terça-feira, junho 26, 2007

Ave Julius Berardo!



Coentrao, Zoro, Cardozo, Bergessio: veni!

Manduca, Carlitos, Moretto, Anderson, P.Jorge, Manu, Derlei, M.Ferreira, Beto: vade!

Simão, Luisao, Micolli, M.Fernandes: vici!

domingo, junho 24, 2007

Portugal

O meu post de hoje é sobre as recentes aventuras das nossas selecções de hóquei e de futebol. Vou postar aqui sobre hóquei em patins, apesar de este ser um blog de futebol, mas tem de ser, normalmente sigo com alguma atenção os resultados do campeonato nacional e das competições europeias e por isso tenho de dar voz a indignação de ver a nossa selecção ser humilhada com um inédito 6º lugar no Mundial disputado na Suíça- A última vez que Portugal ganhou a competição foi em 2003 e foi cá, porque fora já vai para mais de uma década sem ganhar...

Desta vez, foi mesmo muito mau, portugal perdeu com equipas inferiores, como a Suíça e a França, não sai dignificada deste mundial e com motivos para reflectir sobre oq ue se passou e sobre o que se vai passar no futuro, espero que isto não tenha passado apenas de um desaire para não repetir.

Passando agora dos patins para as chuteiras, que por sinal não estiverem muito certeiras nos recente europeu em que Portugal participou na Holanda. Os jogos contra Holanda e Bélgica não foram grande coisa, pareceu-me que Portugal só acordou quando viu que além de ter de ganhar ia ter de depender de outros (o costume) e aí goleou Israel, e esperou para ver o que sucedia no outro jogo, mas resultado não nos favoreceu e lá ficamos pelo caminho.

Ainda a depender de terceiros, ficamos na expectativa para ver se ainda discutíamos ou não uma possível presença nos Jogos Olímpicos, e lá jogamos com a Itália e aí Portugal foi superior, falhou oportunidades e na lotaria dos penaltis perdeu a possibilidade de dos olímpicos. Podemos dizer que as arbitragens não foram muito famosas, mas também é verdade que Portugal andou a dormir, e o treinador mais preocupado em mandar recados aos colegas de profissão que o terão criticado, coisa feia de ambos os lados, os que criticaram deviam era apoiar a selecção, o criticado, não deveria ter comentado sequer a situação...

Disto tudo resulta que mais uma vez ficamos pelo caminho em competições internacionais, selecções sem alma nem mística incapazes de mostrarem o seu real valor.

quinta-feira, junho 21, 2007

Onde estao os opinion makers do RdJ



Entao o nosso Glorioso está à beira de um dos momentos que se pode revelar dos mais decisivo da nossa história e os meus confrades nem se dignam a aqui vir botar faladura.

É que eu nesta coisa do futebol confesso que navego um bocado à vista (as distancias nao ajudam...) e faltam-me elementos para perceber a pintura toda.

Vá lá, camaradas, digam lá o que é que voces acham?

Á primeira vista, a mim, parece-me bem ter assim um padroeiro cheio de guito!

quarta-feira, junho 20, 2007

Derlei nunca

O "defeso" do Sporting, a política de dispensas, contratações e renovações até agora executada, parece ser prudente e acertada. Enquanto Benfica e Porto se encarniçam no reforço das equipas (num remake de um filme já visto com Moretto - valeu a pena?), os dirigentes do Sporting vão, tranquilamente, conseguindo reforços que trazem selo de qualidade.
Com Romagnoli parece já estar tudo acertado. Gladstone já é leão, com empréstimo por uma época e direito de opção (boa política esta, de testar os jogadores por um ano e só depois avançar para a aquisição do passe). O russo Izmailov, grande esperança do futebol russo, também parece estar a caminho. Caneira continua em cima da mesa. Grimi, lateral esquerdo do AC Milan, é forte hipótese. Tudo transparente. Tudo tranquilo. Tudo com selo de qualidade.
Agora... Derlei????? Incrédulo, repito: Derlei?????
Espero sinceramente que tudo não passe de especulação jorrnalística, típica do pasquim oficiosos dos vermelhuscos. Se houver algum fumo de verdade na notícia de hoje da Bola, fico muito desiludido com os meus dirigentes. Derlei é caro. Derlei não serve para o Sporting. Não entra imediatamente na equipa - como se comprova com a sua integração no SLB. Não tem margem de progressão - muito pelo contrário, parece-me que tem muita margem de regressão. Como é possível querer contratar Derlei e, por exemplo, emprestar Varelaou Saleiro, esses sim com ampla margem de progressão e prata da casa.
Cara direcção, caro Carlos Freitas, caríssimo Paulo Bento e restante equipa técnica, oiçam por favor este leão: se, por mero acaso, vos tiver passado mesmo pela cabeça a remota hipótese de contratar Derlei, esquçam. Deixem cair. Entrem em "fora de jogo". A malta, estou certo, agradece.

