NÃO HÁ VITÓRIAS MORAIS
Raio dos franceses ! Pela 3ª vez põem-nos fora de uma final !
Saímos de cabeça erguida. Não fomos inferiores à França só que... não marcámos. Na 1ª parte tivemos um período em que fomos superiores mas incapazes de fazer um golo e depois aconteceu um penalty... infeliz !
Na 2ª parte a França limitou-se a controlar o jogo, abdicando de atacar. A verdade é que não conseguimos ir para a frente, encostá-los lá atrás, não os deixar respirar... Tivemos uma grande oportunidade, por Figo mas... falhou .
Não há nada a dizer, lutámos, quisemos, mas... Ficámos nas meias finais, lugar bastante honroso, lugar que nos orgulha, e que pode-se dizer, certo.
Vai ser uma grande final entre a Itália e a França.
As minhas classificações :
Ricardo (8) : Perfeito. Nem teve muito trabalho, mas as três vezes que foi chamado a actuar foi impecável. Ía defendendo o penalty, e no fim, foi lá à frente para tentar o milagre.
Miguel (6) : Viu-se grego com Malouda, mas depois acertou. Foi pouco à frente mas, antes de se lesionar fez uma grande jogada.
Ricardo Carvalho (7) : É um jogador de nível mundial. Teve azar no penalty.
Meira (6) : Andou atrás de Henry. Perdeu e ganhou lances. No fim foi para a frente e teve uma oportunidade de rematar mas fê-lo mal.
N. Valente (5) : Cumpriu mas sem ser dominador. Subiu muito pouco. Está envolvido numa bela jogada de Figo, cruzou bem, mas não havia ninguém...
Costinha (6) : O compensador. Preenche os espaços. Seguiu Zidane. Não brilhou e saíu quando Scolari decidiu arriscar.
Maniche (6) : Ajudou muito no meio campo. Teve aberturas fantásticas. Só teve um bom remate, ainda na 1ª parte, por cima.
Deco (5) : O grande organizador não teve nos seus dias, via-se as excelentes intenções, mas, ou pelo passe curto, ou pela intercepção do adversário, ou porque perdesse tempo, a bola nunca chegou ao seu destino. Foi um jogo que não lhe correu bem, embora reconheça o seu esforço e talento.
Figo (6) : O nosso líder em campo. Já não tem a explosão, já dificilmente ganha no um para um, mas sabe pautar o jogo como ninguém. Teve o prolongamento na cabeça, mas ao colocar a bola, tirando-a do guarda-redes, fê-la subir muito.
Cristiano Ronaldo (6) : O grande craque. Aumenta a velocidade, mas a maior parte das vezes, perde-se a jogada. Tem uma jogada de antologia, quando passa dois franceses no meio-campo, vem por aí fora driblando e remata mas só ganha o canto ...
Pauleta (5) : Teve poucas oportunidades. Esteve muito desacompanhado. Apenas uma grande oportunidade, quando, na área se vira e atira às malhas laterais.
Paulo Ferreira (6) : Entrou muito bem a dar ideia que merecia mais oportunidades (talvez na esquerda ?).
Simão (4) : Não entrou no jogo.
Postiga (1) : Jogou ? Mergulhou várias vezes para a piscina ! O que é que Scolari vê neste rapaz ?
Scolari (4) : O grande obreiro da melhor selecção de todos os tempos de Portugal ! Estamos todos muito gratos a este grande líder. Ninguém tenha dúvidas, graças a ele chegámos às meias finais. Hoje pela 1ª vez Portugal iniciou o jogo a perder. Eu esperava mais de Scolari. Esperava uma alteração ainda na 1ª parte. Ou Simão ou Nuno Gomes, para fazer companhia ao Pauleta. Saía Costinha ou Deco. Ou Ronaldo se juntava a Pauleta se entrasse Simão, ou N. Gomes jogava atrás de Pauleta. Enfim, é fácil falar de fora, mas senti que Scolari foi muito passivo. E depois aquela obcessão pelo Postiga...
Mas não há vitórias morais. Perdémos, vamos lutar pelo terceiro lugar ! A seguir a sermos vice-Campeões da Europa, devemos sentir-nos muito orgulhosos da nossa selecção ! E o mundo do Futebol Mundial aprende a respeitar-nos. Basta lembrar que eliminámos Holanda e Inglaterra ! E a verdade é que também não fomos superiores nesses jogos .
A final de Berlim será uma final imensa ! O meu prognóstico é vitória da Itália.
Saúdinha
1 Comments:
fabuloso! simplesmente fabuloso, grande amigo. a tua lucidez, o conhecimento de matéria, muito bem!
O que de digo é que os galos capões terão um dia o seu devido fim no tacho imundo de uma bela cozinha portuguesa!
Sursum Corda
Enviar um comentário
<< Home