemos dominar sempre, nos 90'. Mas esperava mais neste período. O golo de honra é uma dádiva bem aproveitada, de Tonel, que se lesionava com gravidade (5 semanas) devido a Moses. Mais um apontamento positivo de Pereirinha e também Abel. Regresso de Tello, vai melhorar.

Amanhã no Dragão. Caneira a central, Veloso médio defensivo, Yannick no lugar de Liedson. É garantido que vamos lutar pela vitória. E está ao nosso alcance. Mas todos os resultados são possíveis, e muitas vezes a diferença entre o ganhar e o perder é tão curta. Não podemos falhar, o jogo só é decisivo para nós. A distãncia pode ficar a 6 e a seguir jogam entre eles. Mas "eles" fazem outras contas. Sporting, total confiança.

domingo, março 11, 2007

Assim sim!!!

Não foi só porque ganhámos. Foi pelo que jogámos. Pela postura e pela determinação. Gostei especialmente de Romagnoli e Nani, embora seja também justo mencionar Polga, Moutinho e Djaló. Relativamente ao argentino, foi o primeiro jogo em que esteve realmente acima da média. Quanto a Nani, expiou os seus pecados e parece ter feito a reconciliação com a massa associativa.
O jogo de ontem foi a confirmação da exibição de Leiria, talvez o jogo em que mais satisfeito fiquei com a equipa: jogámos quase sempre com dez, mas fomos os únicos a querer ganhar o jogo. E tivémos bastantes ocasiões para isso.

No próximo sábado, um jogo complicado no Porto. Sinceramente não acredito no título, mas podemos ainda repetir o segundo lugar do ano passado. Para tal, temos de manter a postura dos últimos jogos.

sexta-feira, março 09, 2007

Jornada Europeia

Ainda vou a tempo de falar da jornada europeia?

O Benfica foi a Paris mostrar o melhor e o pior de si próprio. Um reflexo da equipa durante a época actual. Primeiros 35 mins demolidores cheios de personalidade e confiança premiados com um golo de Simão.
Após a lesão do Luisão, já muito se escreveu sobre o assunto, entrou David Luiz para o seu lugar e nesses 10 minutos consentimos dois golos infantis. Com algum azar mas infantis. Esses golos ditaram o resultado final de 2-1 para o PSG com que se aborda o jogo em Lisboa.
Ora o Benfica teve azar. Muito azar nesta deslocação a Lisboa. Primeiro a indisposição à última hora de Katsouranis, a lesão de Luisão e a lesão de João Coimbra obrigaram as substuições.
Enfim, no meio de tanto azar o Benfica sai com uma derrota por 2-1 e perspectivas motivantes para a segunda partida. Do jogo de Paris há várias ilações a tirar:
A primeira é que David Luiz é um jogador de grande qualidade e com elevado potencial. Rápido no desarme, bom de pés, bom jogo de cabeça e que teve um início com algum nervosismo à mistura. Caramba o garoto tem 19 anos vem da terceira divisão brasileira e lançam-no à força num jogo da UEFA? De quem é a culpa daqueles dez minutos? Sem dúvida, do treinador. O Luisão esteve lesionado a semana toda e o Anderson e o David Luiz não sabiam como jogar juntos? Um na direita e outro na esquerda? Impossível de admitir numa equipa de alta competição! Porque é que o David Luiz só agora se estreou? O rapaz é bom! É muito bom até me atrevo a escrever! Quando eu vi aqueles dez minutos finais da primeira parte pensei que ainda não o tinham colocado a jogar porque ele era tão fraquinho que até era preferível colocar um médio a jogar na posição dele....mas afinal não! O jovem fez uma segunda parte de grande classe.
Aqueles dez minutos são da exclusiva responsabilidade da incompetência do treinador.
A segunda conclusão é que Fernando Santos é um treinador mediano. Com qualidade como é óbvio mas que não consegue tirar o devido rendimento da equipa que tem à sua disposição. Servirá para o Benfica? O tempo o dirá mas neste momento a balança não pende para o lado dele.
A terceira é que o Benfica, ao contrário do que se diz e escreve por aí, tem um plantel em qualidade e quantidade. Vejamos...Rui Costa e Nuno Assis estão impedidos de jogar por motivos diferentes. Juntamos a estes Katsouranis e Luisão à última da hora, ainda assim o Benfica apresenta um meio campo com Karagounis, Petit e Simão. Miccoli e Derlei no ataque. No banco estavam Nuno Gomes, Mantorras e Miguelito. Elucidativo.

