Conclusões - precisam-se!
Sem dúvida que o Sporting falhou, desperdiçou metade do jogo a empastelar. Sem dúvida que o "golo" nasce de uma falha da defesa - foi com a mão, mas se o Ronny tivesse acertado com o pé, ou com o joelho, ou com o peito, era golo legal e não teríamos esse motivo de queixa.
O fundamental no que se passou em Alvalade é sobretudo a falha da equipa de arbitragem. É um engano tão evidente, tão básico, tão incompetente, tão falso, que suscita dúvidas legítimas - foi mesmo engano? O árbitro é assim tão incompetente?
Numa sondagem efectuada pelo jornal Record, no seu site online, registaram-se cerca de 11.000 opiniões. Para 45,9%, o problema reside na incompetência dos árbitros. Para 21,4%, existe premeditação. 18,4% apontam a pressão como a principal responsável (é outra forma de dizer incompetência...). Para 11,4%, os erros reduzem-se a falhas humanas (naturais, portanto), e para 2,9%, trata-se de distracções.
Até há duas semanas, eu tinha uma atitude mais compreensiva perante os erros dos árbitros, mas depois do que tem vindo a lume, deixei de a ter. As escutas do Apito Dourado dão pouca margem de dúvida - especialmente a de Martins dos Santos a combinar roubar o resultado num Marítimo-Nacional.
Das duas uma - ou o árbitro é incompetente e não deve voltar a apitar; ou o árbitro é corrupto e não pode voltar a apitar. Não estou a ver outra solução.
Urgente, urgente, para bem do futebol português, é que o Apito Dourado seja célere e conclusivo, sob pena de se gerarem cada vez mais suspeições e coisas que não interessam nada ao futebol.
6 Comments:
Rantas,
Independentemente de termos sido roubados, entendo que podíamos e devíamos ter feito mais. Os nossos "jovens petizes" deslumbraram-se e esquecem-se que a vitória ao Inter valeu... dinheiro e alguma glória. Nada mais que isso.
Os erros do árbitro fazem parte do futebol. Quando são contra doem muito. Quem se lembra do golo do U.Leiria que entrou um metro na baliza e ninguém viu.
Na minha opinião é óbvio que o árbitro não viu. João Ferreira era tão bom árbitro e porque teve um erro em desfavor do Sporting já não é bom?!
Naturalmente que também quero o apito dourado resolvido. Mas insinuar que o Paços de Ferreira (ou será quem?) tem capacidade de influenciar um árbitro contra o Sporting.
Pior é o que se passou no U.Leiria - Beira Mar. Segundo todos os jornais houve um penalty escandaloso contra o Beira Mar no fim do jogo que deu o empate ao Leiria. As notas que o observador deu ao árbitro foi de 8,5 ! Quase o máximo! Como é possível?
Saúdinha e melhoe sorte para a próxima
Onde é que eu já li isto?
Pois é, Harpic... confesso-me culpado. Comecei por fazer um comentário a um post, entusiasmei-me e acabei por colocá-lo neste post...
Olhos de águia :-)
Mantenho na integra aquilo que escrevi em http://revisao-da-jornada.blogspot.com/2005/12/arbitragem-3-passos-no-bom-sentido.html.
O único processo é profissionalizar a arbitragem, não significa isto pagar mais ordenados, ou não os deixar ter outra actividade; mas o sistema de avaliação - nomeação - publicitação de resultados, tem que ser planeado / executado com profissionalismo de modo aos árbitros subirem na sua carreira quando de facto cometem menos erros; nas ultimas décadas, eles sobem de estatuto se forem "simpáticos" com os clubes que têm o poder (controlam as nomeações / avaliações). Isto é o que se tem que alterar (e está manifesto no Manifesto). O resto..., continua a ser respeitar o homem-árbitro (quantos de vocês já apitaram um jogo?) e não dar demasiada importância aos erros que sempre vão existir.
Eu cá já apitei vários nos saudosos campeonatos 3x3 e 4x4 e lembro-me bem das pressoes.....uma vez até me deixaram de fora da vaquinha como represália!
Enviar um comentário
<< Home