domingo, setembro 13, 2009

Revisão da 4ª jornada

A jornada começou com uma boa vitória do Guimarães sobre a Naval (3-0). Os homens da Figueira foram muito tenrinhos para o bom futebol apresentado pelos vimaranenses. O Presidente Aprígio é um grande defensor das chicotadas psicológicas e despediu Ulisses Morais ao fim da 3ª jornada. Deve estar muito satisfeito, a esta hora... O substituto é Inácio, que foi campeão no Sporting. Que lhe corram bem as coisas!
Em Vila do Conde, meia surpresa - vitória por 2-0 do Rio Ave sobre o "europeu" Nacional. Parece que Carlos Brito está a preparar mais uma época sem aflições.
No Dragão, o FC Porto atropelou o Leixões com 4 golos na primeira parte, tirando o resto do dia para descansar. Uma nota sobre o caso do jogo, o penalty que Hulk converteu. Num primeiro relance pareceu-me que o jogador portista tinha tropeçado no próprio pé, mas com a repetição consegui ver que ele caiu por acção directa do defensor leixonense. Penalty sem sombra de dúvida, correctamente assinalado pelo árbitro.
No domingo a jornada retomou a uma hora matinal, com o Marítimo-Sp Braga. Os madeirenses adiantaram-se no marcador mas depois assistiu-se a uma cena conhecida nas equipas treinadas por Carvalhal, quando se vêem em vantagem - muito calculismo, pouca vontade de jogar. O Sp Braga conseguiu dar a volta e ainda viu por 2 ocasiões os ferros da baliza de Peçanha devolverem a bola com estrondo. Continua assim a sua carreira imaculada nesta liga, com 4 jogos e 12 pontos.
Em Olhão escreveu-se uma página gloriosa para o clube, no jogo do regresso ao velho estádio. Uma expulsão aos 10 minutos, outra expulsão aos 63, um penalty convertido pela Académica aos 27... nada disso impediu a vitória dos bravos comandados por Jorge Costa.
Em Setúbal, o vitória local foi novamente goleado, desta vez pelo recém-promovido Leiria, como o master kodro já tinha previsto há 1 mês atrás.
No Restelo, o Benfica voltou a golear. Uma primeira parte pobre de parte a parte, em que valeu uma iniciativa individual de Saviola, muito facilitado pelos pastelinhos de Belém. Na segunda parte o Belenenses esteve perto do empate mas a maior valia do Benfica impôs-se, com mais 3 golos. Nota para o caso do jogo, o 2º golo de Cardozo. Os comentadores da Sport TV queriam à viva força que fosse fora-de-jogo. De facto, o paraguaio estava adiantado relativamente à defesa azul, mas estava atrás da linha da bola. Golo válido, portanto.
Por fim, o Sporting recebeu o Paços. Jogo de paciência, com os de amarelo a defenderem o nulo com unhas e dentes durante toda a 1ª parte. Na 2ª parte o jogo abriu mais e o inevitável Liedson resolveu a contento. O Sporting ainda não apresenta um futebol tão vistoso como os seus rivais, mas uma vitória por um magro 1-0 vale tantos pontos quanto uma goleada das antigas, e isso é que importa reter.
A propósito de chicotadas psicológicas, onde estão os fervorosos adeptos sportinguistas que defenderam pressurosamente a substituição de Paulo Bento por Carlos Azenha?
Comparando com os resultados da época passada (em que, recorde-se, o FC Porto ficou 4 pontos à frente do Sporting, que por sua vez alcançou uma margem de 7 pontos sobre o Benfica):
O FC Porto apresenta um saldo positivo de 4 pontos (este ano venceu o Leixões e a Naval, jogos em que tinha sido derrotado no ano passado, tendo empatado em Paços de Ferreira, jogo que venceu há um ano).
O Sporting tem um saldo positivo de 2 pontos (vitória em Coimbra, quando o ano passado não foi além do empate).
O Benfica tem também um saldo positivo de 2 pontos ("perdeu" 2 com o Marítimo, "recuperou" 2 pontos tanto com o V. Setúbal como com o Belenenses).
É cedo para euforias, ainda falta muito Campeonato. É verdade que, como se esperava, o Benfica de Jesus está a jogar muito mais do que com Quique; é verdade também que, surpreendentemente, o FC Porto sem Licha e sem Lucho continua dominador. E também é verdade que o Sporting este ano começou a contar com a veia goleadora de Liedson mais cedo do que o habitual.
A próxima jornada reserva-nos um prato forte, o Sp Braga-FC Porto, onde se vão defrontar duas das equipas portuguesas que melhor futebol têm praticado. O Sporting e o Benfica irão defrontar os novos primodivisionários (Olhanense em Alvalade, Benfica em Leiria). Notas ainda para o derby madeirense e para o confronto entre os 2 grandes candidatos à descida, para já: Naval-V. Setúbal. A jornada seguinte tem um FC Porto-Sporting que se prevê quente...
Mas para já vem aí uma jornada europeia. Boa sorte para todos os clubes portugueses envolvidos!

3 Comments:

Blogger Redus Maximus said...

O Liedson continua a ser o maior...

Boa sorte para todos os clubes portugueses!

segunda-feira, setembro 14, 2009 10:17:00 da tarde  
Blogger Alex said...

"Uma primeira parte pobre de parte a parte, em que valeu uma iniciativa individual de Saviola, muito facilitado pelos pastelinhos de Belém"
Ah Ah Ah É uma visão... Os comentadores já dizem que este Campeonato tem equipas muito fracas, por exemplo V. Setubal e Belenenses...
Há-de chegar a vossa vez...
Saúdinha

terça-feira, setembro 15, 2009 12:43:00 da tarde  
Blogger Rantas said...

Caríssimo Alex,

Eu vi o jogo, não sei se tu o chegaste a ver. A verdade é que o Benfica, na 1ª parte, não conseguiu criar oportunidades dignas desse nome, restando apenas a iniciativa individual de Saviola que marcou um golaço - volto a dizer, muito facilitado pelos jogadores do Belenenses.

A 2ª parte foi de facto diferente. Há uma coisa interessante sobre o futebol praticado pelo Benfica este ano, que é a quantidade elevada de jogadores que consegue colocar na frente.

Quanto a chegar a nossa vez, com certeza que sim, que chegará o dia em que o Sporting vai jogar com o Benfica. Espero que a vossa euforia se mantenha até lá, até porque assim, o tombo vai ser maior :-)

terça-feira, setembro 15, 2009 11:34:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home