sexta-feira, junho 25, 2010

Mundial 2010 - Grupos G e H

No Grupo G, só uma calamidade - ou melhor, duas - faria com que Portugal não acompanhasse o Brasil à fase seguinte. A vantagem de 9 golos parece ser suficiente para nos proteger desse cenário - perder com o Brasil por 4 ou 5 e a Coreia do Norte voltar a ser fustigada com uma goleada das antigas, desta vez da Costa do Marfim.
Isso não impede que o Portugal-Brasil de amanhã não seja muito importante. Conforme referi ontem, o caminho parece bastante mais aplainado para quem ficar em 1º (quando chegar à meia-final) do que para o 2º.
Nos oitavos, ainda poderá surgir a Espanha. No entanto, é uma lotaria apostar se os espanhóis ficarão em 1º, 2º ou mesmo 3º no seu grupo, portanto essa variável não vai entrar no jogo de amanhã.
Portugal não perde há 18 jogos, 10 deles oficiais. O último jogo que perdeu foi contra o Brasil, por 6-2, num jogo particular.
A minha aposta: Brasil e Portugal apurados para os oitavos. Amanhã vou estar no Estádio do Restelo, numa festa particular, a torcer pela vitória da nossa selecção!

Este Grupo H está muito embrulhado... o cenário mais provável é que Espanha, Chile e Suiça terminem todos com 6 pontos. Nesse cenário, infelizmente, Espanha tem a passagem garantida - o que não sucederia se o Chile tivesse marcado mais um golo. Nesse caso, mesmo ganhando o seu jogo por 1-0, os espanhóis poderiam não passar aos oitavos, o que seria bastante engraçado. Mas a vitória no jogo com o Chile não será fácil... Neste Campeonato já houve resultados mais surpreendentes!

Uma nota final para a eliminação da Itália. Que belo resultado. Neste Campeonato, as equipas mete-nojo têm ido com os porcos (França, Grécia, Itália). É curioso verificar que as selecções que mais problemas criaram a Portugal nos últimos anos (França, Grécia, Dinamarca) foram precocemente eliminados. Será isso um bom sinal para o resultado de amanhã com o Brasil, apra vingar os 6-2?

A verdade é que nunca nenhuma selecção europeia foi campeã fora da Europa, mas no primeiro Mundial em África, não será a equipa mais africana (e brasileira...) da Europa uma forte candidata a vencer essa fatalidade?

Etiquetas: