sábado, agosto 18, 2007

Chapa 4 num bom arranque







Promete a equipa do Sporting para este campeonato. A 2ª parte do jogo contra a Académica fez juz ao slogan "Ao vivo é outra coisa". De inicio, muita cautela, pouco domínio, e apenas passes largos... Mas o golo do renascido Derlei, aos 25' tranquilizou os leões e modificou totalmente o ritmo do jogo. Sente-se confiança, motivação e tranquilidade no conjunto de Paulo Bento (nestes parâmetros claramente à frente dos principais adversários). O 2º golo (de Liedson) à beira do intervalo resolveu a partida, com números, que na altura eram demasiado penalizadores para a Académica, clube simpático de Coimbra, bem dirigido por M. Machado.

Com o resultado feito, tivemos futebol-espectáculo, com velocidade, boas jogadas de ataque e imensas ocasiões de golo. Que mais se quer? Obviamente golos, que foi o que, escandalosamente, se perdeu: Vukcevic (dribla em velocidade), Derlei (bom cabeceador) e sobretudo Liedson (esteve egoísta) falharam a baliza e um resultado histórico. Uma palavra para o guarda-redes academista, P. Roma que fez também grandes defesas. Grande destaque, para a dupla de ataque, Derlei-Liedson que surpreendeu pela positiva com muito jogo, boas combinações e, juntos, criaram as tais inúmeras ocasiões de marcar. Depois Abel, que está em grande forma, e finalmente parece ser o tal lateral que é fundamental em qualquer equipa de top. No meio-campo Moutinho surgiu já a caminhar para a grande forma, tal como Veloso (fundamental no equilíbrio do conjunto); menos bem ontem Romagnoli. Vukcevic tem capacidade de explosão e dá garantias. Defesa com o líder Polga (inultrapassável) a formar com Tonel uma dupla que foi durante a maior parte da época passada a melhor defesa em Portugal. Ronny apagado na 1ª parte, melhorou na 2ª.

O Sporting é neste momento, a melhor equipa de futebol em Portugal. Mas a época é longa e é necessário manter a confiança, mesmo (ou sobretudo) nos maus momentos, que certamente, haverá. Também neste aspecto, estamos, em Alvalade, melhor preparados que os nossos principais adversários; o nosso técnico tem a confiança dos adeptos sportinguistas, ao contrário de Fernando Santos (a "besta" encarnada - ou côr-de-rosa) e Jesualdo, que mesmo campeão (à "rasquinha") sabem que à mínima falha, ou deslize podem ter o lugar em risco, com toda a desestabilização que isso acarreta.

Perante este momento, temos que ter o "killer instinct" para vencer (novamente) no Dragão e instalar a crise no Porto. Acredito que sim, vamos ter confiança. Entretanto esperemos para ver hoje o Leixões e o Braga; conseguirão pontuar?