Secção Zandinga
Se bem que seja ainda muito cedo - ainda nem se sabe quem vai ser o treinador do Benfica, sequer - quero deixar aqui expressas umas reflexões "à Zandinga".
FC Porto
Creio que o FC Porto conseguirá manter-se muito forte. A campanha europeia falhada permitir-lhe-á guardar as jóias (leia-se: Quaresma) e lançar uma candidatura forte para a renovação do títuo português e um comportamento mais conseguido na Liga dos Campeões. Mesmo que McCarthy saia. A contratação de João Paulo é um passo no bom caminho. A próxima época está bem encaminhada!
Sporting
Se, como tudo indica, o Sporting conseguir manter a estrutura desta equipa (venda do património...), pode lutar pelo título e por uma presença airosa na Liga dos Campeões. Os jogadores são jovens e ambiciosos e Paulo Bento luta pelos pontos, muito mais do que pelas exibições (o tal pragmatismo cínico). Mesmo que Carlos Martins saia. Há também outros que podem sair sem fazer grande "mossa" aos sistema - Douala à cabeça, com Deivid (quase) ao lado. Se se conseguirem bons resultados financeiros com as suas saídas, não há porque hesitar. A saída de Sá Pinto será também uma boa notícia. As eventuais entradas de Benachour e Saganowski podem tornar-se verdadeiros reforços. A próxima época está bem encaminhada!
Benfica
O flop em que se transformou esta época do Benfica pode traduzir-se negativamente na próxima época. Obviamente que o novo treinador pode reverter esta questão, mas é mais um desafio. E os factores de risco estão em evidência: eliminatória de qualificação para a Liga dos Campeões na pré-época (com um treinador novo...) e um ambiente de cortar à faca no balneário. Quim já não deve falar praticamente com ninguém; Ricardo Rocha sente-se, simplesmente, fodido, desde há mais de um ano - é praticamente dos jogadores com um salário mais baixo. Simão e Nuno Gomes sentem-se aldrabados por Veiga (caso Robert, caso Karagounis, caso Miccoli); Manuel Fernandes dá ideia que desde há tempos que anda com a cabeça noutro lugar. Moretto afinal é só mais um guarda-redes; Nelson "apagou-se"; Geovanni vai sair; Miccoli, um dos grandes jogadores deste plantel, vai sair; aparentemente, Robert vai continuar no clube, ajudando a corroer a coesão que ainda possa existir no balneário. Quem vão ser as apostas do próximo treinador? Karyaka? Manduca? Marco Ferreira?! A vida não está fácil, lá para os lados da Luz.
Outros
O Sp. Braga não vai conseguir estar tão forte. Com a substituição de Jesualdo Por Carvalhal, principalmente, mas também porque a equipa tem perdido fulgor. As saídas de Nunes, Abel e Jorge Luiz, a quase certa saída de Madrid, não deixam antever nada de bom. É verdade que o Braga tem comprado bem, e Junior, do Paços, aparentemente já assinou...
O Boavista vai estar mais consistente com Jesualdo. João Pinto pode não aguentar mais uma época de ato nível.
A Académica fez uma grande contratação - Manuel Machado. Será que apostam mesmo já na UEFA?
3 Comments:
De facto são previsões à Zandinga. Ele nunca acertou uma pois não ?
Mas o que ressalta deste post é a ideia de que houve dois vencedores e um perdedor nesta época ! É indiscutível que o Porto foi o grande vencedor, mas... O Sporting ganhou o quê ?
E o Benfica está assim tão mal ? O flop ? O ambiente de cortar à faca ? Albrabados pelo Veiga ? Mas que filme é este ?
Parece-me mais um sonho de lagarto!
Saúdinha
Alex, bem-vindo às lides bloguísticas. Já há muito tempo que não aparecias.
Vou-me então justificar:
- O Sporting acaba a época como um vencedor:
/ Alcança a qualificação directa para a Liga dos Campeões, que é um marco apetecível,
/ Ganha um treinador respeitado pelos adeptos e pelo plantel (coisa que não acontecera o ano passado)
/ Ganha um balneário unido. Não se perspectiva nenhuma revolução do plantel
/ Ganha uma Direcção forte e coesa, depois de um ano muito atribulado
- O Benfica é perdedor:
/ Tem de disputar uma pré-qualificação fundamental em Agosto
/ Ainda não tem treinador
/ Depois das compras de Janeiro, o balneário não está pacífico. A acrescentar aos nomes que coloquei no poste como potenciais saídas (R. Rocha, Simão, M. Fernandes, Geovanni, Miccoli), surgiu também o nome de Luisão.
/ Só uma confusão muito grande pode fazer questionar que a época do Benfica tenha sido um flop. Se a última época do Sporting foi assim considerada por ter ficado em 3º (apesar de ter lutado pelo título até à 33ª jornada e de ter sido altamente prejudicado - roubado - na 34ª, contra o Nacional), mas ainda assim foi a uma final europeia - a época do "quase", como lhe chamaram alarvemente - o que dizer desta época do Benfica? E o que dizer do estado em que está cada um dos 3 planteis?
Discordo dessa visão. Na minha opinião, como já disse, a época do Benfica foi um fracasso. Mas salvou-se a campanha europeia. E a campanha europeia vale muito. Além do dinheiro, ganhou o prestigio já esquecido por essa europa. Ganhou o que o Sporting tem a possibilidade de fazer para o ano, que foi a grande vitória do Sporting deste ano. Fazer, para o ano, o que o Benfica fez este ano!
Assim fazer do Sporting um vencedor nesta época é simplesmente... aberrante !
Saúdinha
Enviar um comentário
<< Home