quarta-feira, agosto 23, 2006

Está quase aí…

O início do campeonato aproxima-se e é tempo de fazer uma antevisão do que, na minha opinião, vai ser esta época.

Aqueles que me conhecem sabem que, em termos futebolísticos, não sou muito dado a projecções muito optimistas. Porém, creio que o Sporting é, nesta altura, a melhor equipa. Manteve o treinador, a estrutura e reforçou-se com (relativa) qualidade. A responsabilidade para Paulo Bento é maior este ano, mas ele tem sido capaz de tomar conta do recado. A equipa apresenta níveis técnico e tácticos bastante apreciáveis e actua como um bloco, mesmo quando roda os jogadores. Além do mais, é o único dos três grandes que mantém o treinador. Nos jogos a brincar o Sporting esteve muito bem, veremos agora quando for a doer.

O Porto de Co Adriaanse seria, na minha opinião, o favorito ao campeonato e a sua saída veio debilitar o Porto. A equipa teve meses para conseguir assimilar o esquema táctico do holandês e agora com Jesualdo Ferreira a equipa terá de voltar a jogar num esquema mais clássico, dado que não é crível que o sistema actual se mantenha. Não obstante, o Porto tem o melhor plantel, embora aparente alguma fragilidade na frente do ataque.

O Benfica manteve o plantel, mas mudou de treinador. Se Koeman não era consensual, Fernando Santos ainda o é menos. Não é, para mim, treinador para um grande. Os resultados têm-no demonstrado: é certo que foi penta-campão pelo Porto – tinha Jardel e Deco e foi numa altura em que o Porto iniciava o campeonato com o título praticamente entregue –, mas perdeu o título nos dois anos seguintes para o Sporting – com um dos piores plantéis de sempre – e para o – pasme-se – Boavista. No Sporting não fez melhor. Não podia ganhar o título ao Porto de Mourinho, mas a forma como perdeu o segundo lugar para o Benfica ficou-me atravessada. Agora no Benfica tem tido dificuldades para por o seu estilo de jogo em prática, mas já apresenta resultados: apesar do adversário ser bastante acessível, conseguiu garantir o acesso à champions.

Referência para o Braga. Tem um excelente plantel. Se o Carvalhal não o destruir, como fez no Belenenses pode ser que a equipa mantenha (ou melhore) os níveis que tem evidenciando nos últimos anos. Académica, Nacional e Boavista com excelentes treinadores poderão também ser (relativa) surpresa. A rever também Domingos, no Leiria e o efeito Jardel, no Beira Mar.

O Estrela, o Aves e o Naval são os candidatos à descida.

PS: Estarei de férias em Setembro. Não garanto a presença assídua no RdJ, mas farei os possíveis.

3 Comments:

Blogger Rantas said...

Boas férias. Não me digas que ficaste com medo do lay-off, depois de ter sido divulgada a lista de dispensas :-)

quinta-feira, agosto 24, 2006 12:41:00 da manhã  
Blogger Dever Devamos said...

Não é isso. Apenas para manter os leitores informados!

quinta-feira, agosto 24, 2006 9:24:00 da manhã  
Blogger El Ranys said...

Os leitores agradecem ;-)
Boas férias, dever.

terça-feira, agosto 29, 2006 5:35:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home