terça-feira, dezembro 23, 2008

Jornada dos empatas


Vésperas de Natal, empates a zeros, jornada que começando mal, não acabou pior!



A Académica fez uma grande 1ª parte. De tal forma que nos obrigou a jogar mal, sem fio de jogo na meia-hora inicial. O Sporting não chegava à área, ao contrário, permitia (perdendo a bola) ataques rápidos e apoiados da Académica que não deram mais perigo porque a nossa defesa (rico Carriço) ainda vai dando para as encomendas. Só nos últimos minutos os empurrámos e criámos situações de golo. Mas fomos inferiores, sobretudo o nosso meio-campo não conseguiu "fazer" o jogo; Moutinho, aguerrido, mas a perder mais vezes, resolvendo mal, Romagnoli pouco em jogo e muito (demasiado) a "olhar para os pés"; Izmailov, trapalhão e Rochemback, embora na sua melhor posição, e já com uns bons "tiros", arrefece o jogo, mata a construção.



Assim, o nosso indiscutível melhor jogador actual ainda criava maior contraste; nitidamente Liedson está numa forma acima do normal, e faz-lhe falta entender-se melhor com Postiga que também fez uma 1ª parte negativa.



Mesmo este meio tempo, (já que na 2ª parte o Sporting fez um bom jogo, de qualidade, tal como tinha feito no 3-0 ao Marítimo, na Taça da Liga), não foi tão mau como já vi esta época jogar o Sporting , quando parecia que o mal era mesmo, "não saber jogar à bola". (posts anteriores). Não, a segunda parte foi nossa, em crescendo chegámos a dominar intensamente, a partir da entrada de Veloso para lateral (saindo Caneira, fraquito, penso que é jogador útil "de banco") e também com a entrada de Vukcevic (fortissimo talento) e Yannick, três jogadores com "questões" que Paulo Bento vai sabendo contornar, jogámos, ia dizendo, de forma a justificarmos plenamente a vitória e os três pontos. O herói foi o guarda-redes da Académica que fez defesas "impossíveis". Pareciam 2 pontos perdidos, no final de jogo, mal perdidos. Se tinha sido um tropeção na luta do título, P. Bento, premonitório respondia, "em princípio, mas ainda faltam os outros..."



E tanto Porto, no domingo como Benfica na 2ªfeira, repetiram os zeros. Marítimo e Nacional, dignos representantes da Madeira, não permitiram a portistas e benfiquistas um golito, mesmo com o reforço anímico com os resultados já conhecidos. O campeão de Inverno será conhecido no final da 1ª volta (ainda faltam alguns jogos); a época para as bandas de Alvalade continua a ser difícil mas lá vamos chegando com a "água ao seu moinho" com o objectivo de no "lavar dos cestos" sermos campeões. Boas Festas a todos.

sexta-feira, dezembro 05, 2008

O regresso do desejado...




Logo aos 5’ o golo a frio, numa recarga a remate de Varela que Patrício defendeu para a frente, causou o medo de um mau resultado. Felizmente Izmailov empatou logo a seguir (assistência de Moutinho), dando um início de jogo espectacular. Mas foi o Estrela da Amadora que foi para cima do Sporting, sempre em alto ritmo e com um futebol vivo, veloz que pôs a cabeça em água a toda a defesa. Chegar ao intervalo empatados não foi mau.

O ponto forte da equipa é a sua armadura defensiva, não costuma dar muitos espaços de finalização ao adversário, mas hoje nunca mostrou esse ponto-forte. Pereirinha, com pouco apoio de Rochemback, teve uma vida difícil para parar o caudal ofensivo pelo seu lado, que foi dominante. Há que dar mérito ao Estrela, com destaque para jogadores de “costela” leonina: Varela, Celestino e Vidigal estiveram em grande. Uma bola ao poste foi a chance desperdiçada de passar para a frente.

