sábado, outubro 31, 2009

A euforia do glorioso IV

O Benfica está a praticar um excelente futebol, marca muitos golos, dá espectáculo e os adeptos têm todo o direito de se sentir eufóricos, ao contrário dos sportinguistas. Cada jogo do Sporting parece mais penoso que o anterior, falta alegria aos jogadores, vê-se péssimo futebol e os adeptos andam macambúzios.
O Benfica é um sério candidato ao título. O Sporting nem por isso.
Tudo isso é verdade. Mas também há outras vertentes que devem ser avaliadas. O Sporting adoptou uma estratégia correcta, quanto a mim, e que se pode resumir na seguinte frase: "Quem não tem dinheiro não tem vícios". Essa é a trave mestra do futebol sportinguista nos últimos anos e tem vantagens e desvantagens. Como principais vantagens, a tentativa de reequilibrar as contas e a aposta séria na formação; como desvantagens, a luta contra adversários melhor apetrechados que nós, o afastamento dos sócios, tudo o que se tem vindo a assistir esta época.
Quanto ao Benfica, enfim, gastou dezenas de milhões de euros nos últimos anos sem grandes resultados desportivos nem financeiros. Este ano renovou a aposta, desta vez aparentemente tem condições de traduzir o investimento em títulos e numa presença na Liga dos Campeões, mas pelas notícias publicadas ontem, anda a puxar muito a corda. A corda aguentará?
Esta diferença de abordagens pode ser vista como a eterna discussão entre o foco na redução de despesas, para equilibrar as receitas, e o foco no investimento, para aumentar as receitas. Ou entre a formiga e a cigarra.
Na minha opinião, continuo a considerar correcta a abordagem do Sporting. Não é por ficarmos em 3º este ano - ou mesmo em 4º! - que isso vai abalar esta minha convicção. O clube é centenário e não deve ser avaliado por um ano, nem mesmo por cinco. Já o resultado da abordagem do Benfica está à vista, milhões de prejuízos. Não é obviamente uma política de longo prazo...
Uma nota adicional - não é por causa disto que a equipa e os jogadores do Sporting não têm de fazer mais e melhor. Respirem fundo, acalmem-se, e não tenham medo de fazer o que fazem melhor - jogar à bola. PAra os adeptos do Sporting, o mesmo conselho - vamos com calma!