quarta-feira, novembro 04, 2009

A EUFORIA DO GLORIOSO V

O carissimo Rantas vomitou vários posts querendo concluir que a gestão financeira do Benfica é desastrosa enquanto a do Sporting é a possível.
Esta conclusão é, no minimo hilariante, para não dizer intelectualmente desonesta.
Ao referir o relatório de contas da Sad do Benfica, que apresentou um prejuízo de 35 milhões de Euros, também nos indica várias outras coisas: qual a origem destes maus resultados (a não participação na Liga dos Campeões), e a opção estratégica (não vender jogadores).
Assim, ficamos todos a saber que o Benfica está em falência técnica, mas porque decidiu investir na equipa de futebol de modo a ter uma equipa competitiva, conseguir a Liga dos Campeões valorizando os seus activos. Na semana passada a UEFA considerou o Benfica como a equipa da semana na Europa. Não sabemos se vamos ser campeões mas sabemos que há uma estratégia para chegar lá.
Mas há coisas que já sabemos: a equipa segue em 2º lugar, atrás do Braga, tem ganho jogos com goleadas, tem o seu Estádio sempre com boas assistências e todo o Universo benfiquista apoia a sua equipa. Este ano as receitas de bilheteira subiram 30%, devido a este entusiasmo. Sabemos também que foi constítuido um Fundo fechado de jogadores onde vários investidores investem esperando obter mais valias beneficiando o Benfica com a venda desses jogadores ao Fundo e também com futuras mais valias desses jogadores (segundo Domingos Soares Oliveira o Benfica terá recebido uma proposta de 70 milhões de Euros por dois jogadores). Também é um facto que ultrapassámos os 200 mil sócios e hoje a rubrica da quotização tem grande peso nas receitas. Com a constituição da Benfica TV o Benfica está a acautelar os direitos televisivos para 2011.

E é bom lembrar donde viemos. Há 8 anos quando os benfiquistas desalojaram Vale Azevedo, o Benfica não pagava a fornecedores, a jogadores, a técnicos, tinha problemas judiciais com a Olivedesportos e com a Euroárea... Hoje temos credibilidade, temos crédito e acima de tudo temos um grande futuro. É verdade que apenas ganhámos 4 títulos, mas naturalmente que depois de resolver os problemas financeiros, investiu-se no Estádio, no Centro de estágios e apenas agora podemos virar para os êxitos desportivos.

Hoje temos uma equipa muito boa, a Formação voltou a trabalhar bem, onde fomos campeões em vários escalões (nos juniores, apesar de ser a equipa com mais pontos, perdemos na secretaria), nas modalidades, finalmente lutamos para o título em todas, destacando o Basquetebol onde não éramos campeões há 18 anos e o Futsal que somos tri campeões.

Mas eu nem precisava dizer isto, pois o próprio presidente do Sporting não pára de felicitar o Presidente LFV pela sua gestão financeira.

Mas a esta "desastrosa" gestão temos a gestão da "formiga" como lhe chamou o Rantas.

Esta gestão teve inicio com o famoso Projecto Roquette, que resumidamente disse que a sustentação do Sporting não podia depender da bola na trave. Só conseguindo ter activos (imobiliários) que dessem rendimento é que o Sporting sobreviveria e iria ganhar títulos frequentemente. Afinal passados uns anos (depois de várias restruturações financeiras), Soares Franco veio dizer que ou se vende a Alvaláxia e a clinica ou não temos dinheiro para ordenados.
Mesmo assim parece que não chegou e o grande plano passou a ser a inclusão da Comércio e Serviços na SAD do Sporting. E a famosa restruturação financeira, que tinha o prazo para 31 de Outubro de 2009 passou para Março de 2010.
E entretanto o Sporting está em falência técnica há anos. E durante este tempo foi vendendo jogadores, esteve nos últimos 4 anos na Liga dos Campeões, ou seja teve as condições óptimas para resolver os problemas...

Para acabar, quero dizer uma coisa muito simples. As boas equipas têm bons jogadores. Os bons jogadores custam muito dinheiro. E "quem não tem dinheiro não tem vícios..."

Saúdinha

2 Comments:

Blogger Rantas said...

Famous last words:

«Assim, ficamos todos a saber que o Benfica está em falência técnica, mas porque decidiu investir na equipa de futebol (...)a UEFA considerou o Benfica como a equipa da semana na Europa.»

Falando sério - eu prefiro a política seguida pelo Sporting. A política do Benfica pode eventualmente dar melhores resultados (nos últimos anos não deu, é um facto, até deu resultados bastante piores que o Sporting), mas acredito que mesmo que dê bons resultados, isso será apenas no curto-prazo, e rapidamente regressarão ao cenário de «Há 8 anos (...) o Benfica não pagava a fornecedores, a jogadores, a técnicos, tinha problemas judiciais com a Olivedesportos e com a Euroárea».

Outra coisa - o Domingos Oliveira referiu que receberam propostas de 70M por dois jogadores. O Record há uns dias falava de um interesse genérico em Di Maria que valeria 35M. Hoje fala, pela primeira vez, de uma proposta concreta por um valor concreto - o Chelsea prepara-se para oferecer 16,8M por Di Maria. Como nota adicional, o Chelsea está proibido de registar novos jogadores antes de janeiro de 2011.

quarta-feira, novembro 04, 2009 11:36:00 da tarde  
Blogger Alex said...

Só dará resultados no curto prazo? Mas como é possível pensar isso? É evidente que o Benfica está a crescer a todos os níveis ano após ano. Já o Sporting, mesmo com os tais resultados que lhe deram a presença sistemática na LC (e não pode esperar mais do que isso) está a cair a todos os níveis, sendo evidente hoje o fosso entre o Porto e Benfica e o Sporting.
E para quem está atento, já verificou que o Sporting pretende alterar essa politica, ontem foi manchete a procura de meios financeiros para reforçar a equipa...
Saúdinha

quinta-feira, novembro 05, 2009 2:12:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home