Reforço. A qualidade impera no plantel Benfiquista e só uma infantilidade na liderança impediu os benfiquistas parisienses de festejar uma vitória onde mais desejavam.

Termino onde comecei. Paris foi um espelho da época Benfiquista. Uma equipa capaz do melhor e do pior. Daqui para a frente espero o melhor de uma equipa que é capaz de encantar.

P.S. - O Benfica aprovou um empréstimo obrigacionista no valor de 20 milhões de Euros.

P.S.2 - A lista dos ordenados do Sporting saiu e é curioso verificar que do plantel todo do Sporting só 1 jogador teria lugar no 11 do Benfica de caras. Ricardo. O oposto? Bom, deixo-vos esse exercício.

Etiquetas:

Contas de mercearia (conselhos de borla)

A divulgação dos salários do plantel do Sporting não encerra em si nenhuma grave novidade. Em qualquer empresa, de qualquer sector, existem diferenças salariais entre trabalhadores e esse facto deve ser por demais sabido e aceite por todos os jogadores do Sporting.
O que já me causa alguma “espécie” é o valor pago por alguns jogadores, tendo em conta o seu rendimento desportivo (no calão económico, a sua produtividade).
Por isso, vou dar de borla uma ajuda aos gestores sportinguistas que, se quiserem aplicar as medidas sugeridas na próxima época, ainda… poupam dinheiro e promovem a produtividade e satisfação dos “trabalhadores”.
Comecemos por quatro casos evidentes: Bueno, Caneira, Paredes e Alecsandro são quatro dos jogadores mais bem pagos do plantel. Juntos, auferem por mês 247 mil euros.
Imaginemos que, no próximo ano, recebem “guia de marcha”. Bueno é substituído por Silvestre Varela e Caneira por André Marques (quanto à substituição de Paredes e Alecsandro, voltaremos ao assunto, no capítulo “contratações”).
Depois, surge outro lote de quatro jogadores: Romagnoli, Farnerud, Carlos Martins e João Alves. Juntos, ganham 165 mil euros por mês. 165+247 dá 412 mil euros em salários mensais.
Se, a este valor, juntarmos o que ainda é pago pelo Sporting (?) a Pinilla (30 mil), Luís Loureiro (25 mil) e Wender (6 mil), e tendo em conta que a folha salarial mensal do Sporting é, no total, de 1 005 mil euros (1 milhão e 5 mil), concluímos que, com todos os jogadores de que já falámos, o Sporting gasta quase metade do que paga ao seu plantel, todos os meses, em salários (412+30+25+6=473 mil euros).
Por mim, todos os jogadores de que falei são dispensáveis.
E o que se faz com os 473 mil euros que já poupei ao Sporting?
Investe-se, obviamente, no plantel, revendo contratos actuais e indo buscar outros jogadores.

Já o disse atrás: o “lote de ouro” de jogadores do Sporting é constituído por Liedson (110 mil/mês), Moutinho (32), Polga (54) e Ricardo (75). Acho, portanto, que o mínimo de justiça obriga a elevar os salários de Polga e Moutinho ao nível de Ricardo, com o respectivo prolongamento do vínculo contratual e aumento substancial da cláusula de rescisão. Face aos actuais salários, esta medida obrigaria o Sporting a gastar mais 43 mil euros por mês com Moutinho e 21 mil com Polga.
Se, à poupança de 473 mil euros, subtrairmos 43+21, sobram ainda 430 mil.
Surgem, depois, os jogadores que entendo que se devem manter no plantel, aproveitando-se para prolongar vínculos e corrigir algumas injustiças.
Comecemos pelos jogadores que têm vencimentos que me parecem adequados (são titulares pontualmente ou jovens em início de carreira com algo mais a provar). Abel (30 mil), Custódio (26 mil), Tello (25), Miguel Veloso (20), Djaló (20) e Miguel Garcia (17).
Deste lote, Miguel Veloso e Djaló renovaram recentemente até 2013. Ganham 20 mil euros, o que não está mal.
Depois, Custódio e Tello que, na minha opinião, deviam ganhar tanto como Abel (30), o que acresceria 9 mil euros à folha de custos.
Tonel (24 mil) e Nani (12 mil), titulares frequentes, devem ganhar um pouco mais do que isso, avançando para um patamar de 45 mil euros.
Somando as diferenças que os novos salários destes jogadores implicariam, ficamos com gastos 54 mil euros superiores que, somados aos anteriores 9 mil, dão mais 63 mil euros para a folha salarial. Abatendo este valor à poupança que ainda resiste, teremos 430 mil euros – 63 mil euros, o que ainda permite estar a poupar 367 mil euros por mês.

