terça-feira, outubro 06, 2009

Ele tem de sair!

O repto foi lançado e aceite... algum tempo depois, regresso às lides "revisionistas"...
Começo pelas cenas tristes... Entendo que o Paulo Bento não tem mais condições para continuar a treinar o Sporting. A equipa está metida num buraco, da qual não vejo como poderá dar a volta por cima.

Até nem creio que o Paulo Bento seja o maior culpado e até muito recentemente apoiava a sua permanência no clube, mas da forma como a coisas estão, não me parece possível dar a volta sem mudar o treinador. É difícil conceber e aceitar que uma equipa que é praticamente a mesma da época anterior apresente um futebol tão desgarrado e ainda sem qualquer entrosamento.

É incontestável que temos um plantel inferior aos mais directos concorrentes, mas nada que justifique os números até agora apresentados! Essa diferença quanto muito deveria reflectir-se ao longo da época e não num início de época tão negativo (em sete jogos, ganhámos três e fomos eliminados da liga dos campeões). Até porque o Braga já leva sete seguidas (com Porto e Sporting pelo meio)!

No meu entender a causa principal foi ter-se instalado no seio do plantel um sentimento de inferioridade perante a euforia que se instalou noutros clubes (euforia essa que não foi bem gerida pelos dirigentes).

Depois, temos o problema de, com Paulo Bento, nunca termos jogado bem… vitórias sempre muito sofridas e pouco entusiasmantes. Os adeptos vão-se desencantando e é difícil esperar um bom jogo do Sporting.

A falta de militância que o Soares Franco referiu em tempos resulta deste desencanto. Resulta também de uma política de aquisições pouco apelativa (no money no honey) mas essa é, uma realidade que não podemos fugir (eu pelo menos acredito que este é o caminho). Não obstante acho que podíamos ter feito melhores aquisições: não contesto - porque também apoiei as suas aquisições - os flopes monumentais Caneira, Postiga e Rochemback, mas custa-me a perceber os milhões gastos no Grimi, um defesa esquerdo absolutamente vulgar.

Os jogadores do Sporting têm também um problema de atitude, pois o Sporting de uma forma geral tem jogado bem – embora nem sempre ganhando – contra equipas teoricamente mais fortes e é contra equipas mais fracas que tem vacilado (responsabilidade deles ou do Paulo Bento?)! Uma importante excepção a esta teoria foi os jogos do Bayern… mas aí o sinal vindo do banco foi claro no sentido em que as baterias estavam todas apontadas ao campeonato. Temos então uma equipa imatura ou um treinador que não consegue passar a mensagem?

O valor de um treinador mede-se pelo valor que acrescenta às equipas em função das individualidades; actualmente, Paulo Bento não acrescenta valor, bem pelo contrário. Para além de tudo, continuamos sem saber marcar e defender cantos, devemos ser a única equipa do mundo em que a marcação de penalties é um suplício, continuamos a ter jogadores medíocres a marcar livres, temos uma percentagem de passes errados muito elevada, não há jogo de equipa… enfim, temos uma mão cheia de jogadores fora de forma: Moutinho, Polga, Liedson, Vukcevic, Caneira, Postiga, já para não falar no ridículo que são os laterais do Sporting.

6 Comments:

Blogger Rantas said...

Não consigo concordar contigo.

Antes de explicar porquê, deixa-ne agradecer-te por teres aceite o desafio que te lancei!

Bom, então vamos lá enumerar os motivos da minha discordância:

Primeiro, por uma questão de principio. Chama-lhe preconceito, se preferires. Mas custa-me imenso defender "chicotadas psicológicas". Mudanças de treinador fazem-se no final da época, nunca no início, muito raramente a meio.

Segundo - Estamos em 4º lugar. Comparativamente com os resultados contra os mesmos adversários na época passada, a diferença é que temos UM ponto a menos, decorrente da derrota (este ano) no Dragão, onde empatámos no ano passado. De resto, os 2 pontos que perdemos em casa com o Belenenses, tínhamos recuperado em Coimbra. Repito: UM PONTO. E sem dúvida que o jogo do Dragão foi um daqueles em que não se pode colocar em dúvida o querer, a ambição e a atitude dos jogadores!

Terceiro - Paulo Bento está há 4 anos no Sporting, com um excelente registo (que só não é óptimo porque faltou um título...). Uma das características das equipas do Sporting, ao longo destes anos, é a solidez defensiva, o facto de sofrerem poucos golos, ao ponto de no ano passado termos sido uma das melhores defesas dos campeonatos europeus (e na Champions, para além das avalanches atípicas com o Barcelona e com o Bayern, sofremos ZERO golos). O que se terá passado, então? PB emburrou? Tornou-se incompetente?

Quarto - Quem seria o substituto de PB? Aqui há uns tempos vi numa caixa de comentários de um blog alguém que defendia o Carlos Azenha (isto antes dos 8-1). Não digo que não existe ninguém melhor que PB, o que eu digo é que alguém melhor custa dinheiro. Que é o que falta...

Quinto - É notório que as exibições não têm sido agradáveis. No entanto, ao nível dos resultados a situação não é tão catastrófica como alguns a pintam. Todas as equipas passam por fases boas e fases más. PB sempre conseguiu boas pontas finais nos campeonatos. Eu continuo a confiar nele. Por mim, estou tranquilo com o "Paulo Bento Forever!"

terça-feira, outubro 06, 2009 11:21:00 da tarde  
Blogger Dever Devamos said...