No 2º tempo, após começar na mesma toada, o melhor golo da noite iria realizar a metamorfose. Rochemback teleguiou a bola para a cabeça de Liedson, no limite de fora-de-jogo que rematou a bola colocada, sem hipóteses para Nelson, o outro campeão leonino, que brilhou evitando outros golos (também uma outra cabeçada de Liedson, bela jogada de futebol).

Depois o ansiado regresso do nº 10, Vukcevic. O levezinho ficou sozinho no ataque, tendo 3 médios muito ofensivos (Izmailov, Moutinho e Vuk), e a dupla Veloso – Rochemback a preencher o meio do terreno. Todos percebemos que o montenegrino é um dos melhores jogadores; fortíssimo fisicamente, com técnica e velocidade a sua principal arma é a facilidade de remate. A integração na equipa parece ter sido da melhor forma, e o prolongado braço-de-ferro com Paulo Bento terá tido um final feliz. O golo de Vukcevic foi a cereja em cima do bolo (sorte, pois o remate bate num defesa e trai o guarda-redes).

Assim, na derradeira meia-hora, o Sporting dominou e teve futebol e ocasiões para chegar à goleada. Vitória, 3 pontos, o resultado foi excelente, obtido numa reviravolta no marcador. Com o regresso de Vukcevic, a equipa a somar vitórias consecutivas, as perspectivas para o título mantém-se intactas. E o Sporting tem que estar na corrida até ao fim, porque “eu quero ser campeão”.

3ª feira na Suíça, um jogo da Champions que é uma boa oportunidade para motivar, para fazer crescer a equipa. Só em Fevereiro estaremos nos oitavos; a partir daí tudo será ganho. Para a Liga Sagres, jogo em casa, possibilidade de série de quatro vitórias, contra a Académica, para ir para o Natal em paz e tranquilidade.

terça-feira, dezembro 02, 2008

Com tranquilidade...


Resolver o jogo nos primeiros 20’ é o objectivo em todos os jogos. Desta vez correu bem. Não que jogássemos melhor que contra o Leixões, por exemplo, mas concretizámos duas bolas de golo. E boas jogadas de futebol: Moutinho rompe, e vê a desmarcação de Postiga, a bola sai redondinha e o remate fulminante. Depois, resistente sprint de Romagnoli, a assistência, e Liedson não falha. A vitória não fugiria, nem nunca estaria em risco.

O ritmo imposto pelo Sporting, após o 2-0, foi, o que Paulo Bento chama de controle de jogo: defesa fechada e ataque pela certa. A 1ª parte foi melhor que a segunda, embora foram também dos leões as melhores ocasiões, incluindo um golo invalidado que faria o 3-0. O Guimarães, que teve uma última temporada fantástica (ficou em 3º, após subida da II Divisão), não conseguiu discutir o resultado, mais por mérito do Sporting. Nuno Assis, formado também por “nós”, e dispensado pelo Benfica, era jogador que não me importava de ver regressar.

Do nosso lado destaque para Carriço, central forte, com técnica e velocidade, e que não fica atrás dos outros; temos defesa com valor de titular; realce também para Pereirinha que é uma aposta a lateral direito com muito potencial. Ontem estiveram muito bem, juntando-se a Moutinho e Izmailov, sempre dinâmicos no meio-campo e Liedson no ataque que está em grande forma. Postiga, esteve desconcentrado e quezilento; rende muito mais se estiver apenas preocupado com o jogo. Grimi ainda não está ao nível esperado (sempre achei que tem tudo para ser um grande lateral esquerdo); foi substituído por Ronny que ainda experimentou 2 bombas que puseram o guarda-redes adversário a “arder”.

Continuamos na luta, sexta vamos à Amadora jogo absolutamente para ganhar. Entretanto começa a haver uma luz ao fundo to túnel no que diz respeito a Vukcevic. Tomara que se encontre uma solução pois é um dos melhores jogadores, e bem integrado, é mais uma opção que faz falta à equipa.