Temos, ainda, um lote de jovens da formação que, integrados no actual plantel ou emprestados, podem ainda integrar a equipa no próximo ano: Varela (13 mil), André Marques (10 mil), Pereirinha (10 mil) e Rui Patrício (2 mil), além de outros…

O salário destes quatro jovens podia subir para 15 mil euros. Isso implicaria gastos adicionais de 25 mil euros. Ainda sobram, do bolo total de poupança, 342 mil euros.

Tiago já disse que quer acabar a carreira de leão ao peito, não se importando de baixar o actual salário (22 mil euros). Nem vou fazer contas a isso.

Com todas estas mexidas, o Sporting teria o seguinte plantel (em que toda a gente tinha vínculos prolongados e salários adequados e praticados com critério):

Guarda-redes: Ricardo, Tiago e Rui Patrício.
Defesas: Abel, Miguel Garcia, Polga, Tonel, Tello, André Marques e Ronny.
Meio campo: João Moutinho, Custódio, Pereirinha, Nani e Miguel Veloso.
Ataque: Liedson, Yannick Djaló e Silvestre Varela.

Lacunas óbvias: meio campo e ataque. Além da possibilidade de integração de alguns jogadores actualmente emprestados ou nos juniores (Fábio Paim, Carlos Marques, Saleiro, Daniel Carriço ou Adrien Silva), o Sporting podia contratar para o ataque Fábio Coentrão (imaginemos um contrato de 30 mil euros) e, para o meio-campo, Filipe Teixeira (da Académica, imaginemos contrato de igual valor).

Retirando o valor dos possíveis salários a pagar a estes dois jogadores à poupança que ainda resta, chegamos a um valor de (342-60) 282 mil euros por mês. Imaginem só. Dá para mais dois ou três jogadores da qualidade de Liedson, Moutinho ou Polga, não dá? Com equipa, na minha opinião, reforçada, com novos talentos a poderem emergir e correcção de todas as injustiças, tendo em conta a produtividade. Estas contas simples, senhores dirigentes do Sporting, ofereço-as de borla.

Até ao lavar dos cestos...

“Sabor amargo” disse Tonel, em relação ao jogo de Leiria. O Sporting mostrou ser uma boa equipa, determinada, à procura da vitória e não permitiu nunca ao Leiria causar perigo. Fez o bastante para vencer. Mas, da mesma forma que não conseguiu ganhar ao Paços, também desperdiçámos mais 2 pontos. Estou convicto que com Liedson (expulso aos 20’) teríamos ganho o jogo, com alguma tranquilidade. Esse foi o momento do jogo. Jogada de ataque pela esquerda, Nani, e Liedson na área a fugir à marcação, embrulha-se com o defesa, caem os dois, e, mutuamente tentam agredir-se. O pontapé do levezinho foi “mais certeiro”, o assistente viu, e o nosso goleador foi expulso… mais uma vez, com a agravante de ficar de fora no Dragão. Todo o ruído é, na minha opinião, uma reacção de indignação pela sorte estar constantemente de costas voltadas. É demais! Nestes últimos 6 jogos, 5 empates, quando, se nem em todos jogámos bem, (especialmente Aves, 1ª parte), os pontos perdidos são um castigo demasiado forte, desproporcional, injusto para o Sporting. E ao mesmo tempo vemos o Porto e o Benfica ganhar, sem stress, sem mais mérito que nós. É de facto um sabor amargo. Liedson foi expulso por culpa própria, prejudicou a equipa e cabe a Paulo Bento corrigir estes comportamentos. É também indiscutível, que as justificações do árbitro para o cartão ao Rossato e as suas explicações foram mentiras descaradas. É raro ver um defesa dentro da sua área, com a bola a ser cruzada para a sua zona e, deixar-se, ostensivamente, cair com fortes dores (!), parecendo saber, de antemão que o árbitro lhe daria a falta. Enfim, adiante…
Mesmo com 10 foi bonito de ver o Sporting a arriscar e a construir uma mão cheia de oportunidades de marcar. E já vislumbramos o verdadeiro Nani. Foi pena. O campeonato está complicado, mas o exemplo veio de Mourinho, no final do jogo: “Não desistimos, queremos ganhar jogo a jogo”.

