quinta-feira, março 22, 2007

Equipa Nacional, o nosso orgulho


Portugal tem uma grande equipa de futebol. Não significa que ganhe os jogos todos mas é hoje respeitada e temida por todo o mundo. Com Scolari no comando chegámos longe nas grandes competições e não falhámos nenhuma qualificação lutando sempre ombro a ombro entre os melhores.

E, além disso, tem uma continuidade numa renovação que entusiasma. Ricardo na baliza é hoje, sem discussão, o nº 1 nacional. Durante esta temporada ultrapassou todos os problemas e está sólido, seguro e tranquilo. Na defesa, dois centrais inteligentes rápidos e quase inultrapassáveis, R. Carvalho e J. Andrade. Na direita lateral Miguel, veloz e raçudo dá profundidade extra. No lado contrário o lugar não é certo; Paulo Ferreira ou Caneira. O leão tem uma experiência que lhe permite fazer a posição sem erros e apoir bem o ataque, o jogador do Chelsea também adiciona valor à equipa.. No miolo serão Petit, o cão de guarda, incansável, e Tiago, espero que a alto ritmo, para libertarem Viana (ainda não conseguiu provar) e sobretudo Cristiano Ronaldo e Quaresma (será?) que serão as nossas gazuas, a pôr a cabeça a andar “à roda” aos sisudos belgas que nunca perderam connosco (a sério). A surpresa está reservada para o eixo do ataque: se a equipa jogar para Hugo Almeida podemos ter o sucessor (que andamos à procura) para Pauleta. Avançado forte e com instinto para golo. Opções muito válidas temos Meira, os nossos Moutinho e Nani e Nuno Gomes (mal no último jogo, na Amadora). Falta Simão que estará pronto na Sérvia.

O nosso grupo está difícil. Finlândia a dominar, Polónia e Sérvia na perseguição e depois nós e a Bélgica, ainda tudo perto quando se atinge cerca de metade da competição. A jornada dupla é de importância decisiva. O Estádio de Alvalade tem sido talismã: 3 vitórias (7-1 à Rússia, o decisivo jogo contra a Espanha e a meia-final frente à Holanda no Euro 2004). Lá estarei para puxar pela nossa equipa. Com o orgulho extra de verificar que cada vez mais as equipas nacionais vão beber à formação sportinguista, uma das melhores escolas de futebol a nível mundial. Sabe bem poder afirmar isto, com a convicção de ser verdade.

2 Comments:

Blogger Redus Maximus said...

Mai nada!! Estamos todos com a selecção! Sem clubismos

quinta-feira, março 22, 2007 11:16:00 da tarde  
Blogger Nelson said...

em abono da verdade convém dizer com com Scolari só conseguimos uma qualificação (Mundial 2006). Com Oliveira fizémos duas, se bem me lembro (Europeu de 96 e Mundial de 2002). Pelo caminho tivémos Humberto Coelho no Euro-2000

Não precisámos de nos qualificar para o Euro-2004.

sexta-feira, março 30, 2007 9:24:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home