Elogios de JEB ao Benfica

Penso que JEB traz uma forma diferente de falar sobre futebol. Na verdade, não é muito diferente do que a maior parte das pessoas com dois dedos de testa pensa e diz, mas o que é novo neste caso é um presidente exprimir a sua opinião livremente.
Será que alguém considera que o Benfica este ano não está mais forte? Porque raio haveria o presidente do Sporting de negar essa evidência? A euforia que se vive na Luz, ao contrário dos anos mais recentes, é justificada pelo valor do plantel, da equipa e do treinador!
JEB também referiu que é bonito ver um estádio cheio em Portugal, com 62.000 pessoas, num jogo de apresentação, como o Benfica teve quando jogou contra o AC Milan. Alguém discorda?
Um presidente, só por ser presidente, não deve ter preconceitos em analisar a realidade. Há uns tempos atrás elogiou o FC Porto, agora elogiou o Benfica. Ao fazê-lo, dá sinais de independência intelectual e do que gostaria de ver no Sporting, através de exemplos concretos. Não vejo onde possa estar o mal nesta abordagem...
JEB também fez outras afirmações, contrapondo a política do Sporting à do Benfica.
O nosso modelo é completamente distinto - o Sporting aposta verdadeiramente na formação e tem uma política de contenção financeira. Mesmo que o Benfica seja campeão este ano e/ou mesmo que o Sporting fique em 3º e não se qualifique para a Champions, continuo convencido que o caminho seguido pelo Sporting é o que dá mais garantias a médio e longo prazo. O Benfica aposta no curto prazo desde há uns anos, com péssimos resultados. Mesmo que este ano tenha resultados positivos, isso não significa, na minha opinião, que a sua política seja a mais correcta. Sem dúvida que este ano estão fortes... após um investimento de 80 milhões de euros nos últimos 3 anos. O Sporting, no mesmo período, fez um investimento praticamente nulo (porque coberto pelas receitas da Champions, a que o Benfica não teve acesso) e esteve 3 anos seguidos na principal prova europeia de clubes, podendo ainda marcar presença este ano. O Benfica gasta dinheiro como se não houvesse amanhã. O Sporting investe cirurgicamente, sabendo que tem de controlar os seus gastos, e mesmo assim tem tido melhores resultados, a todos os níveis. Este ano teoricamente estão mais fortes, mas as contas fazem-se no final. E não é no final da época, é ao fim de 3, 4 épocas!
3 Comments:
Concordo.O Presidente do Sporting apenas reconheceu uma evidência. Finalmente alguém que reconhece que estádios cheios, treinos cheios significa confiança, ilusão e definitivamente é isso que um clube pode dar aos seus adeptos. Falar em euforia, campeões da pré-época com sentido depreciativo não faz sentido! Todos os clubes pretendem isso, que os seus adeptos sintam confiança e ilusão. Quando, logo no ínicio não há ilusão...
A questão da politica correcta: estou convencido que para um clube ser competitivo tem que investir. Os bons jogadores custam muito dinheiro e os bons jogadores é que fazem as boas equipas. Ao contrário do que se dá a entender, a melhor politica não é a de contenção de custos mas a angariação de receitas que permitam o investimento e que cubram as despesas.
Aliás foi o próprio Presidente do Sporting que admitiu o seu falhanço em conseguir receitas para reforçar o plantel.
Vem aí mais uma época. Que seja um espectáculo bonito.
Saudinha
Fica é sempre a dúvida de onde vem todo este dinheiro que o Benfica investe...
Só para informar quem quiser pode ver o jogo na net em directo:
www.football-live-online.blogspot.com
Enviar um comentário
<< Home