quarta-feira, agosto 15, 2007

Benfica 2 - Copenhaga 1


O Benfica começou o jogo com a equipa que se esperava. Sai Manuel Fernandes, entra Rui Costa.
As ilações que se retiram do jogo levam-me a pensar que temos uma equipa com atitude. Com querer. Com raça. Ora vamos lá à crónica:

O Benfica estava claramente em menor forma física do que o Copenhaga que já leva cinco jornadas do seu campeonato. Ainda assim conseguiu vencer.
O Benfica viu no espaço de uma semana sair Simão, Manuel Fernandes e a meio da primeira parte saiu Luisão. Ainda assim, sem desculpas, venceu. E venceu bem.
Dos jogadores que estiveram em campo nota-se que Rui Costa e Petit são os patrões desta equipa.
Nuno Assis também está muito bem.
Com os dois golos fantásticos que fez, Rui Costa mostrou que ainda é um grande jogador, e com toda a humildade no fim do jogo afirma "ainda consigo ser jogador do Benfica!". Um exemplo de hombridade e Benfiquismo. Bem hajas Rui!
Cardozo é um avançado de qualidade, que remata fácil. Faz boas tabelinhas, segura bem a bola e, no estádio, nota-se que a equipa ainda está a aprender a colocar-lhe a bola. Tem tudo para render muito mais do que hoje.
Gostei de Bergessio. Faz-me lembrar o Yuran. Tem muita força, luta, está sempre disponível para receber a bola, movimenta-se constantemente e teve alguns pormenores de qualidade. Acho que pode render muito este ano.
Luis Filipe é pior do que Nélson a atacar. A defender é mais disciplinado, mas duro de rins. Como é que Grønkjær passa tantas vezes por ele? Nos jogos em casa defendo que o Nélson deve ser titular. Será que não jogou porque vai para o Sevilha?
Léo foi dos melhores hoje. Mostrou porque é, neste momento, o melhor lateral esquerdo da I liga portuguesa. E mostrou a fibra de que são feitos os grandes profissionais. Uma grande salva de palmas.
Depois houve os garotos, Fredy Adu e Fábio Coentrão. Freddy tem talento. E tem 19 anos. Precisa de ganhar massa muscular, disciplina táctica, ritmo de jogo e entrosamento com os colegas. Pode vir a render muito mas dêem-lhe tempo. Fábio Coentrão é raçudo, tem força, velocidade e também talento. Tem também vícios imperdoáveis quando se joga numa equipa como o Benfica. Tem que deixar de se atirar para o chão. Quando cair tem que se levantar de imediato para recuperar a bola. Aqui, assim como Bologni no Sporting fez com Quaresma e com Ronaldo, também Fernando Santos tem um trabalho de paciência, determinação e detalhe para fazer extrair o máximo destes dois jovens. Aos quais junto Di Maria e David Luiz que tem que se conter na sua agressividade. Se hoje fosse expulso, como devia ter sido, para a segunda mão em Copenhaga o Benfica não teria centrais de raíz. Um central com a sua qualidade não precisa e não deve ter atitudes daquelas à Paulinho Santos. Isso é para clubes menores.

Sobre o jogo muito haverá a escrever, mas vou destacar só um momento. A lesão do Luisão. Que foi mesmo à minha frente. O Luisão sentiu a dor na coxa direita e fez sinal ao banco para sair. Resposta, "Freddy aquece! Luisão, aguenta aí que já sais". Então não há uma alminha que diga ao Luisão para se atirar para o chão, que ele não está em condições? Foi preciso o rapaz ir fazer um corte a medo que deu no segundo golo do jogo, primeiro do Copenhaga, para se conseguir uma pausa no jogo? Por amor de deus! Foi mais uma falha do banco.

Em jeito de conclusão digo que dadas as circunstâncias o resultado e a exibição foram boas. Como jogaria o Porto se perdesse Bruno Alves, Lucho e Quaresma de uma assentada?
O Benfica tem talento e qualidade. Falta-lhe no plantel um médio como Manuel Fernandes ou Tiago (da Juve) para dar mais opções à equipa (Alô Riquelme?). Mas o campeonato começa já no sábado e exige-se uma vitória. Quem vai jogar? Não sei. Mas temos de ganhar e se falta algum entrosamento entre os jogadores parece-me que há muita alma e querer nesta equipa. E isso é fundamental nos campeões!


P.S - Fui ver o jogo e tive de sair do estadio aos 20 mins de jogo da segunda parte. Vi depois o resumo na televisão.

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

O que eu vi:Um benfica pequenino sem fio de jogo que a jogar desta maneira, em Copenhaga vai para a uefa.

quarta-feira, agosto 15, 2007 4:55:00 da tarde  
Blogger Redus Maximus said...

A ver vamos caro Manel...

quarta-feira, agosto 15, 2007 10:51:00 da tarde  
Blogger Alex said...

Meu caro Redus: Louvo o teu optimismo. Sinceramente não partilho desse optimismo. O Benfica foi, neste jogo, uma grande desilusão. Está mal fisicamente? Como se explica que, sabendo que ía disputar uma eliminatória tão importante, fez menos jogos de preparação que os rivais?
O Benfica foi uma confusão tacticamente. O jogo do Benfica limitou-se a fazer correr a bola entre os seus quatro defesas, raramente fez jogadas a entrar e abrir a defesa do Copenhaga.
Na minha opinião, mais uma vez é que Fernando Santos não tem unhas para o Benfica. Tem jogadores como há muito tempo não tinha, mas... não conseguiu fazer uma equipa.
Espero que daqui a 15 dias estejamos muito melhores, senão...
É evidente que Nelson tem que ser o titular. É mais rápido, ataca, é uma mais valia enquanto Luis Filipe joga parado e paradinho. Nelson tem que usar a cabecinha pois o mal dele é não ser muito inteligente, não saber medir o esforço, mas... Luis Filipe não acrescenta nada.
E Luisão mais uma vez lesionado! Neste momento temos 1 defesa central.
Começamos a época já em alto stress, e a necessitar de um Médio e um Defesa Central!
Caro Redus, gabo, de facto, o teu optimismo.
Eu espero que tude melhore, já no próximo jogo com o Leixões.
Saudações benfiquistas.

quinta-feira, agosto 16, 2007 10:01:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

A ver vamos meu caro.Sinceramente espero um Benfica melhor na segunda mão.
De maneira alguma è minha intenção desejar que o seu clube não passe.
No entanto em Copenhaga terão que jogar muito mais para seguirem em frente.

quinta-feira, agosto 16, 2007 6:34:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home