sexta-feira, abril 13, 2007

Merecemos ser felizes


Acreditam que o Porto vai ganhar todos os jogos até final? É verdade que entre a 8ª jornada (Benfica) e a 15ª (Aves) o Porto somou 8 vitórias consecutivas. Se assim fôr, não haverá qualquer hipótese. Penso, que não os ganhará. E o título de campeão será disputado até à última jornada.

Aqui há uns anos o inesquecível Jordão lamentava, "não é necessário sermos sempre campeões, o que é exigível é estarmos na corrida até final!". Tanto tempo passou e, finalmente o Sporting tem sido sempre um forte candidato. É verdade que temos o orçamento mais exiguo dos três grandes, e nesse aspecto o mérito cresce. A aposta do Sporting na formação, (com a construção da Academia) e agora com a diminuição do passivo são metas a prazo e dificeis, mas no caminho correcto. E o meu lema é "fazer aquilo que deve ser feito". Notícias desta semana dos desportivos: Soares Franco expressa a vontade de Paulo Bento ser o "nosso" Alex Ferguson que há décadas que treina o Manchester; nas negociações para renovação, após Veloso e Yannick, foi a vez de Tonel e seguem-se Moutinho e Nani (as mais valias actuais), estando a SAD leonina a oferecer ordenados iguais a Liedson e Ricardo. Tenta também convencer Nani a continuar por mais uma época. Tello não quer manter o mesmo ordenado (pois iria receber menos, após impostos) e vão voltar a conversar. Demonstra a intenção de accionar a cláusula de Romagnoli (2 milhões) mas pretende renegociar, incluindo o vencimento. Carlos Martins, João Alves e Paredes seriam jogadores a dispensar, e, embora difícil, será tentado, obtendo alguma receita. Bueno e Alecsandro regressarão aos seus clubes de origem. Por outro lado, os olheiros do Sporting apresentam trabalho e estão anunciados vários jogadores jovens à experiência. Em resumo trabalha-se bem em Alvalade.

A equipa vive um momento extraordinário, após 4 vitórias seguidas, quando a distância para o Porto são 4 pontos e para o Benfica apenas 1. A tranquila vitória contra o Beira-Mar (2-0, Abel e Liedson) e os sofridos e saborososos 3 pontos em Braga (golo de Nani) puseram em evidência a organização do conjunto (defesa menos batida na Europa) e a facilidade em criar situações de golo, infelizmente não concretizadas para dar outra expressão ao resultado. O final do jogo em Braga (boa equipa) foi de grande sacrificio e também de alguma felicidade. Mas mostraram a têmpera de campeões. Faltam 6 jogos, 4 em casa e com a visita à Luz, jogo que será decisivo, em principio para o 2º lugar.

Toda a concentração para o jogo contra o Maritimo, em que não podemos falhar. Mais uma vez, toda a confiança. E nós, adeptos? Vamos ajudar ou, quando qualquer coisa correr mal, vaiamos os nossos jogadores? Vamos merecer o clube que nós somos, e ser felizes, como o grande Leão da Estrela...