segunda-feira, setembro 07, 2009

Sobre a Selecção nacional

A selecção não vai ao mundial.Até aí nada de novo.
Estivemos lá quatro vezes, duas das quais de forma exemplar (3º lugar em 66 e 4º lugar em 2006). As outras duas não foram de tão boa memória em 86 e em 2002 não passámos da fase de grupos.
Eu até costumo ser optimista (estão a ler um post de alguém que achava que o Benfica tinha uma hipótese contra o Celta de Vigo apesar de contar com jogadores da craveira do Calado ou do Rojas nas suas fileiras) mas desta vez há alguém cujos desígnios superiores e capacidades de explicação excepcionais suplantam o meu optimismo e me fazem pensar desde o primeiro minuto da qualificação de que não estaremos na África do Sul. Carlos Queiroz é tão inteligente e capaz que...bom...vai falhar a segunda qualificação para o Mundial apesar de ter o melhor jogador do mundo no seu plantel e alguns jogadores de grande classe (Deco, Pepe, Nani, Ricardo Carvalho).
Porque é que esta não qualificação é imperdoável:
1 - São exactamente os mesmos jogadores que chegaram aos quartos de final do Euro 2008.
2 - Portugal tem o central mais caro da história do futebol (Pepe) onde é que ele joga? A trinco
3 - Portugal tem o melhor extremo de futebol, o melhor jogador do mundo, onde é que ele joga? A avançado. Ou seja, nas posições onde Portugal não tem problemas Carlos Queiroz com o seu génio cria-os.
Nas posições onde Portugal tem opções com menos qualidade (trinco, avançado e defesa esquerdo) Carlos Queiroz colmata-as com adaptações que seriam excepcionais nas suas posições de origem.
4 - Carlos Queiroz transmite uma falta de confiança e uma ansiedade que, mesmo, para jogadores com egos manifestamente desenvolvidos se torna contagioso...
Podem-me dizer que Portugal jogou bem, que Portugal rematou, que merecia ganhar. Que foi azar...
É tudo verdade.
Mas azar tem-se num jogo. Vamos em sete e o fado continua o mesmo.
Com Scolari tínhamos um grande condutor de homens. Teríamos jogado na Dinamarca na retranca feito um remate e ganho por um a zero. Perde o futebol? Os Suecos não teriam visto uma equipa portuguesa de grande recorte técnico? Se calhar...
Mas estaríamos na Africa do Sul.O futebol é um jogo simples. Há uns que defendem para dar espaço aos artistas atacarem. Queiroz quer o futebol total...meu amigo isso só na PlayStation.

1 Comments:

Blogger Rantas said...

Eu não sei se Portugal vai estar no Mundial, mas só deixarei de acreditar quando isso já não for matematicamente possível. Tu falas na pobre prestação no Mundial de 86, mas foi nessa qualificação que ocorreu o "milagre de Estugarda", quando ninguém, à excepção do José Torres, acreditava que fosse possível.

Sempre considerei que os críticos de Scolari pecavam por excesso. O homem levou a nossa selecção a viver grandes momentos, apesar das qualificações com pouco brilhantismo. CQ é o oposto. Portugal está a jogar muito (excepção ao jogo "scolariano" em Budapeste, onde ganhou os 3 pontos com uma exibição mediana) mas... não tem chegado.

Portugal fez excelentes exibições nos 2 jogos com a Dinamarca, e fez um mísero ponto. Obviamente que CQ não tem culpa que Simão falhe um golo como falhou em Copenhaga, mas a verdade é que parece que ele atrai o azar. Considero-o um treinador competente, mas à frente do bom futebol está o resultado, algo que Scolari entende muito bem e CQ, aparentemente, não...

O que tem feito falta na selecção é uma mentalidade "italiana" que a mim me irrita imenso quando é aplicado contra "nós" (Portugal, Sporting) mas que me dá um grande gozo quando a aplicamos - com sucesso, entenda-se! - aos nossos adversários.

Bom, voltando à vaca fria - se Portugal ganhar, como lhe compete, os 2 jogos que lhe faltam (Hungria e Malta, ambos em casa) e a Suécia ganhar com a Albânia e empatar com a Dinamarca, terminam com o mesmo número de pontos. Valerá então a diferença de golos. Neste momento, a Suécia tem 11-5 e Portugal tem 10-5. Caso Portugal vença a Hungria por um golo e a Suécia empate na Dinamarca, mantém-se o empate. Significa então que os últimos jogos (Suécia-Albânia e Portugal-Malta) passa para o play-off quem vencer por margem mais dilatada. E aí, sinceramente, acredito mais no tipo de futebol de CQ do que de Scolari...

Outra coisa - não é líquido que a Suécia consiga pontuar na Dinamarca. Caso fizessem o tal "cozinhado" de que se fala por aí (a Dinamarca perder de propósito), a Dinamarca teria obrigatoriamente de vencer a Hungria. Não me parece que alguém perca de propósito nessas condições, ainda mais depois do empate na Albânia.

Mais ainda - a Suécia hoje cumpriu a sua obrigação ao vencer em Malta (onde, recorde-se, Portugal venceu por 4-0). O golo solitário aconteceu a 10 minutos do fim, marcado por um maltês na própria baliza... ainda muitas surpresas vão acontecer, tenho a certeza disso. Mas uma coisa é certa - a margem de erro esgotou-se para Portugal...

quarta-feira, setembro 09, 2009 10:30:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home