terça-feira, junho 20, 2006

Como vai o Mundial - Grupos C e D

No Grupo C também já se sabe quem vai aos oitavos. Um dos "Grupos da Morte" não quebrou os favoritos Argentina e Holanda. Esperava-se mais da Costa do Marfim. A Argentina aparece imparável. Messi é um génio e o resultado de 6-0 foi fantástico. Mas grandes entradas na fase de grupos não costumam augurar campeões do Mundo...

O Grupo D também não trouxe grande surpresas - o mais inesperado ainda foi a boa conta que a selecção de Angola deu de si, contra (quase) todas as expectativas. Confesso que esperava que fossem cilindrados tanto por Portugal como pelo México.
A selecção de Portugal parece outra. Irreconhecível perante os exemplos de 2002 e de 1986 (apesar de tudo, as únicas presenças, à excepção dos longínquos magriços de há 40 anos). Mais madura, mais pragmática e mais cínica. Mais adulta. Figo continua a pautar as suas exibições com uma classe galáctica. Ele foi fundamental em todos os 3 golos da selecção, já repararam?
O Grupo C fecha com um magnífico clássico, um Holanda-Argentina, e um C.Marfim-Sérvia apenas para cumprir calendário. Ambos no dia 21 às 20:00.
O Grupo D termina também no dia21 mas às 15:00 - Portugal-México em Gelsenkirchen (bons augúrios) e um Irão-Angola. Creio que para Portugal qualquer resultado pode ser bom, mesmo a derrota - agora que a qualificação foi alcançada, julgo que seria óptimo fugir da Argentina. Como o jogo do Grupo C é mais tarde, esses cálculos não entrarão no jogo dos portugueses. Felizmente.
Dão-se alvíssaras a quem encontrar um grupo de portugueses em Gelsenkirchen - um com nome de pirata espanhol, outro com nome de detergente de retretes e ainda um terceiro que responde por um nome abichanado de evidentes reminiscências dos anos 60. Estarão escoltados por um quarto elemento, uma verdadeira ave de rapina, que não desbunda escrever em blogs.
O vencedor do Grupo C defronta o 2º do D no dia 24 às 20:00, em Leipzig, enquanto que o vencedor do D joga com o 2º do C no dia 25, também às 20:00, em Nuremberga.