Devias ter feito um post em defesa do PB.

Vou-me limitar a rebater os teus pontos.

Em primeiro, também sou contra mudanças de treinador. Mas não vejo isso como um dogma e a saída do treinador, em algumas situações, pode ser a melhor solução, como entendo que é este o caso.

Relativamente ao segundo ponto, compararmos o quer que seja com a época passada não me parece muito abonatório. Perder novamente com o Braga em casa? Não ganhar ao Nacional na Madeira? Comparar um empate com o Belenenses em casa com um empate com a Académica fora? Não é bem a mesma coisa. Além disso, o bom desempenho com o Porto só reforça o que havia dito de termos bons desempenhos com equipas mais fortes. Para além desse jogo e com a Fiorentina que jogos decentes fizemos? Twente, Nacional, Braga, Paços, Olhanense, Académica e Belenenses… é só escolheres! E nem falo nos jogos particulares que nem vale a pena.

Em terceiro lugar, não considero um excelente registo o que foi feito até aqui. Nestes quatro anos não ganhámos nenhum campeonato e, verdadeiramente, só tivemos perto disso nos dois primeiros anos do PB. Na champions temos melhorado de ano para ano e até temos estado razoavelmente bem, apesar de alguns azares. E convenhamos que taças e supertaças não enchem a barriga a ninguém! O PB não se tornou incompetente, mas nunca o considerei especialmente bom tacticamente, o seu mérito era mais na capacidade de juntar o grupo em seu redor e na disciplina dos jogadores e neste momento acho que ele já não consegue fazer isso. Com o PB houve sempre muitas dificuldades em ganhar e daquilo que eu já pude perceber – e confesso que não percebo muito – é relativamente fácil ser superior ao Sporting tacticamente.

Arranjar um substituto para o PB – quarto ponto – é um problema, de facto, mas não podemos pensar que ele é insubstituível. Creio que há algumas alternativas, embora reconheça que tem de ser alguém que em termos de perfil semelhante ao…. PB! Tem de ser alguém disciplinador e capaz de juntar unir o grupo. Jorge Costa? Domingos? Têm a vantagem de ter sido treinado pelos melhores. Confesso que no meu horizonte não vejo muitos mais, mas essa não é minha tarefa.

Quanto ao teu ultimo argumento, é verdade que melhoramos sempre mais para o fim do campeonato mas, e então? Fases más todos temos, mas as nossas fases más duram meses e se até agora temos conseguido o segundo lugar, é mais demérito do Benfica do que mérito nosso, porque o Porto, esse, está a um nível para além do nosso alcance.

Paulo Bento forget it!

quinta-feira, outubro 08, 2009 10:04:00 da tarde  
Blogger manolo said...

O que todos queremos é bons jogos, vitórias e chegar campeões ao fim. As opiniões sobre Paulo Bento variam consoante os resultados. O facto é que ele me parece ter personalidade e determinação para dar a volta. E, tendo-se a equipa afundado em fantasmas depressivos, é necessário um abanão psicológico, (vulgo chicotada). Mas esta chicotada, não requer necessariamente uma mudança de treinador, que aliás, a fazer, seria no defeso, não agora. A função dos dirigentes (com a legitimidade reforçada recentemente) é inverter o sentido das coisas, pensando a prazo, e não desistindo da estratégia (manter o mesmo treinador durante muitos anos). Mas não é um dogma, e os resultados são sempre "soberanos"...

segunda-feira, outubro 12, 2009 12:00:00 da tarde  
Blogger Dever Devamos said...

Creio que já deixei claro que admiro o Paulo Bento e inclusive o perfil que defini é, em muito, semelhante ao dele.

Mas tal como o Manolo diz, o Paulo Bento, não está acima de tudo e, quando avaliado pelo seu desempenho, chumba.

segunda-feira, outubro 12, 2009 10:02:00 da tarde  
Blogger Rantas said...

"Pelo seu desempenho, chumba".

O desempenho este ano não tem sido bom, é verdade. O Sporting está a atravessar uma fase menos boa (embora não tão má quanto a pintam!). MAS... tendo em conta o empenho e o desempenho de PB em anos anteriores, ele "passa" e não chumba, na minha opinião. Passa, e com distinção!

segunda-feira, outubro 12, 2009 11:57:00 da tarde  
Blogger Dever Devamos said...

Como diria o prof. Marcelo:
- nota muito positiva na primeira (meia época);
- nota muito positiva na segunda época em que luta pela título até à última jornada, embora com um desempenho medíocre na liga dos campeões;
- nota suficiente na terceira época com mais de 20 pontos de atraso para o porto;
- nota negativa na quarta época em que voltamos a perder o título algumas jornadas antes do fim e que, pese embora o apuramento para a fase seguinte da liga dos campeões, fomos completamente humilhados pelo bayern (em dois jogos) e pelo barcelona.

É certo que temos tido menos meios que os outros mas nada que justifique o atraso que já temos.

O JEB pôs o dedo na ferida ao dizer que começámos a olhar com inveja e afectou toda a equipa; mas é a trabalhar esses aspectos que PB tem sido melhor e desta vez não foi capaz de inverter o rumo.

Oxalá eu esteja enganado e o PB ainda vá a tempo.

Porque uma coisa é certa, admiro o PB e como disse o nosso presidente, ele não merece sair do SCP pela porta pequena.

quarta-feira, outubro 14, 2009 10:40:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home