quinta-feira, julho 08, 2010

Ainda o Moutinho...

Há quase 4 anos escrevi aqui: «Porque é que invariavelmente as pessoas têm dificuldades em verem esta profissão como... uma profissão? Porque é que o "amor à camisola" deveria justificar que alguém ficasse satisfeito por receber 20% do que outra empresa do mesmo ramo lhe paga?».

Isto foi a propósito da saída de Manuel Fernandes do Benfica. Foi para o Portsmouth ganhar cinco vezes mais o que o recebia no Benfica.

Continuo a pensar da mesma forma. No entanto, sinto também uma imensa dor de alma a imaginar o João Moutinho de azul-e-branco!

A verdade é que os jogadores não são todos iguais. João Moutinho, pelos anos que passou no Sporting e sobretudo por ter sido capitão da sua equipa principal, tinha obviamente uma responsabilidade diferente. E merece inteiramente os epítetos que lhe foram dirigidos, a ele e ao seu carácter.

Gostaria de referir que entendo que a Direcção do Sporting fez o que lhe competia. Não concordo com as acusações de incompetência por não terem incluído qualquer restrição a que Moutinho se transferisse para o FC Porto. Primeiro, porque nenhum capitão do Sporting que fosse bem-formado consideraria sequer a ideia de jogar no Porto, ainda mais com um processo de saída destes; por outro lado, se a ideia era encaixar dinheiro - e libertar o clube deste pequeno chantagista - era preciso que aparecesse alguém com propostas concretas. E a verdade é que, sem ser o FC Porto, apareceram ZERO propostas. O que diz bem da magnífica época que João Moutinho acabou por fazer este ano... estaria com a cabeça virada para coisas mais importantes do que jogar à bola, com certeza.

Termino como Costinha - não lhe desejo boa sorte, apenas desejo que não se aleije...