domingo, novembro 29, 2009

E DEPOIS DO DERBY

Tudo a zeros...Tal como previa, o resultado foi o empate. Para as duas equipas era essencial, acima de tudo, não perder. Mas não foi um jogo fechado e sem oportunidades, antes um jogo muito rasgadinho e com boas hipóteses de golo para ambos os lados.

O Sporting tinha muito mais a perder neste jogo e Carlos Carvalhal pôs a sua equipa em 4-2-3-1 e sem bola fez pressão média, colocando no meio campo 5 homens. E no ínicio do jogo o Benfica, por David Luis e Aimar ofereceu a bola ao meio campo do Sporting e Liedson isolou-se mas Sidnei resolveu muito bem. A seguir o Benfica consegue 4 cantos seguidos não conseguindo criar situações para golo. A primeira oportunidade de golo é de Cardozo que virando-se muito bem rematou ao lado, ao invés de dar ao lado onde estava Ramires completamente isolado e que faria concerteza golo. O Sporting teve duas boas oportunidades de golo, uma onde Polga aparece sózinho atrás de Maxi mas remata por alto e outra onde Liedson faz um bom trabalho sobre Sidnei e remata para boa defesa de Quim. Ainda na primeira parte ficou-me uma grande jogada do Benfica que termina num cruzamento de Di Maria a que Saviola chega um tudo nada atrasado.
Na segunda parte houve um período em que a defesa do Benfica abanou, principalmente por César Peixoto, e o Sporting consegue uma série de cantos e um remate muito perigoso de Miguel Veloso a que Quim responde com uma grande defesa. Nesta altura o jogo estava muito aberto com o Benfica a responder com ataques muito rápidos que íam causando calafrios à defesa do Sporting. A melhor oportunidade do Benfica foi um cruzamento da direita que Saviola, muito inteligente baixa a cabeça para deixar para Di Maria disparar para as mãos de Rui Patricio. No final da partida foi o Benfica a empurrar o Sporting para trás mas sem conseguir fazer o golo.

No cômputo geral acho que foi o resultado que espelha o que se passou. Qualquer das equipas podia ter ganho, e ambas tentaram a vitória. O Benfica tem um futebol muito mais enraizado, tanto com bola como sem bola, faz pressão alta que obriga os adversários a despacharem a bola e assim o Benfica recupera depressa lançando os ataques rápidos. Sai sempre a jogar, do guarda redes a bola vai para um dos centrais e o futebol é de pé para pé, tabelinhas e desmarcações, um futebol de muita classe técnica. O Sporting está a atravessar uma alteração táctica, conseguiu ganhar motivação e confiança e visivelmente está muito melhor do que há umas semanas atrás. Vai recuperar a alegria de jogar mas não acredito que chegue para lutar pelo título. Mas tem que chegar à Liga Europa.

Dizer que o Sporting foi superior ao Benfica só na perspectiva de que não são ambos de valor equivalente. Se considerarmos a expectativa de que o Benfica deveria golear em Alvalade e o Sporting é, nesta altura uma equipa pequena que não tem capacidade de lutar de igual para igual, aí sim, poder-se-á pensar que o Sporting jogou muito bem e mereceu ganhar, tal como quando vemos um Alcorcon jogar no Santiago Barbanéu ou os Pescadores jogar com o Sporting e dizemos que os pequenos merecem ganhar, porque têm uma capacidade muito inferior e batem-se muito bem. Só nessa perspectiva aceito que se diga que o Sporting foi superior e mereceu ganhar. Não é a minha perspectiva, mas os sportinguistas saberão...

No fim continua tudo igual, vamos esperar o que o Braga e Porto vão fazer, e continuo muito confiante que este é o ano do Benfica.

Saúdinha

1 Comments:

Blogger El Ranys said...

Pois, é a tua perspectiva de lampião. Em tudo o que li na imprensa, há unanimidade de que o jogo foi equilibrado mas com um claro sinal mais para o Sporting, que eteve mais perto de ganhar e fez mais por isso. Isto era o que diziam todos os jornais e comentadores. Mas se tu não aceitas, pronto... melhor mandar calar essa malta!.
Ah, e já agora, na minha opinião, é óbvio que o Sporting foi um bocadinho melhor que o Benfica.

quarta-feira, dezembro 02, 2009 6:29:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home