domingo, maio 14, 2006

O Presidente do Clube!

A selecção nacional portuguesa está transformada num clube restrito ao qual acedem os mesmos de sempre. São os meninos protegidos do mister Scolari. O Sr. Scolari, como dirigente máximo “da nossa selecção” só chama os que quer, independentemente do mérito. Só assim se compreende que a selecção se mantenha a mesma desde o europeu. Os melhores jogadores portugueses de há dois anos atrás são, na óptica de Scolari, os mesmos de hoje. Não interessa que não tenham clube, não interessam que estejam completamente fora de forma, não interessa que estejam sempre lesionados. O que interessa é manter o grupinho. Só assim se compreende a mais que provável convocatória de jogadores como Costinha, Maniche, Hugo Viana, Hélder Postiga, Nuno Valente e Quim. E por oposição a não convocatória de nenhum dos melhores jogadores do campeonato: Quaresma, Raul Meireles, Bosingwa, Moutinho e até Miguelito.

Costinha à altura do Mundial estará há seis meses sem fazer um único jogo de futebol. E o desempenho que estava a ter no Dínamo no último ano também não abona muito a seu favor. Maniche é outro caso escandaloso. Desde o europeu não fez um único jogo em condições. Além disso, no último ano, entre Rússia e Londres, jogou apenas intermitentemente. O mesmo se passa aliás com Hugo Viana, que não fez outra coisa este ano que não seja aquecer o banco do Valência. Postiga, que abandonou o Porto para jogar mais até conseguiu ter um rendimento mais profícuo, mas ainda assim muito aquém de João Tomás, de Hugo Almeida e até de Lourenço. Quanto a Nuno Valente, entre lesões e mais lesões, fez uma época completamente banal. Finalmente, Quim, o eterno suplente da selecção é também eterno suplente no Benfica.

Como é possível nenhum dos melhores jogadores do campeonato ser convocado? A não convocatória de Quaresma então parece-me altamente injusta e escandalosa. Quaresma é neste momento o melhor extremo português! Nem Figo, nem Ronaldo, nem Boa Morte e muito menos Simão jogam actualmente melhor que ele.
A selecção nacional tem de ser o conjunto dos melhores jogadores. Sempre e no momento. Não os de há dois anos atrás.

Assim não dá, Sr. Scolari! Esta não é a minha selecção!