Realce para o apelo de Tonel à massa associativa, em particular para os jogos de Alvalade.: “por favor, assobiem no final do jogo se assim o entenderem, mas apoiem-nos durante o jogo”. Subscrevo.

Li que ser do Sporting é ser humilde, que é mais fácil ser do Benfica ou do Porto. E isto de um sportinguista que foi benfiquista. O engraçado é que nos chamam (com alguma raiva) de elitistas, de termos a mania que somos “de sangue nobre”. Também verifico que há um certo prazer (Leonor Pinhão) em criticar (sem razão absolutamente nenhuma) a atitude do Sporting relativamente ao “Apito Dourado”, tentando lançar a ideia que somos coniventes com o “sistema” que mina o futebol português nas últimas décadas. Por favor não vale a pena o esforço: a haver razões para nos criticar, haveria sempre o dobro das razões para criticar os outros, nomeadamente Benfica, e sobretudo Porto. Já o disse: o presidente do Benfica poderia ter-se juntado a nós, nesta luta, há muito mais tempo; preferiu apoiar o major, atrasando a reforma que tarda.

Para acabar, referir que “até ao lavar dos cestos é vindima” lá diz o povo na sua sabedoria. E embora difícil, 9 pontos equivalem a três jogos; e o Porto ainda tem de defrontar dois candidatos.
Resta-nos ganhar os jogos todos. Conseguiremos?

quarta-feira, março 07, 2007

Haja alguém sério

No relatório do jogo União de Leiria - Sporting, o árbitro Paulo Costa escreveu que Rossato levou amarelo por ter mostrado "desagrado pela decisão do árbitro". Ficamos portanto a saber que Rossato ficou desagradado com o vermelho directo a Liedson e a não marcação de penalti contra a União de Leiria. Ele, com certeza, saberá porquê. Nós também!
PS: Insistem em fazer dos espectadores de futebol estúpidos.
PS1: No relatório, Paulo Costa não refere a tentativa de agressão de Rossato a Liedson. Toda a gente viu. Toda, não. O bandeirinha, que viu tudo, parece que não viu isso. Insistem em fazer dos espectadores de futebol estúpidos.
PS2: Haja alguém que tenha vergonha.

terça-feira, março 06, 2007

Champions League

Hoje é dia de passar aos quartos na Champions.
Até os comemos carago. :)

Estranho?

Nos últimos dez anos, em 10 jogos disputados fora de casa arbitrados por Paulo Costa, o Sporting ganhou DOIS, empatou TRÊS e perdeu CINCO!?! Dá uma média de 20% de vitórias dos jogos disputados pelo Sporting.
Fosse este o normal registo do clube e estariamos a lutar por não descer de divisão. Ora, se não é esse o caso, se o que é normal nos leões é ganhar (fora e em casa) em perecentagens bastante superiores, o factor de "estranheza" só pode resultar das "habilidades" introduzidas nesses jogos por... Paulo Costa. Um bandalho que está ao serviço vá-se lá saber do quê. É vetá-lo, já!

