Liga Portuguesa, 25ª Jornada
Recordando o prognóstico avançado aqui em 16 de Janeiro, referente a esta jornada:
«Creio que o Nacional ainda consiga fazer um brilharete no Dragão - longe dos 0-4 do ano passado, mas ainda assim uma pequena partidinha... e o Campeonato há-de começar a ferver! Porto 52, Sporting 52, Benfica 51.»
A realidade: Porto 54 (+2), Sporting 52 (=), Benfica 49 (-2) (ainda Sp. Braga com 48, Boavista com 45 e Nacional com 43).
FC Porto
Do pouco que vi do jogo com o Nacional, registo um bom recital de futebol de ataque. O FC Porto ficou-se pelos 3, poderia ter marcado mais. O Nacional poderia ter também marcado por diversas vezes. E é exactamente isto que assinalo: O futebol atractivo é fabuloso, dá espectáculo e deixa os adeptos bem-dispostos. É, no entanto, extremamente ingrato – basta um pequeno deslize, uma bola embater na trave em vez de entrar, uma equipa mais “italiana” do outro lado e está o caldo entornado. Viu-se com o Sporting de Peseiro do ano passado. Neste último terço do campeonato, as equipas tendem a ser mais pragmáticas, hipotecando o espectáculo aos resultados – o tipo de futebol com que o holandês se dá pior. Co Adriaanse conta com um maior leque de opções do que Peseiro na época passada; aposta também numa táctica mais arrojada. Pode ser campeão ou... quase.
Sporting
Jogo incómodo contra uma equipa que utilizou a táctica estafada do autocarro na baliza. É bom para o Sporting contar com a tranquilidade que Paulo Bento devolveu ao balneário e aos adeptos.
É justo destacar uma faixa que um adepto levou para o estádio: « Por cada leão que caia outro se levantará!». Muito adequado para o jogo em que Liedson e Caneira não jogavam. Koke bisou. É uma boa opção, que aparenta estar num melhor momento do que Douala e mesmo do que Deivid.
Benfica
Acompanhei a espaços e distraidamente o jogo da Reboleira. Notei uma certa falta de vontade dos jogadores do Benfica em se chatearem, principalmente na primeira parte. Lembro-me que considerei deslocado um comentário do senhor da SportTV – algo do género «O Amadora a gastar tempo, porque o resultado lhe interessa...». O que eu vi foi de facto o Amadora interessado no jogo e no resultado, o Benfica totalmente desinteressado e alheado. No final, Miccoli fez o milagre que deu 3 pontos e tranquilidade para Liverpool. Até à próxima derrota, porque isto com os adeptos com personalidade bipolar já se sabe...
A zona dos Aflitos
Quanto a mim, a zona dos Aflitos inicia-se logo na 8ª posição. U. Leiria e Marítimo perderam e já não podem olhar para trás, sob pena de serem ultrapassados pela invasão que por aí vem.
Guimarães (excelente goleada ao Setúbal!) e Naval (a segunda chicotada psicológica resultou mesmo!) continuam a subir. A Académica (boa vitória em Leiria) e o Rio Ave (novo treinador) venceram. As contas das despromoções estão muito complicadas!
Uma nota final para referir o hat-trick de José Fonte em Penafiel. Um jogo inesquecível para este jogador benfiquista emprestado ao Paços!
Classificação Geral:
Antecipação da próxima jornada (16 de Janeiro):
«26ª jornada: V. Setúbal-FC Porto, Benfica-Naval, Sporting-Boavista
Sadinos a continuar a descer, os da Naval já resignados à sua sorte. Sporting com tarefa difícil pode falhar perante um Boavista com ganas de ir às competições europeias (a bem da análise, infelizmente o Sporting não pode ganhar sempre...)».
FC Porto e Benfica a vencerem, Sporting a empatar.
O Benfica vai encontrar uma Naval moralizada, com vontade de se manter na Liga, e no meio da semana vai a Liverpool; o jogo é mais difícil do que pode aparentar. O Sporting vai defrontar um Boavista moralizado, em excelente forma. A ausência de JVP poderá cortar um pouco o élan axadrezado. Vamos a ver...
1 Comments:
A diferença de 5 pontos entre o 17º e o 8º é espectacular. No espaço de dois jogos isto pode dar uma grande volta. Relembro que, no ano passado o Boavista, com JVP, foi cilindrado em Alvalade 6-1, e depois na "vigança" no Bessa, apenas ganhámos 4-0.
Saudações leoninas
Enviar um comentário
<< Home