sábado, dezembro 10, 2005

Sporting 0 - 1 Estrela da Amadora

A nota dominante da derrota de hoje é o falhanço.
Falhanço de oportunidades de golo - duas cabeçadas de Tonel e uma cabeçada, incrivelmente mal direccionada, de Liedson.
Falhanço de um penalty por Liedson.
Falhanços consecutivos no último passe de Douala (começa a ser demais a falta de sequência que este dá às jogadas).
Falhanço na velocidade e movimentação de Wender.
Falhanço, mais uma vez (quantas mais são precisas?), na adaptação de Tello a defesa esquerdo.
Falhanço na dinâmica do meio campo, com Moutinho em sub-rendimento e Custódio hoje menos "imperial".
Bom, postos os falhanços essenciais em forma de letra, convém dizer que a exibição do Sporting não foi má. Mau foi, sobretudo, o resultado. E a exibição individual de alguns jogadores. Mas tivesse o Sporting concretizado algumas das oportunidades de golo de que dispõs, e outro leão rugiria.
Convém precisar que, apesar de Tonel não ter conseguido marcar em duas ocasiões, cabeceou muito bem. O central estava lá e tentou fazer aquilo que não é a sua maior obrigação no jogo. A defender, esteve na mesma forma a que já nos vem habituando: impecável e concentrado.
As más exibições individuais de que falo foram de:
Liedson - Falhou nas movimentações de ataque, na criação de espaços, no penalty que não converteu, numa ou outra ocasião a que não deu a melhor sequência;
Douala - Incrível, começa a ser verdadeiramente irritante. Desembaraça-se sempre muito bem das marcações, embala em velocidade, cria espaços (em tudo isto é, de facto, muito bom) e, quando chega à área ou proximidades, faz disparate: cruza mal, entrega ao adversário ou chuta para fora. Irra, que já é demais;
João Moutinho - Não foi uma estreia na posição, mas Paulo Bento reservou-lhe funções mais recuadas, ao lado de Custódio. Tem vindo a apagar-se. Continua cumpridor e esforçado, como sempre, mas o seu futebol está a perder alguma fantasia. Rende menos, cá atrás, e quando revela falta de dinâmica, como ontem, toda a organização do jogo ofensivo do Sporting se ressente;
Sá Pinto - Sobre o capitão, já não há grandes expectativas: raçudo e com ganas de vencer, sempre com grande amor ao clube. Mas estão-lhe atribuidas as funções de "mente esclarecida" no ataque do Sporting. Decididamente, não tem futebol nem clarividência suficiente para isso. Fica sempre o esforço, a dedicação e a devoção que coloca em tudo o que faz. Vai-lhe faltando a glória.
Tello - Recorrente erro de casting como defesa esquerdo. Vão queimando as possibilidades que poderia ter para se afirmar como médio central competente.
Wender - Corre pouco, erra passes, não se desmarca para receber bolas... Ainda pode vir a justificar as razões porque foi contratado mas, até agora...

O Estrela fez pela vidinha. Uma equipa curta, mas certinha. Fez bastante anti-jogo, o que é sempre uma coisa feia. Mas sai com os 3 pontos e isso é recompensa suficiente.

Parece-me que, em Janeiro, vão haver várias novidades no plantel do Sporting, entre entradas e saídas.

2 Comments:

Blogger Alex said...

Está engraçada essa do Custódio esteve menos imperial. Ah! Ah! Foi boa.
Saúdinha

sábado, dezembro 10, 2005 3:30:00 da tarde  
Blogger El Ranys said...

Eu sei que gostas mais do estilo carniceiro do Petit.
O Custódio é um grande jogador, que normalmente fecha muito bem o meio-campo do Sporting aos ataques adversários. E,nessas, funções, distingue-se. OK, ontem não esteve assim tão bem.

domingo, dezembro 11, 2005 2:27:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home