Vergonha

Segundo a edição de hoje do Record, Paulo Costa, árbitro do Leiria-Sporting, justificou no relatório de jogo o cartão amarelo a Rossato, no lance de toda a polémica, por este "ter discordado da decisão do árbitro".
Até onde vai a falta de vergonha destes senhores! Mas querem-nos fazer crer que Rossato discordou do... cartão vermelho directo a Liedson????
Os meandros do futebol português, os esquemas da arbitragem, as javardices e imundices a que, boquiabertos, assistimos, continuam sem conhecer limites. Já estou com o Eduardo Barroso, ouvido ontem no programa da Antena 1 "Os novos cromos da bola": não sei se vale a pena.
Tenho um lugar cativo em Alvalade. Todos os anos, pago balúrdios por um bilhete de época. Além disso, pago os bilhetes adicionais para a Taça de Portugal e competições europeias não incluidos no bilhete de época. Compro e ofereço merchandising do meu clube. Acompanho a selecção nacional, que segui até à Alemanha, onde assisti a três jogos do mundial ao vivo. Mais uma vez, comprei uma quantidade não negligenciável de merchandising (camisolas, cahecóis, bandeiras, etc...)
Sou assinante da SportTV, que é cara. De quando em vez (felizmente, cada vez mais raramente, porque cada vez me mete mais nojo a forma cúmplice como alinha com o "sistema") compro a imprensa desportiva.
Quero dizer com isto que eu e muitas outras pessoas como eu sustentamos o futebol português. Não admito que um qualquer vigarista, como o Paulo Costa, o Olegário Benquerença ou o Paulo Paraty, venham gozar comigo. Tento viver de forma séria e honesta e exijo reciprocidade.
Não tentem converter as coisas naquilo que elas não são. Rossato fez penalti e por isso levou o amarelo. Infelizmente, o penalti ficou por marcar. Depois da pezada de Liedson, Rossato levantou-se e continuou a disputar o lance. Só quando o árbitro interrompeu o jogo, e na certeza de que iria assinalar penalti, Rossato se deitou para o chão, simulando as atrozes dores que não sentia. Rossato foi vergonhoso, miserável, um nojento para com um colega de profissão.
Paulo Costa é um bandalho.
Reparem que, no meio disto tudo, tenho a clarividência para dizer que Liedson foi bem expulso. Não tentem é converter as coisas naquilo que elas não são.
Depois da vergonhosa arbitragem na Luz há dois anos para a Taça (expulsão de Hugo Viana), da vergonhosa arbitragem no Dragão, o ano passado, também para a Taça, da vigarice que foi o golo do Benfica contra o Sporting (aquela carga de Luisão sobre Ricardo), entre muitos outros casos, é hora de dizer basta.
Basta de arredarem o meu clube das competições com recurso a truques sujos, vigarices, mentiras e manipulações.
No dia em que cortar com o futebol, corto de vez. Estou farto de porcaria.

