quarta-feira, julho 07, 2010

Maçã com bicho

Vais ser muito estranho ver Moutinho a jogar nos relvados com a camisola do rival FC Porto. Moutinho era dos nossos, um "filho" da academia. Foi, também, capitão de equipa, embora agora se perceba melhor porque é que a braçadeira lhe escorregava sempre braço abaixo. Não queria, ou não devia, estar ali.
O que terá levado a que um dos "nossos" tenha preferido este acto de traição a continuar no Sporting? É para mim um mistério. A julgar pelas explicações dadas por JEB, dinheiro. Se essa for a única verdade, Moutinho não passa de um mercenário. O futebol é assim, de paixões, e só assim faz sentido. Por isso, a atitude de Moutinho merece repúdio e adjectivos fortes e nada abonatórios.
Mas gostava de perceber como é que, para um jogador formado na academia, a ambição máxima, o sonho maior, não é ter a honra de vestir a camisola do Sporting Clube de Portugal. Como é que os putos saem de Alcochete a admitir vestir em Portugal outra camisola que não a que leva o leão ao peito? (sendo legítima a ambição de, mais tarde, virem a assinar um "contrato de vida" com um colosso europeu.)
Que Vukcevics, Izmailovs e outros pudessem ter estas atitudes, ainda tentaria compreender, mas um jogador da Academia? Algo falha na formação, de facto. Formamos jogadores, mas não formamos sportinguistas com carácter, e isso não é bom.
Por outro lado, o FC Porto não pode ficar incólume. Foi Pinto da Costa que inoculou na "maçã" o bicho da deserção. Bem pode agora vir o JEB dizer que PC lhe telefonou e tal, mas o capo di capos do futebol português não é inocente. Como não o foi na novela André Vilas Boas. Como já não tinha sido nos folhetins Paulo Assunção ou Ruben Micael. O FC Porto é um rival do Sporting e JEB tem de o tratar como tal, Não há cá falinhas mansas. Do Dragão, sopra um bafo podre. A "maçã" fica lá bem. Mas o Sporting tem de ser grande, também, na forma como lida com os rivais. Não há cá paninhos quentes nem falinhas mansas. Tem de ser a partir.
Uma pena, uma tristeza. E agora vou renovar a minha Game Box. Saudações leoninas.