sábado, junho 24, 2006

Depois não venham cá dizer...

Amanhã, Portugal defronta a Holanda nos oitavos-de-final do Campeonato do Mundo. Scolari será uma besta se Portugal for eliminado. Se for qualificado, não será nada de especial até poder voltar a ser um anormal se for eliminado nos quartos-de-final. E assim por diante, meias-finais e final.
Apesar de não concordar 100% com as opções dele (a única explicação que consigo encontrar na convocatória de Ricardo Costa é a que referi e que tem a ver com ligações ilegítimas com o empresário Jorge Mendes) , considero que Scolari é, foi e tem sido o melhor seleccionador de Portugal. Desde sempre. Mesmo que perca amanhã.
O que ele conseguiu: vice-campeão europeu e uma qualificação tranquila para um Mundial, acrescida de uma primeira fase sem manchas. É, aliás, apenas a segunda vez que Portugal se qualifica na primeira fase de um Mundial e a primeira foi há 40 anos!
Sendo o futebol um desporto e não uma ciência exacta, a aleatoriedade faz obviamente parte do jogo; há quem diga que a participação de um treinador nos resultados é ínfima. Eu considero que incide sobretudo na preparação psicológica dos jogadores - o "querer" de que falava Lucky Luke aqui no RdJ há uns meses atrás. O "querer" e a auto-confiança. O argentino Maxi Rodriguez só marcou aquele golaço, há duas horas atrás, porque estava confiante. E quem lhe transmitiu a confiança terá sido, essencialmente, o seu treinador.
«Depois não venham cá dizer» foi a expressão utilizada por um nadador olímpico português qualquer nos Jogos de Atenas, em 2004. Queixava-se a criatura que, pelo facto de ter de falar com os jornalistas, tinha apanhado um bocado de sol e de calor, portanto... a probabilidade de ter maus resultados na prova era alta. E acertou na previsão - de facto, a sua prestação foi mesmo abaixo de cão. Foi pelo calor? Não o creio... terá sido a falta de confiança que o fez preparar uma desculpa. E mesmo assim, só se lembrou de tamanha parvoíce.
«Depois não venham cá dizer» não será o que alguém da selecção se lembraria de afirmar nas vésperas de um jogo importante. Porque, em vez de estarem a antecipar desculpas para a derrota, estão a preparar a vitória. E é por isso que - mesmo que percam amanhã - digo que gostaria que Scolari continue a ser o seleccionador de Portugal por muitos e bons.