segunda-feira, março 05, 2007

O momento do Sporting

Em primeiro lugar, quero dizer que, com o empate de ontem, fico com a convicção de que o Sporting se despediu das aspirações à conquista do campeonato. Mais difícil terá ficado, também, a luta pelo acesso directo à Champions. Mas, face ao espírito ontem demonstrado pela equipa dentro de campo, esta não é a hora (aliás, no Sporting, isso nunca pode acontecer) de desistir dos objectivos. Há ainda 10 jornadas por disputar e, em cada uma delas, em cada jogo, a equipa só pode entrar com um pensamento em campo: ganhar. Mais do que a massa de que são feitos os jogadores concretos esta é, será sempre, a massa de que é feito o Sporting. Ganhar. Sempre!
Jogar no Sporting, vestir a camisola listada de verde-e-branco, implica elevadas responsabilidades, expectativas e empenho.
Não interessa aos sportinguistas que vão estar, na próxima semana, no estádio de Alvalade para ver o jogo contra o Estrela da Amadora, se a bola não entrou na baliza do Leiria. Ou melhor, até interessa, mas mais importante do que isso, é fundamental ver os nossos jogadores, a nossa equipa, entrar em campo com uma única vontade e determinação: ganhar. Sempre!
Ricardo sabe, Polga também, Moutinho ou Liedson não deixam dúvidas. Jogar sempre no máximo, porque os adeptos, os sócios, o clube, merecem no mínimo essa aplicação.
Em Leiria, esse espírito esteve presente. Só uma equipa (reduzida, às tantas, a 10 elementos) quis ganhar. A outra foi a demonstração daquilo que o futebol não deve ser: uma hora e meia de engonhanço. Domingos, não há paciência.
Liedson foi bem expulso devido a um acto impulsivo. Tendo em conta a sua atitude dos últimos jogos - os tempos de prima donna da era Peseiro parecem ter ficado para trás - não deve ser crucificado. Aposto que, contra tudo o que seria recomendável (lembrem-se do jogo único de castigo à Nuna depois de entrada assassina sobre João Moutinho), o "levezinho" vai levar dois jogos de suspensão para não defrontar o Porto. Acredito também que Moutinho (4 amarelos) vai ver a cartolina contra o Estrela, para também não jogar no Dragão. Vamos ver...
Dizia eu, Liedson foi bem expulso - não obstante, o auxiliar que aconselhou o árbitro era cá uma rifa - mas ficou por assinalar penalti contra os leirienses. Caso contrário, se nada houve, como explicar o amarelo a Rossato?
O actual Sporting depende, em larga escala, de quatro jogadores-chave: Ricardo, Polga, Moutinho e Liedson. Se algum destes jogadores sair nos próximos 3 anos, a direcção vai-me ter à perna. A acrescentar a este "lote de ouro", o plantel tem algumas certezas: Abel, Caneira e Tonel. Um Tello inspirado será sempre um jogador útil.
Depois, há os jovens: Nani jogou bem em Leiria e o Sporting precisa urgentemente que supere a crise que atravessa. Pode vir a ser um grande, enorme jogador. Se a cabeça deixar.
Miguel Veloso deslumbrou no jogo com o Inter em casa. Depois, tem feito um percurso com demasiados altos e baixos. Tem necessariamente de estabilizar o seu futebol, porque o potencial está lá. Yannick é rapidíssimo. A falta de maturidade ainda não lhe permite ter o killer instinct no momento do último passe ou do remate, mas acho que vai lá. Pereirinha ainda é muito verdinho. Ontem, o jogo passou-lhe completamente ao lado. Mas já o vi fazer "coisas bonitas" (Artur Jorge, por onde andas tu?). Bem trabalhado, pode crescer e tornar-se jogador importante. Ronni tem de rodar fora do Sporting, para se perceber melhor o potencial. Não tem lugar, para já, na equipa principal do Sporting.
Dos "jovens" menos jovens, podemos começar pelo "herói de Alkmar", Miguel Garcia. É um jogador útil, que tanto pode alinhar a lateral direito como a central. Nunca será um craque, mas o banco fica-lhe bem, conquanto possa, de vez em quando, fazer o gosto ao pé. Jogador para ficar.
Carlos Martins é um eterno "caso". Enorme talento, cabeça fraquinha. Já lhe foram dadas todas as oportunidades de que podia necessitar para pôr, de uma vez por todas, o seu futebol ao serviço do Sporting. Mas parece que Carlos Martins prefere ter o Sporting ao serviço da sua atitude oscilante. Por mim, pode seguir a sua vida. Noutro clube. Custódio: quando está em forma, o "capitão" é um jogador que muito prezo. Mas as últimas exibições não têm sido felizes. Muito melhor a "fechar" do que a levar a bola, é jogador que o clube deve manter. João Alves: que é feito dele? Ainda pertence ao plantel? Que grande flop, ele que, no Braga, tanto prometia.
Do contigente estrangeiro recém-chegado, algumas notas, começando pela maior desilusão do plantel: Carlos Paredes foi contratado para ser titular de caras, complementando com a sua experiência a juventude da equipa. Mas, devido a uma enorme lentidão de movimentos, algumas lesões e falta de ritmo, não justificou ainda a sua contratação. Em Leiria esteve menos mal do que é habitual. Das duas, uma: ou ganha ritmo e agressividade e passa a referência do meio-campo, ou pode fazer as malinhas e acabar a carreira num clube lá da terra. Romagnolli é dono de imensa técnica, visão de jogo e vontade de levar (com objectividade) a equipa para a frente e para o golo. Gosto muito de o ver na condução de jogo, levando a bola no pé até à área contrária. No entanto - não sei se é de ainda não se ter adaptado ao futebol europeu ou outra coisa qualquer - falta-lhe ainda aquele "algo mais" que faça dele um jogador que entenda que o Sporting deve conservar. Alecsandro não teve ainda muitas oportunidades. Joga bem, tem técnica, mas parece algo "mole" na atitude. Não marca muitos golos e isso não pode admitir-se a um avançado do Sporting. Caso a acompanhar com mais atenção, mas algumas reservas quanto à sua real importância para o plantel. Bueno caíu nas boas graças do treinador e dos adeptos com os 4 golos marcados ao Nacional. É raçudo, defende, vem buscar a bola atrás, nunca desiste e por vezes excede-se na luta. É um jogador útil (faz-me lembrar, de certa forma, Iordanov), mas nunca será um grande jogador. Basta lembrar os golos feitos que insiste em desperdiçar. Tendo em conta o que o PSG lhe paga e o que vale a cláusula de opção, não estou seguro de que valha o preço. Se este baixar, é jogador a ponderar em termos de manutenção no platel. Farnerud teve uma lesão prolongada. Entrou bem contra o Aves, entrou muito mal contra a Académica. Para formar uma opinião minimamente justa, preciso de ver mais minutos de jogo do sueco que, apesar de loiro, não me parece, desde já, brilhante.
Temos ainda os guarda-redes suplentes Tiago e Rui Patrício. Com Ricardo, o primeiro nunca será titular. Se ganha muito (?), talvez seja substítuido com vantagem por outro guarda-redes da formação. Quanto a Rui Patrício, do que já vi, pode ser o futuro. Manter.
Quer isto dizer que já estou a pensar na equipa do próximo ano? Sim. Um sportinguista é feito de esperança renovada. Para o ano é que vai ser. Este ano, resta-nos ganhar todos os jogos que faltam para o campeonato, tentar ainda subir na tabela e não deixar fugir a Taça.
Na próxima época, precisamos prioritariamente de um "campeão" para o meio-campo, um titular inquestionável que jogue ao lado de Moutinho (e que a ele seja alternativa em caso de castigo ou lesão) na organização do ataque e a fechar quando é necessário. Precisamos também de parceiros para Liedson no ataque, que alternem com Yannick a titularidade (poderão Silvestre Varela, Carlos Saleiro e Fábio Coentrão constituir a resposta?).
Se Caneira não ficar, precisamos de um defesa esquerdo que seja titular de caras. Aquele mocinho do Belenenses, Rodrigo Alvim, parece-me boa hipótese (mesmo que Caneira fique). Estabeleçam já as prioridades e ataquem quem devem atacar. Paulo Bento, obviamente, terá uma palavra a dizer. Porque é com ele que conto, na próxima época.
Viva o Sporting.