Etiquetas: ,

quarta-feira, junho 13, 2007

Ranking da FIFA - Portugal em 6º

1.º (1) Itália, 1.653 pontos
2.º (4) França, 1.585
3.º (2) Brasil, 1.484
4.º (5) Alemanha, 1.467
5.º (3) Argentina 1.373
6.º (7) Portugal 1.323
7.º (9) Espanha, 1.273
8.º (8) Inglaterra, 1.240
9.º (6) Holanda, 1.220
10.º (10) Rep. Tcheca, 1.096

Adeus, pá



Por um lado, tenho pena que Carlos Martins, esse projecto de jogador da bola, se vá embora.
Por outro lado, é com algum alívio que vejo esse artista pelas costas.
Será que vai finalmente encontrar o seu caminho e tornar-se um jogador à séria ou vai manter viva a chama da eterna esperança?
Carlos Martins esteve 14 anos ligado ao Sporting. É muito. As ligações que se estabelecem numa relação desta duração podem ser muito nefastas. Um tipo de paternalismo de um lado, sempre pronto para a condescendência ("o meu filho é uma jóia de moço"), conjugado com uma inclinação para enfant terrible, resultam invariavelmente nestas saídas pela porta pequena.
Agora, sem a tutela do clube que o formou, pode ser que ele abra os olhos e se faça à vida. Ou então não, e não va sair da cepa torta.

segunda-feira, junho 11, 2007

Gladstone


É defesa-central, tem 22 anos e tem jogado no Cruzeiro (Belo Horizonte). Já foi chamado à selecção canarinha, jogou em Itália (Verona e Juventus) e foi agora emprestado ao Sporting - 250 mil euros, com a opção de compra por 3,5 milhões no fim da época.
Para mais detalhes, ler aqui, num blogue lampião.
Bom e barato. Spoooorting!

quarta-feira, junho 06, 2007

Portugal é que é!



Lá voltei aos estádios para ver mais um jogo da "nossa" selecção. O espectáculo foi bonito, o jogo foi bom e o resultado foi óptimo.

Estou sinceramente convencido que hoje em dia a selecção Portuguesa é a que consegue movimentar mais adeptos nos jogos fora de casa. Apesar de ser somente um jogo de qualificação e de os bilhetes nem serem assim para o barato (entre os 25€ e os 40€) os 12.000 lugares destinados aos adeptos Portugueses esgotaram num instante, e o resto do estádio estava dividido metade/metade. O apoio é bom, os cânticos começam a ser conhecidos (não, desta vez não se ouviu o ye!ye!ye!) e a organização está a melhorar (a ideia dos balões deu um efeito muito giro).

Como nota final fica o absurdo (que só podia sair da cabeça destes destrambelhados Belgas) de não terem deixado entrar bandeiras de Portugal nas zonas que não estavam exclusivamente reservadas aos adeptos Portugueses. Triste!

sexta-feira, junho 01, 2007

Balanço verde

O balanço da época está magnificamente ilustrado no “Canto Directo” de José António Lima;” Bela época leonina”, sintetiza, em bom jornalismo, o que penso eu, e muitos outros: “ Só um clube vencedor, habituado a ganhar competições e troféus, a entusiasmar e mobilizar a sua massa de apoiantes, tem capacidade de se auto-sustentar e de crescer, ainda mais num mercado exíguo e desequilibrado como é o do futebol português”. Quando, podemos afirmar, sem medo que nos contradigam, “foi, uma bela época pela qualidade do futebol que exibiu, em particular na recta final da temporada, com uma equipa predominante jovem e com enorme potencial de afirmação no futuro”. A propósito de Paulo Bento, “é o facto de ter estruturado um plantel e organizado uma equipa jovem […] o futebol mais entusiasmante, mais criativo e colectivamente mais impressivo que se viu nos relvados portugueses. Se mantiver a estabilidade e o essencial dos valores que foram a coluna dorsal do plantel, terá um grande futuro pela frente”.

Isto foi ontem antes da repentina notícia: Nani (e Anderson) no Manchester! Após a fuga pouco dignificante de Tello (não havia necessidade, e o chileno ficou envergonhado), a equipa que Paulo Bento e que todos os adeptos do Sporting contavam, tem de ser reforçada. Do plantel de 23 já há 7 saídas. (Garcia, Custódio, Tello, Nani, e também João Alves , C. Martins e Bueno). Dúvidas são Alecsandro, Romagnoli e Paredes. Conto com El Pipi, (definido como a grande prioridade), a grande surpresa deste Sporting. Caneira ainda não está certo e pela sua polivalência, é importante. O plantel vai mudar.

Triste pela saída deste puro-sangue que é, indiscutivelmente, Nani, mesmo sem ter atingido um bom nível este ano, triste, mas resignado, logicamente. E sei que o Manchester pode tornar Nani num jogador de top mundial, também para a equipa nacional, a Selecção. Os ingleses de Carlos Queiroz e Cristiano Ronaldo estão a construir uma equipa para a próxima década.

O Sporting tem de ser decisivo e escolher óptimos reforços. Verificar a utilidade de alguns emprestados (André Marques, Paulo Renato, Saleiro, Varela, Fábio Paim) e prosseguir na aposta na formação. Simultaneamente ir a mercado. Sector por sector, Paulo Bento terá uma short-list de jogadores que interessam. A ver vamos se o Sporting “joga” bem no defeso; gastar pouco e bem, para formar a tal equipa vencedora.

Com a vitória na Taça, acaba a época futebolística. Começa o defeso que se alimenta de ilusões, novos jogadores, novas ambições. O resto é passado. Só interessa ganhar o próximo. O próximo Jogo. O próximo Campeonato. A Liga dos Campeões.