terça-feira, setembro 07, 2010

O OLHO DE ÁGUIA - A REENTRÉ


Volto a este forúm onde tentarei dar as minhas opiniões com a maior isenção possível… Depois de mais uma pré-época cheia de peripécias, no mercado de transferências, nos jogos e torneios, finalmente fecharam as transferências e sabemos com o que contamos, pelo menos até Janeiro. O meu olho de águia vai então tecer alguns comentários sobre o que se passou e a perspectiva do que poderá acontecer nesta época.
Depois de uma época fantástica, onde o Benfica nos encheu com o seu futebol voluptuoso, o universo benfiquista espera mais do mesmo. A Direcção prometeu-nos que não destruiria a equipa e que ainda a reforçaria. Jesus (apesar do Papa do Norte o ter aliciado) e os seus apóstolos propõem-se a continuar a dar alegrias aos adeptos. Assim, partimos para esta época cheios de confiança.
As alterações do plantel não foram muitas. Há muito tempo que o ponto fraco desta equipa era o lugar de guarda-redes. Os responsáveis procuraram o guarda redes ideal e depois de surgirem nomes todos os dias das mais variadas partes do mundo, escolheram um desconhecido, pelo qual pagaram 8,5 milhões de euros !! Passou a ser o terceiro jogador mais caro de sempre do Benfica. Além de Roberto, a SAD já tinha acautelado os jovens Airton e Kardec ainda na época passada, e ainda Gaitan, Jara e Fábio Faria. Ainda contratou os jovens Oblak e Rodrigo para serem emprestados.
Esta politica de contratações parece-me, no que respeita ao calendário (não estou a falar dos valores), bem feita, pois foram feitas com tempo, com a cabeça fria e com a perspectiva de rentabilização futura que terá que ser sempre um dado da questão. O que já me parece uma precipitação e fruto da pressão e dos maus resultados foi a corrida no final do defeso para tentar colmatar a falta de Ramires e Di Maria: Todos os dias os jornais faziam parangonas com os novos reforços: Wesley, Maylson, Elias, Traoré, Salvio, Hleb, Drenthe, etc, etc… Veio Salvio (que ao que julgo saber um excelente jogador) por empréstimo. O Benfica não pode pensar os seus investimentos e a constituição do plantel sob a pressão do resultado. Disso resultam maus negócios.
Sabíamos que iam sair jogadores, nomeadamente Di Maria. O medo era saírem muitos jogadores. Julgo que, apesar de saírem dois jogadores importantíssimos na equipa do ano passado (três com Quim) a equipa não está desequilibrada, tem mais opções, embora seja evidente que os novos (Gaitan e Salvio) não possam estar, por enquanto, ao nível que estavam Di Maria e Ramires. É dar tempo ao tempo… Mas a permanência de David Luis, Luisão, Coentrão, Javi Garcia, Aimar e Saviola foi a grande politica de contratações do Benfica. Não falo de Cardozo pois julgo que este seria bem vendido (caso houvesse uma proposta boa).
Após as derrotas para a Supertaça e nas duas primeiras jornadas foi tudo posto em causa. Pelos comentadores, comunicação social mas principalmente pelos benfiquistas. O Jesus já não percebe nada, o Rui Costa é uma figura de decoração e o LFV o maior bandido...
E qual a causa para tanto alarido? Roberto foi a causa. Roberto foi a figura do defeso. A euforia de inicio de época que normalmente se apodera dos adeptos do Glorioso passou-se para os adversários e foi a euforia pelo Roberto…Com Roberto na baliza do Benfica os nossos adversários deliraram! E é verdade que Roberto fez uma série de frangos e isso trouxe instabilidade à equipa toda. Começou a faltar confiança e as coisas correram mal até Jesus ser obrigado a tirar Roberto da baliza. Mas o que aconteceu na Luz com o V. Setúbal veio modificar esse estado de espírito e Roberto com a defesa do penalty fez acreditar a equipa e os adeptos. Assim espero que se acabe com a tremideira dos primeiros jogos e se comece a jogar e a deliciar os adeptos com o futebol maravilha que o Benfica nos ofereceu na época passada. Demos 6 pontos de avanço. Mas vamos muito a tempo. Faltam 27 jogos.Precisamos de ter calma e transmitir essa calma à equipa. Temos a melhor equipa, o melhor treinador e o melhor público. Somos Campeões.
O mês de Setembro e nomeadamente as duas próximas jornadas tem que ser aproveitadas. É preciso ganhar ao Guimarães e ao Sporting e aproveitar do jogo Porto-Braga. E temos dois jogos da Liga dos Campeões. Já não temos margem para errar. Já perdemos o que tínhamos a perder. Vamos, rumo ao Bi.

Saúdinha


2 Comments:

Blogger Rantas said...

Bendito penalty defendido pelo Roberto, que nos garantiu a sua permanência no Benfica até final do Campeonato!!
Eu, como sportinguista, só tenho a agradecer por esta abébia

terça-feira, setembro 07, 2010 11:40:00 da tarde  
Blogger El Ranys said...

"deixar as minhas opiniões com a maior ISENÇÃO possível"???????!!!??
Ahahahahahaha, Alex, que grande gargalhada que me provocaste. Mas alguma vez será possível contar com isenção nas tuas opiniões futebolísticas? Nunca. Mas não te preocupes, com o teu facciosismo tem mais piada. Saudações leoninas.

quinta-feira, setembro 09, 2010 12:17:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home