sexta-feira, março 02, 2007

JÁ OUVIRAM FALAR DE YU DABAO?


De certeza que, se não estão distraídos já ouviram falar. Yu Dabao é um jovem de 18 anos contratado pelo Benfica para a sua equipa de juniores. A particularidade de Yu Dabao ser chinês revela uma estratégia.
O jovem chinês tem boa estampa física e dizem que boa técnica. Joga a ponta de lança.
Na estreia, entrou aos 62’ e fez um hat-trick. E num jogo marcou 4. Já se fala que vai estar na próxima pré-época. Não sei se terá algum sucesso, embora esteja desejoso que seja um matador, mas a sua contratação está para além de apenas uma contratação para o futebol.
Esta contratação pode abrir ao Benfica um mercado imenso, como é o mercado chinês. Hoje, os grandes clubes, aqueles de dimensão mundial têm que alargar os seus mercados, desenvolver o seu potencial. Quem não se lembra do estágio do Real Madrid na China? Os interesses, a gestão comercial da marca do clube e dos seus jogadores é um factor decisivo no crescimento da riqueza do clube. Por isso aplaudo a decisão desta contratação. Parece que se o Benfica quiser exercer a opção terá que pagar 400 000 €. Espero que tenha muito retorno.
Isto é estratégia. LFV andou 3 anos a viajar pelo Mundo e por Portugal. O Benfica tem que impulsionar esta grande riqueza que é ser um clube tão grande lá fora como é cá dentro!
Vamos provar isso mais uma vez, agora, quando a Europa prepara o “Assalto a Paris”.
Como diz o Harpic, só quem assiste a um espectáculo desses é que se apercebe da grandeza do Glorioso. Harpic, gostava muito de ir mas…fica para a próxima. Espero que seja melhor que o jogo contra o Lille. Ficamos à espera do post!
Saúdinha
PS Desculpem a qualidade da fotografia mas foi o melhor que arranjei!

