terça-feira, março 14, 2006

Liga Portuguesa, 26ª Jornada



V. Setúbal-FC Porto 0-2
Académica-Penafiel 1-0
Gil Vicente-U. Leiria 1-2
Marítimo-Rio Ave 0-0
Sporting-Boavista 1-0
P. Ferreira-V. Guimarães 1-1
Nacional-E. Amadora 1-2
Benfica-Naval 0-0
Belenenses-Sp. Braga 2-0

Recordando o prognóstico avançado aqui em 16 de Janeiro, referente a esta jornada:
«Sadinos a continuar a descer, os da Naval já resignados à sua sorte. Sporting com tarefa difícil pode falhar perante um Boavista com ganas de ir às competições europeias (a bem da análise, infelizmente o Sporting não pode ganhar sempre...)».
Porto 55, Benfica 54, Sporting 53.»
A realidade: Porto 57 (+2), Sporting 55 (+2), Benfica 50 (-4) (ainda Sp. Braga com 48, Boavista com 45 e Nacional com 43).

FC Porto
Boa vitória em Setúbal. A equipa está em forma e aparenta ter encontrado o modelo de jogo que lhe permite tornar-se mais efectiva. Continuo a afirmar que o esquema de Co Adriaanse é óptimo para dar espectáculo, mas que potencia surpresas...

Sporting
Vitória esforçada contra um Boavista em grande forma. Grande golo de Tonel, bola no poste de Liedson, penalty falhado por Sá Pinto. Acima de tudo, uma defesa intransponível, onde reina o espírito de equipa. De fininho, já vai na sétima vitória consecutiva, com 15 golos marcados e 2 sofridos (ambos de penalties). Essa é que é essa.

Benfica
Azar num jogo típico de tiro aos pombos. Desta vez foi a Naval a ter a Deusa (vulgo Vaca Leiteira, como diz o Manolo) do seu lado e mandou o submarino ao fundo! Benfica parece incapaz de acompanhar o ritmo dos rivais na caminhada na Liga Portuguesa. Agora apostam tudo contra o Barca.

A Jornada
Dificilmente a U.Leiria será apanhada pelo pelotão da despromoção, depois da vitória em Barcelos. A Académica parece imparável na sua recuperação, à semelhança do que sucedeu na época passada. Destaque para a vitória do E. Amadora na Choupana. Tão pouco tempo passou e o Nacional já está a 12 pontos do Sporting. É risível recordar algumas das “bocas” que o Rui Alves produziu há umas semanas atrás. É curioso verificar que do 4º ao 7º todos perderam, alargando o fosso para o trio da frente – mais especificamente para FC Porto e Sporting, que aumentaram a vantagem para o Benfica.

A Zona dos Aflitos
As contas da despromoção continuam uma lotaria. V. Guimarães empatou em Paços de Ferreira: Pontes lançou Antchouet, que marcou aos 89’. De seguida, Pontes fez entrar o defesa Dragoner, para segurar a vantagem. Dragoner marcou na própria baliza aos 92’. O futebol de facto não é uma ciência... Marítimo afunda-se cada vez mais, Belenenses (surpreendentemente) venceu o Sp. Braga.

Classificação Geral:

1. FC Porto 57
2. Sporting 55
3. Benfica 50
4. Sp. Braga 48
5. Boavista 45
6. Nacional 43
7. V. Setúbal 39
8. U. Leiria 35
9. Académica 32
10. Marítimo 31
11. Belenenses 31
12. Rio Ave 30
13. E. Amadora 30
14. Naval 28
15. P. Ferreira 28
16. V. Guimarães 28
17. Gil Vicente 27
18. Penafiel 12

Antecipação da próxima jornada (16 de Janeiro):
«27ª jornada: FC Porto-P.Ferreira, Rio Ave-Benfica, U.Leiria-Sporting
FC Porto vence, os outros dois empatam?
»
P.Ferreira e Rio Ave sentem a corda da despromoção na garganta. U.Leiria está bastante mais tranquila. Tudo pode acontecer nesta Liga Fantástica!

1 Comments:

Blogger manolo said...

O jogo Belenenses-Sp. Braga dividiu-me: por um lado torço pelos de Belém para não cairem na 2ª Liga, por outro... acho muito interessante o Braga estar a pressionar o Benfica. A deslocação a Leiria é díficil, mas é bom que eles não estão tão aflitos como o Rio Ave. Para o Benfica o jogo é mesmo decisivo... O Guimarães perdeu ocasião de ouro; após ter a sorte de marcar no fim, ainda sofreu o empate! Incrível, de facto.

terça-feira, março 14, 2006 1:35:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home