domingo, abril 09, 2006

Jogo cinzento com final negro

O Sporting - Porto foi um jogo de futebol fraco, fraquinho, com poucas oportunidades de golo, marcações cerradas e muitas faltas a meio campo, nos momentos em que as equipas tentavam fazer transições rápidas para o ataque. Deste espectáculo triste - no qual o árbitro, com excesso de intervenções e de cartões, não foi melhor do que os artistas - o pior, ainda assim, foi o resultado. Atenção, acho que ganhou a melhor equipa em campo e que, com este resultado, o título de campeão fica praticamente entregue ao melhor conjunto da superliga. Mas o empate seria, pelo menos, mais... interessante.
Esta derrota não é mais uma "morte na praia". Na realidade, há algum tempo atrás o Sporting já tinha sido dado como morto. Há 10 jornadas atrás recebeu de Paulo Bento o "beijo da vida". Depois, foi somando finais atrás de finais, sem lhe ser permitido - para chegar a este ponto com a possibilidade de subir ao primeiro lugar - falhar. E o Sporting, ao longo de 10 jornadas, não falhou. Foram 10 vitórias seguidas, alcançadas por uma equipa em relação à qual muitos já desenhavam quadros sombrios, e outros (presidentes de chafaricas insulares, por exemplo) tentavam apoucar.
Paulo Bento resgatou o querer e o acreditar destes jogadores. Abel e Caneira equilibraram a equipa. Só lá na frente é que as coisas continuam algo desequilibradas. Chego a ter saudades de Varela e até de Lourenço.
Seja como for, os rapazes estão de parabéns. A recuperação que conseguiram é notável. Nadaram pela vida, de praia em praia, até à praia final. Para o ano, com os ajustes necessários, só podemos ir mais longe. Eu acredito. Mas, para já, o que quero, o que exijo, é que continuem a olhar para os 4 jogos que faltam como 4 finais nas quais continuam sem margem de erro. Os lampiões, hoje, até nos deixaram mais tranquilos. Saibamos evitar que se repita, de forma tão lastimável, a história da época passada. O acesso directo à liga dos campeões não pode deixar de ser nosso. E se, por um acaso improvável, o FCP escorregar...
Honra à camisola.
Viva o Sporting!

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Pois, apesar de não ser do Sporting estive a torcer pelo Sporting, pois sou um grande adepto do Anti-FCP... porém, é altamente improvável que os azuis-e-brancos percam a chance de serem campeões esta época. O jogo foi muito duro, o árbitro esteve mal em alguns lances (por ex. na não expulsão do Quaresma, quem sabe se o rumo do jogo não mudaria aí...) e o FCP lá teve a estrelinha da sorte e o Co Adriaanse finalmente pode gabar-se de já ter ganho um clássico. Só espero é que em Maio seja o Vitória de Setúbal a erguer a taça...
Este blogspot está muito interessante. Continuem com isso...
Um abraço.

___________________________________
www.lilau.com.sapo.pt - Restaurante Lilau, Cozinha de Macau, Alverca do Ribatejo

segunda-feira, abril 10, 2006 8:31:00 da tarde  
Blogger El Ranys said...

Obrigado pelos votos, firehead.
Espero, também, que o Setúbal repita o prazer que me deu o ano passado, na final da Taça ;o)

Cozinha de Macau? Isso interessa-me... Há caril de caranguejo? Lembro-me sempre daquele que comia no clube de Macau, maravilhoso.

Um abraço (choi kin)

terça-feira, abril 11, 2006 12:33:00 da manhã  
Blogger Nothingandall said...

Concordo. O Sporting já estava morto. E ciente disso é que escolheram o Paulo Bento para treinador, que como se sabe nem habilitações tem para se sentar no banco. Foi o reconhecimento pela direcção (que o que quer é poupar nos custos) de que a época desportiva estava encerrada. Porém, surpreendentemente, Paulo Bento conseguiu pôr a equipa a jogar com disciplina, rigor e solidez defensiva (apesar de ter um estilo menos ofensivo e assumir menos iniciativa no jogo do que com Peseiro) e daí a ressureição. Não chegou para o exito pelas vicissitudes que já enunciei. O Porto não errou (como errara o Guimarães, por ex.) e quando o Sporting quiz assumir a vitória, perdeu. Conseguir o 2º. lugar com ida directa à Champions já foi um exito que a Direcção nem esperava!

terça-feira, abril 11, 2006 12:34:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home