quarta-feira, abril 12, 2006

Liga Portuguesa, 30ª Jornada







Nacional-Belenenses 4-0
U. Leiria-V. Guimarães 1-0
Sporting-FC Porto 0-1
Paços Ferreira-Rio Ave 2-1
Académica-Naval 2-2
Gil Vicente-E. Amadora 1-1
Benfica-Marítimo 2-2
V. Setúbal-Sp. Braga 1-0
Penafiel-Boavista 0-0


Recordando o prognóstico avançado aqui em 16 de Janeiro, referente a esta malfadada jornada:
«30ª jornada: Sporting-FC Porto, Benfica-Marítimo. O jogo do título? – Sporting e Benfica ganham, FC Porto perde».

Triste jogo, este do título...

A realidade: Porto 69 (+8), Sporting 64 (+1), Benfica 60 (-2) (ainda Sp. Braga com 54, Boavista com 48, Nacional com 47 e V. Setúbal com 45).


A Jornada
Em Alvalade, o anunciado jogo do título foi pobrezinho. Nenhuma das 3 equipas intervenientes esteve muito bem, resultando daí um feio espectáculo. O resultado foi mesmo o pior, mas teve a vantagem de definir o novo Campeão da Liga Portuguesa. Teriam de nascer galinhas com 2 cabeças, Miguel teria de regressar ao Benfica e Polga teria de marcar um golo para que os andrades falhassem de tal maneira que deixassem escapar o título.
O Sporting, principalmente depois do empate do Benfica na Luz, também está numa situação confortável para assegurar a qualificação directa para a Liga Milionária.
O Benfica está tranquilo no seu 3º posto, assim como o Braga.
Quem está engalfinhado para a vaga em aberto da UEFA são o Boavista e o Nacional. Eu aposto no Nacional, mas gostaria muito que fosse o Boavista; não só porque antipatizo fortemente com as equipas madeirenses - e com esta em particular – como também porque simpatizo com o treinador dos axadrezados. Mas o mais importante é que o Boavista ainda joga com Benfica e FC Porto, e o seu sucesso significará a falha dos rivais...

Lá por baixo tudo mais dramático. O Guimarães continua debaixo de água e o cenário inominável configura-se cada vez mais. Segue-se um cortejo de remediados em fuga, dos quais pelo menos um cairá, juntamente com o já tranquilo Penafiel e o revoltado Gil Vicente.

CLASSIFICAÇÃO
1. FC Porto 69
2. Sporting 64
3. Benfica 60
4. Sp. Braga 54
5. Boavista 48
6. Nacional 47
7. V. Setúbal 45
8. U. Leiria 40
9. E. Amadora 37
10. Marítimo 36
11. Naval 35
12. Rio Ave 34
13. P. Ferreira 34
14. Belenenses 34
15. Académica 34
16. V. Guimarães 30
17. Gil Vicente 30
18. Penafiel 15



Antecipação da próxima jornada (16 de Janeiro):
«31ª jornada: FC Porto-U.Leiria, Boavista-Benfica, E.Amadora-Sporting
FC Porto vence U. Leiria (Maciel, lesionado, não se conforma). Benfica escorrega no Bessa. Sporting, fortalecido pela liderança, ultrapassa E.Amadora já tranquilo na classificação.
»

Balanço
Tanto tempo depois, é tempo de fazer um balanço. Apesar dos prognósticos que aqui fiz em 16 de Janeiro serem naturalmente tendenciosos, é notável a sua aderência à realidade. Sporting tem mais 1 ponto do que eu tinha previsto, Benfica tem menos 2. Isso em 12 jornadas, com 36 pontos em disputa, não é uma diferença significativa. O que se destaca é de facto a boa campanha do FC Porto. Confesso que esperava que a táctica de Co Adriaanse desse para o torto, mas dou a mão à palmatória. O homem vai ser campeão e com justiça. Montou a melhor equipa, tem o melhor plantel, joga um futebol bonito e arrojado. Para o ano há mais campeonato!