segunda-feira, dezembro 03, 2007

HÁ QUE RECONHECÊ-LO. COM FRONTALIDADE!


Não é que não me custe, mas há que reconhecê-lo, com toda a frontalidade: O Porto foi mais forte, está mais forte. Não fomos capazes.

Para mim não devia haver o conceito de justo ou injusto. Posso falar em sorte, em acasos, em circunstâncias, em momentos… Mas ganha quem marca mais. Injusto seria uma equipa que marca mais e perdesse o jogo…

Assim, depois da exibição convincente do FCP, contra a equipa que actualmente poderia lutar com confiança, com moral, com ambição de se colar ao topo, tão depressa, com o apoio de um público entusiasta, apetece dizer : Está entregue!

Resta-nos “ a melancólica luta da 2ª circular”?
É a lógica.
Tenho esperança que a lógica seja uma batata. Esperemos que o primeiro a perder pontos seja o Porto. Se assim for… a esperança nunca morre.

Era esperança que tinham todos os benfiquistas antes daquela fantástica exibição contra o Milan. Só isso. Esperança. Todos sabíamos que seria muito difícil ganhar ao Milan mas lá dentro de nós havia aquele bichinho chamado esperança, que… podia ser.
Os primeiros 15 minutos foram de pesadelo. Cheios de medo, de respeito, de nervosismo, o Benfica não passou de meio campo, foi confrangedor… Felizmente a Deusa deu-nos uma segunda oportunidade. O golão de Maxi despertou-nos para uma exibição europeia como não há memória. Um grande desafio de futebol. O Milan é uma máquina perfeira, oleada, rápida. O Benfica tem um coração, um querer incomparável. O futebol foi injusto com o Benfica, dizia Camacho…Liga dos Campeões acabou. Chegaremos à UEFA? Há sempre aquela esperança…
A ovação que a equipa recebeu no final do jogo é um sinal de como os adeptos estão com equipa.

Três dias depois, numa Catedral engalanada recebíamos um Porto vindo de uma copiosa derrota em Liverpool, quando já havia perdido algum terreno e estava em risco de a perder toda.

Benfica começou muito bem, sempre em cima sem deixar o Porto sair. Durou 10 minutos e não concretizámos em golo esse período. A pouco e pouco, o Porto sobe, começa a marcar muito bem, e a aparecer ora Tarik ora Quaresma com muito espaço para correr. Ganham algumas faltas, e aqui os jogadores do Benfica fazem vários passes errados e o Porto cresce muito. Foi um período em que o Benfica estava perdido. Até ao golo. Era previsível. O FC Porto só não marcou mais cedo porque não calhou. O golo foi aos 41’. O jogo aí alterou-se – como é normal. Ainda na primeira parte o Benfica voltou a atacar. É absolutamente maravilhoso constatar o peso que a mentalidade, a organização pode variar com as várias nuances do jogo. Às vezes basta um remate bom para uma equipa alterar completamente o jogo.
Na segunda parte começou com a segunda grande oportunidade desperdiçada, por grande defesa de Helton (já a primeira, também por Nuno Gomes tinha sido ao primeiro minuto de jogo). Seria um golo que alteraria todo o jogo…

O resto do jogo o Benfica lutou, tentou, não foi capaz. O Porto controlou sempre o jogo (não apareceu o golo do Benfica…) e tentou sempre o 2º golo. Que podia ter acontecido. Houve vários ataques rápidos, nas transições, apanhando o Benfica todo balanceado no ataque, que não mataram o jogo…porque a Deusa não quis.
Ficou 0-1. Freddy Adu (entrou aos 87’) teve um remate que podia fazer o empate… Não aconteceu. Parabéns. Foram melhores. Cá estaremos no resto do Campeonato.

Mas, mais uma vez é engraçado ver a variação de estado de alma em tão pouco tempo.
A derrota dói, mas devemos concentrar-nos no que interessa: o Benfica de Camacho partiu com algum atraso, não preparou a época, não escolheu os jogadores (os que escolheu: Cristian Rodriguez, Maxi Pereira e agarrou Binya significam alguma coisa) mas está a crescer. Ninguém compara o Benfica do ano passado com este. Nem o de Trapattonni. O Benfica de Camacho é … à Benfica.

Esperemos que, até com o exemplo que vem do lado, com lenços brancos ao grande obreiro de uma agressividade e competitividade únicas, percebamos que este – Camacho - é o caminho. Não adianta nada dizer que o Luis Filipe é uma grande merda! Não interessa.

Esperemos que amanhã, voltemos à mó de cima.

Mais uma coisa: Concordo com o Ricardo AP quando diz que o Quaresma fez uma ciganice que devia ser proibido…

Saúdinha

domingo, dezembro 02, 2007

Benfica 0 - Porto 1

Foto: www.fcporto.pt

Assistimos ontem a mais um clássico do nosso futebol, um SLB-FCP bem disputado pelas duas equipas, com emoção, mas sem "emoções a mais"... foi um jogo agradável de se ver, claro que para mim acabou por ser mais agradável do que para o Eusébio, mas acho que foi bom jogo, mesmo tendo em conta estas duas equipas fizeram jogos intensos e difíceis na champions a meio da semana.
O FCP recuperou bem da goleada de Liverpool quer fisica quer animicamente, entrou ontem decidido a não dar espaço ao Benfica, pressionando a todo o campo e terá sido isso a fazer a diferença no jogo de ontem. Foi isso e aquela bela jogada de Quaresma, que ontem à semelhança dos últimos tempos estava um pouco apagado, mas numa jogada das suas, usando a já afamada trivela, marcou e deu mais 3 pontos ao FCP. Vitória importante que abre de novo alguma distancia para para o rival Benfica.
Ganhamos ao maior Rival, fizemos um jogo decente e gostei acima de tudo da atitude da equipa, da vontade dos jogadores de correr atrás da bola, a pressão sobre o adversário quase a fazer lembrar o Porto de outros tempos assim é que deve ser.
Biba o FCP carago.