quinta-feira, fevereiro 05, 2009

Era uma cabazada...

Como habitualmente, quando o Sporting ganha é porque os outros são fracos, jogaram mal ou o jogo era "feijões". A realidade é que a equipa de Alvalade dá sempre tudo para ganhar em cada jogo, em cada competição. E faz uma gestão eficiente do plantel, de forma a que os normalmente suplentes não se notam quando jogam a titulares. E a meia-final da Taça da Liga (Carlsberg Cup), desvalorizada pelos portistas, foi, na verdade, uma excelente oportunidade para comparar 2ªs linhas de uns e de outros (lembro que as "sonantes" contratações do FC Porto, pelo menos nos seus ordenados estiveram lá todos) e a conclusão foi evidente: a superioridade dos leões, mesmo sendo infeliz na 1ª parte merecia melhor resultado. 4-1 soube a pouco.

Opiniões que tenho ouvido, deixam-me boquiaberto: o Porto controlou inicialmente, chegou com naturalidade ao golo e esteve perto do 0-2!! De facto, o futebol presta-se a interpretações muito variadas. Só uma equipa desde o apito inicial quis ganhar o jogo. O Sporting agarrou a iniciativa, empurrou o Porto, sem no entanto criar situações de golo, embora rematando sempre. Depois, um "golo à traição" com responsabilidades próprias), dava ao Porto uma vantagem imerecida, causando intraquilidade sportinguista, perante um "autocarro" à frente da área (no pior sentido da expressão), marcando o pior período do Sporting (cerca de 10').

Mesmo com o ambiente desmoralizador de Alvalade, a equipa teve forças para reagir e acaba a 1ª parte em grande nível, com jogadas de golo (Postiga completamente ineficaz), Moutinho, Vukcevic e Romagnoli podiam ter empatado, antes do golo (penalty duvidoso) que estabeleceu o 1-1 ao intervalo.

A 2ª parte começa com outro penalty (Pedro Emanuel, passou-se?!) e o Sporting a virar, com todo o mérito, o resultado. E a equipa respirou bom futebol, com jogadas de finalização a aparecerem regularmente. Derlei entrou e foram dele os mais bonitos golos da noite; 0 3-1 com magnífica assistência de Vukcevic, e o quarto após uma bela combinação Pereirinha / Izmailov. Com franqueza o resultado podia ter sido uma "grande cabazada". Segundo "A Bola" o Sporting teve 11 remates de perigo (contra 2 do Porto) em 18 remates.
Um bom jogo de equipa com Adrien a encher o campo, fazendo a melhor exibição que lhe vi, Moutinho com momentos mágicos (e já vai em 94 jogos consecutivos); aplaude-se o regresso da dupla Polga - Tonel (com Carriço a descansar) e boa nota para Izmailov (escandalosa perdida no final), Derlei, Vukcevic e sobretudo o destaque para Pereirinha que tem tudo para ser titular; rápido, inteligente, técnica a fazer lembrar P. Barbosa, e também bem na cobertura defensiva. Abaixo da média só Grimi e Postiga que têm que fazer mais. Vamos encontrar o Benfica na final, o que já valeu 600 000€, para acabar uma bela campanha (4 vitórias, 13 golos marcados) nesta Taça que queremos ganhar.
Na Liga Sagres, desperdício de pontos irritantes. Nacional na Madeira e na Trofa tivemos a vitória ao alcance, mas não fomos minimamente eficazes. Liedson lesionado, Veloso com mais um caso, Paulo Bento tem um grande desafio nos próximos jogos: Braga, Restelo, Benfica e Dragão. A luta continua.