terça-feira, setembro 14, 2010

O menino mimado, chantagista e malcriado

As deliberações da Assembleia Geral do Benfica que se realizou ontem comprovam que o ridículo não conhece limites. Em se tratando de futebol, entra-se numa quinta dimensão em que as regras básicas de comportamento em sociedade, o bom-senso, a racionalidade, são substituídas pelas emoções primárias, pela alarvidade, pela boçalidade.
Para mim, não está em causa se o Benfica foi ou não prejudicado em algumas arbitragens neste Campeonato. Não dou para esse peditório, esta discussão não é futebol, é penaltologia. Recordo-me, como é evidente, de alguns "roubos de igreja" que afectaram o meu clube, como o célebre golo de Ronny com a mão, em Alvalade, ou a fabulosa intuição de Lucílio Baptista que "viu" uma mão onde apenashouve peito, numa famigerada Final da Taça da Liga. Assim como me lembro de erros que beneficiaram o Sporting - o golo-que-não-foi-golo do Leiria em Alvalade, por exemplo. Qualquer benfiquista se recordará de erros de arbitragem que beneficiou o seu clube, com certeza. Os erros de arbitragem fazem parte do jogo, bolas! Chamamos-lhes "roubos" mas é uma forma de expressão. Quando acontecem rangemos os dentes, gritamos, insultamos, mas alguém acredita verdadeiramente que, de forma consistente e maquiavélica, haja uma estratégia concertada entre dezenas de agentes do futebol para impedir que um clube marque golos?! Que haja dolo? Alex, acreditas mesmo nisso??
É isto que está em cima da mesa: centenas ou milhares de patuscos verdadeiramente convictos de que está em curso uma conspiração deste quilate, como se fosse possível. Como se os 6-golos-6 que o Benfica sofreu nos 3 jogos que perdeu tivessem sido marcados pelos árbitros. Como se a falta de pontaria, a falta de chama, a falta de golos fosse da responsabilidade dos homens do apito.
E estamos assim... o Benfica faz-me lembrar os putos que trazem a bola de casa e para os quais tudo está bem quando estão a ganhar, mas quando começam a perder, metem a bola debaixo do braço e vão para casa, amuados e a fazer beicinho. Neste caso, como a "maior instituição portuguesa" não faz beicinho, faz chantagem. Uma chantagem nojenta e asquerosa.
Eu, pelo meu lado, até sou solidário - manifesto aqui solenemente que este ano não irei ver jogos do Benfica fora do estádio da Luz.
Nota final: A análise que a televisão do Benfica fez aos lances polémicos do jogo de Guimarães não coincide com esta novela toda. Não servindo para comprovar se houve erros ou não, acaba por comprovar uma coisa - são lances de difícil análise, mesmo para quem está refastelado a ver televisão. Não deveremos dar ao menos o benefício da dúvida a quem não vê repetições, anda a correr de um lado para o outro durante 90 minutos e tem de decidir em menos de um segundo?