domingo, maio 14, 2006

Acabou-se a época

Palmarés
Esta foi a 3ª época consecutiva em que concorri na Liga Record. Há 2 anos atrás, fiquei em 1º numa semana, que me rendeu 500 contos em viagens. Inscrevi 32 equipas. No ano passado, tinha 28 equipas e conquistei um 2º lugar numa jornada. Deram-me um relógio, que só mantenho em casa porque me esqueci de o passar a alguém no último Natal.
Este ano tinha 20 equipas. Não ganhei nenhum prémio semanal mas terminei a época com uma equipa em 109º lugar, a 101 pontos do 1º classificado! Excelentes resultados, até por que estive cerca de 2 meses sem gerir as equipas (coincidiu, não por acaso, com a minha entrada na blogosfera).
Regras
A Liga Record tem regras bastante simples. Os concorrentes pagam por cada equipa inscrita, que possui 23 jogadores (distribuição fixa, com 3 guarda-redes, 4 avançadoes, etc.). Escala-se o onze titular, havendo a possibilidade de proceder a alterações todas as semanas, através da internet. O onze escolhido é que contribui para a pontuação da equipa. À pontuação atribuída a cada jogador pelos jornalistas do Record, adiciona-se ou subtrai-se pontuação decorrente das ocorrências de cada jogo.
Ou seja, à componente subjectiva (além da pontuação do Record, já referida, temos ainda a escolha do "jogador da semana" pela redacção do jornal, que "dá" 5 pontos), alia-se uma componente objectiva:
Por cada golo sofrido, retira-se 2 pontos ao guarda-redes e um a cada elemento da defesa.
Por cada jogo sem sofrer golos, adiciona-se 2 pontos ao g/r e 1 a cada defesa.
Por cada jogo em que um avançado participe pelo menos 75 minutos e não marque, subtrai-se 1 ponto.
Por cada golo marcado: defesas +4, médios +3 e avançados +2 pontos.
Sempre que a equipa saia vencedora, adiciona-se ainda um ponto a cada um dos seus elementos que jogaram. Quando um jogador não sai do banco ou nem é convocado, tem um ponto negativo.
Se alguém marca um hat-trick, tem um bónus de 5 pontos. Se marca na própria baliza, leva 2 pontos negativos. Isso para além de regras específicas para marcação ou falhanço de penalties e outras regras associadas a aspectos disciplinares (expulsões).