quinta-feira, março 01, 2007

Jamor mais perto numa vitória do futebol


Estamos nas meias-finais e a equipa mostrou a raça de leão. Não há jogos fáceis, e os resultados são cada vez mais competitivos. Com a “obrigação” teórica de vencer, o Sporting teria que o provar em campo. O Sporting entrou muito bem no jogo, encostou a Académica e conseguiu chegar aos 2-0 aos 11’. Pode-se dizer que teve a sorte do jogo, pela eficácia desta entrada “à leão”, mas foi indiscutível o mérito pela superioridade demonstrada. Regressando ao losango, ganhando logo (no meio campo adversário) a posse de bola, mantendo uma pressão asfixiante não deixou a Académica respirar. Moutinho e Liedson estiveram ao seu mais alto nível; impressionante o jogo do jovem médio, a defender e a fechar espaços a comandar o ataque e a rasgar a defesa contrária; excitante o jogo do levezinho, ontem a assinalar dois golos e a participar em quase todos os ataques e sempre bem. Demonstraram que são os melhores jogadores do Sporting. Dominando sempre durante a primeira parte, e com a tranquilidade do resultado (factor decisivo…) houve sempre ataques rápidos, remates e oportunidades de chegar ao terceiro. Aí, Bueno desperdiçou as (várias) chances de fazer o gosto ao pé. Destaque também para Abel, que no seu regresso à titularidade, mostrou-se e afirmou-se como opção real para o seu lugar. Quase tudo lhe saiu bem. Ao intervalo, todos sentimos o gosto do dever cumprido. A segunda parte iria ser diferente.

Quando uma equipa domina a outra, ataca e constrói várias oportunidades de golo, é porque joga bem (ou muito bem) ou, porque o adversário joga mal (ou muito mal)? Será quase sempre uma mistura dos dois, mas o que se passou na 2ª parte, em Alvalade, foi uma magnífica exibição da Académica, obrigando o Sporting a uma concentração defensiva que, naturalmente, irritou a bancada. O jogo de futebol tem destas frases feitas: “uma equipa joga aquilo que a outra deixa jogar”; o facto é que a Académica não chegou ao golo por falta de sorte, e ainda teve um jogador expulso, e, honra lhe seja feita, nunca desistiu. A Académica valorizou o espectáculo e a vitória do Sporting. Depois desse período em que fomos obrigados a defender (nunca deixando de espreitar o golo, pois fomos sempre tendo rápidos ataques), o jogo foi sempre aberto, “tu cá, tu lá”, um verdadeiro jogo de Taça, com bom futebol. Em bom tempo marcámos os golos, pois ainda assim houve alguns minutos de “suspense” (para não nos desabituarmos) quando a Académica chegou ao golo de honra que justificou. À saída do Estádio a ideia é que poderiam ter havido muito mais golos, com vantagem clara para o Sporting. Ainda jogaram Farnerud (não esteve bem), Romagnoli (uma boa opção) e Pereirinha (mal se viu). Polga e Tonel bem, Veloso decaiu muito ao intervalo, Caneira é o exemplo do que eu entendo por experiência no futebol (ao contrário, por exemplo, da experiência que Sá Pinto revelava). Ricardo impecável. O veloz Yannick continua a prometer.

Deixo para o fim o mistério Nani. Falha absolutamente toda e qualquer jogada mesmo na lei das probabilidades, isto é um fenómeno impossível. Tenta construir abrir a defesa, mas pára a bola, pára o jogo, passa mal, cruza contra o adversário, deixa sair a bola, etc, e teve mais uma noite para esquecer. Nani é o meu jogador preferido, a seguir ao inquestionável Moutinho, o melhor (e o 2º melhor é o Liedson), mas obviamente passa por uma crise de confiança. A cabeça não permite, aquilo que as pernas querem fazer. O treinador tem que ser capaz de lhe restituir a alegria e o à-vontade para que consiga chegar ao alto nível que já demonstrou. Até agora não o tem conseguido. Por outro lado, nós, a nação verde-e-branca tem que saber apoiar e ter mais paciência. Por favor.