domingo, agosto 12, 2007

Para começo, mais uma Taça ...


Começa a dar frutos, isto é títulos, a equipa do Sporting; uma habituação de vitórias que enche de enorme esperança todos os adeptos do Leão. Início a ganhar, mas, infelizmente , sem jogar bem, como Moutinho desejava. No Guadiana, fomos superiores aos encarnados (este ano mais rosado) e perdemos. Mas a sério, contra o Porto, campeão, ganhámos. O Jesualdo, e todos os portistas já perceberam (vide últimos jogos da última época, bastava haver mais um ou dois jogos, e teriam perdido o título, como o Barcelona em Espanha) que o Sporting é um real candidato… até ao último jogo, e que os últimos confrontos foram-lhes amargos. Teremos já a seguir (2ª jornada), mais um desafio.

“Adivinhei” que Pedro Silva ía para a esquerda; foi para mim uma revelação contra o Benfica (na direita) e não acreditava que Paulo Bento arriscasse no Ronny. Mas, com o azar de Pedro Silva (entrou bem no jogo, mas lesionou-se no inicio) houve a sorte de Ronny que fez um jogo sem mácula, embora com alguma falta de confiança. Aliás foi de pouca confiança ainda a construir, que o Sporting passou cerca de ¾ do jogo a defender. E bem. Embora tenha realmente apreciado mais os primeiros minutos, em que o Sporting teve a bola e atacou, reconheço que o que a equipa fez no resto do jogo é extremamente importante durante a época: espírito de sacrifício, lutar sem desistir e acreditar no golo-rocket de Izmailov, para fazer o resultado, a vitória. Aqui tinha razão o Jesualdo, numa interpretação livre, quando dizia que o Sporting já tem uma equipa formada há um ano etc, e portanto essa seria uma desvantagem dos portistas, tinham que construir uma equipa nova; de facto continuamos a ter uma equipa com aquelas características, o dedo de Paulo Bento, o treinador que tem já uma imagem de ganhador.

O Porto jogou mais futebol, trocou bem a bola, rápido a partir para a frente, e obrigou-nos a estar sempre a cheirar a bola, a marcar, a ocupar espaços defensivos. E quando a equipa ganhava posse de bola, parecia nã haver tempo ou alguém a quem passar em condições. O meio-campo não agarrou o jogo, e o futebol do Sporting é, basicamente o jogo do meio-campo. Veloso lento e nem sempre a resolver bem, mas contudo, sem bola – sua principal função, neste jogo – esteve ao seu nível, parou sempre (quase) os ataques antes de se tornarem verdadeiramente perigosos. Moutinho não está em boa forma (ainda) e fez muita falta. Cumpriu nas tarefas defensivas aliás como toda a equipa. Romagnoli foi o mais mexido, na senda desta pré-época, um dos melhores jogadores do Sporting. No ataque Liedson foi desilusão (e era forte expectativa) mas Derlei não esteve mal e podia ter marcado. Na defesa Polga continua a mandar com classe.

Tivemos sorte (bolas no poste) mas parámos o Porto, que nunca chegou a dominar nem a criar muitas ocasiões de golo. Foi uma vitória com sabor a injustiça para a equipa do Porto, (e nós conhecemos essa injustiça), mas nestas coisas do futebol temos que ser maquiavélicos: só interessa o resultado, mesmo jogando mal, ter meios de assegurar a vitória é a receita dos grandes campeões, e Paulo Bento (assim como Mourinho) parece conhecer o segredo dessa receita. Nesta Supertaça (sexta vitória em sete possíveis) o “segredo” foi Izmailov, uma das aquisições que foram titulares.

Temos muito tempo para jogar bem. A estrutura está bem oleada (acabou a última época em grande forma), a renovação do plantel foi bem conseguida, temos material para construir uma, ainda melhor, equipa. Próxima sexta-feira, em Alvalade, a visita da Académica é óptima ocasião para verificar, in-loco, o andamento da obra.

2 Comments:

Blogger Redus Maximus said...

Ridículo foi o discurso inicial de Jesualdo Ferreira "O Sporting tem um ano de avanço" um disparate completo que só demonstrava receio.
O Porto, dos titulares apenas perdeu Pepe, Anderson só jogou metade da época. Por isso não sei como é que o professor se sai com um bitaite daquele! Fez ricochete. Parabéns ao Sporting

terça-feira, agosto 14, 2007 1:06:00 da manhã  
Blogger El Coelhone said...

pois realmente este professor ainda precisa aprender uams coisitas...
mas pronto jogatan de freguesias pra ser em condições até tiros tem, por isso, resolveu-se tudo ao tiro, e que tiro... :)

terça-feira, agosto 14, 2007 8:36:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home