sábado, dezembro 10, 2005

A HISTÓRIA - 28 DE FEVEREIRO DE 1904


Existe uma polémica entre alguns entendidos, sobre a data da comemoração dos cem anos do SLB.
A História começa nos finais do séc XIX. O foot-ball foi introduzido em Portugal pelos irmãos Pinto Basto, que organizavam jogos entre amigos e familiares. Nessa altura surgiram alguns teams, principalmente constituído por ingleses, como os trabalhadores do Cabo Submarino e da casa Graham. Os primeiros clubes foram o Carcavelos Club, o Cruz Negra (de Campo de Ourique), o Club Lisbonense, os irmãos Pinto Basto deram origem ao CIF, etc.
A Casa Pia também teve as suas equipas e alguns ex-alunos organizaram um grupo que chamaram Associação do Bem. Treinavam aos domingos. No primeiro treino apareceram 24, no terceiro já só eram 11 ou 12. Havia em Belém, também, um grupo a que chamaram do grupo dos irmãos Catatau que também jogava na zona. Aparecia também um rapaz chamado Manuel Goularde que não jogava mas organizava e apoiava. Foi este Manuel Goularde que pensou em juntar os dois grupos e assim se realizou um jogo contra uns ingleses e a equipa portuguesa venceu. Manuel Goularde foi, digamos o primeiro técnico e administrativo.
Foi na comemoração dessa vitória que se decidiu formar um clube. Assim, nasceu o Sport Lisboa com acta constitutiva assinada na Farmácia Franco em Belém em 28 de Fevereiro de 1904.
O Sport Lisboa vivia com dificuldades pois não tinha campo para treinar e jogar. Arrendava campos mas, apesar de tentar arranjar uma solução, não teve meios para isso. Mesmo assim, desde ínicio começou a ganhar, e num desses anos ganhou o Campeonato de Lisboa em primeiras, segundas e terceiras categorias.
Como as dificuldades persistiam, os jogadores principais acharam que não podiam continuar, pois não tinham condições para jogar e aceitaram mudar-se para o recém-criado Sporting Clube de Portugal. Foram 8 jogadores da equipa principal que saíram e pensaram que o Sport Lisboa morria ali. Mas não morreu. Na época seguinte o Sport Lisboa foi inscrito no Campeonato de Lisboa. Os segundas linhas acharam, que lá porque os oito jogadores decidiram saír o clube não tinha que acabar. Grande mentor desta continuidade foi Marcolino Bragança. Resolveu-se a situação do campo, fazendo uma fusão com o Grupo Sport de Benfica que tinha um campo de jogos em Benfica e mudando o nome e o emblema, inputando o nome do novo clube ao clube de origem. Ficou a chamar-se Sport Lisboa e Benfica.
Cosme Damião foi o grande coração deste clube. Cosme Damião era ex-aluno da Casa Pia e da Associação do Bem. Cândido Rosa Rodrigues, um dos irmãos Catataus que foi para o Sporting fala, numa entrevista de 1964, de um despeitado que usou abusivamente do nome do Sport Lisboa.
É evidente o que se passou. Os principais foram embora e para eles acabou o clube, para os que ficaram, o clube não tinha que acabar, e mantiveram-no.
O SLB, sempre considerou a data de fundação como a data de fundação do Sport Lisboa. Nunca alterou essa data, ao contrário de outros que, para se tornarem mais antigos, foram buscar ao baú um nome de que nem sabem a origem.
A memória, a História do Sport Lisboa é de quem? Quem é que a reivindica?
Parece-me que se devia respeitar essa história e essa memória que é a nossa. É a história do Sport Lisboa e Benfica.
Que se tornou, e isto é inegável, um dos maiores clubes do Mundo !
Saúdinha

3 Comments:

Blogger El Ranys said...

Epá, ó Alex, lá vens tu com a velha história, Era melhor estares calado, que ninguém tocava no assunto.
O Sport Lisboa e Benfica ainda não fez 100 anos. Mas jás os comemorou. Ponto final.
Antes, existia um clube diferente. Falatva-lhe lá o "Benfica" pelo qual vocês são conhecidos. Porra, continuas sem entender o absurdo e a parvoíce de tudo isto?
Claro que o caso do Porto é igulamente risível Estão bem um para o outro.

sábado, dezembro 10, 2005 1:36:00 da manhã  
Blogger manolo said...

Muito interessante a história. Prometo um post do Centenário do Sporting Clube de Portugal fundado, em 1 Julho 1906. Quero transcever, para enriquecer a história uma entrevista de Cândido Rosa Rodrigues, um dos manos Catatau (já em 1964)"...Meses mais tarde o Sport Lisboa foi dissolvido, extinguindo-se. Foi um dia de saudades e lágrimas. E foi-o porque não tínhamos condições de subsistencia nem os jogadores a compreensão e o apoio necessários.(...) Entretanto, por uma decisão infeliz dos nossos dirigentes, um colega do antigo Sport Lisboa não foi alinhado na equipa. Este, despeitado, foi ter com os de Benfica e acedeu ao que eles pretendiam, um bocado injustamente porque não tinha o direito de passar por cima da vontade de todos os outros.(...) autorizou a mudança de nome do seu novo clube para Sport Lisboa e Benfica que, de maneira nenhuma, tem qualquer coisa a ver com o extinto Sport Lisboa, a não ser o nome e alguns jogadores""
O despeitado não foi este.

sábado, dezembro 10, 2005 6:10:00 da tarde  
Anonymous Bruno said...

Manolo curioso que o Cosme Damiao já tinha respondido ao Cândido Rodrigues 19 anos antes:

Entrevista de Cosme Damião ao jornal ABola em 3 de Março de 1945: "A impressão no meio desportivo da época era de que o Sport Lisboa morrera. Quando se fez uma reunião na Liga Naval, para inscrição do clube, foi com surpresa que se viu José Silvestre da Silva, como representante do Sport Lisboa, a assegurar a inscrição do clube.
O Sport Lisboa não sucumbiu. Um dos elementos que saiu para o Sporting, o Henrique Costa, voltou, um ano depois, não obstante ser presenteado com um relógio de ouro, como jogador mais correcto em toda a época. Voltaram outros. Mas voltou, sobretudo, o entusiasmo dos primeiros tempos. E o Sport Lisboa manteve-se. E está aí grandioso, cada vez mais forte."

Além do mais o irmão catatau Cândido Rodrigues disse que o clube extinguiu-se meses mais tarde, mas ele em 1908 lá continuava a fazer jogos com a equipa de reserva que entretanto tinha subido à 1 categoria! Também não entendo como se extingue um clube, se depois se mantem o escudo, sigla, equipamentos,jogadores,dívidas,etc do Sport Lisboa. Se ele deixou o clube nao tem direito a considerá-lo extinto ou tem? Nao faz sentido.

Alguem conhece a historia do atletico madrid ou Inter ja agora? Tambem mudaram de nomes, passaram por fusoes e a data de fundacao manteve-se...

Cosme damiao disse tudo nessa entrevista a ABola

terça-feira, julho 08, 2014 10:10:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home