O Campeonato dos Aflitos
Em tempo de paragem natalícia, praticamente a meio do Campeonato, aproveito para registar as minhas previsões para o Campeonato - com os votos apenas de que as equipas que desçam sejam mais do que as que subam.
Começo por baixo (salvo seja), para continuar num segundo post com os assuntos lá de cima: título, Europa, etc.
Começo por baixo (salvo seja), para continuar num segundo post com os assuntos lá de cima: título, Europa, etc.
Em primeiro lugar, o Penafiel. Para mim, esta época tem sido um enigma. Tem um excelente treinador, tem um excelente presidente, mantém (mais ou menos) a estrutura da equipa da época passada... não entendo o que se tem passado em Penafiel. E terei pena se os maus resultados provocarem uma chicotada psicológica. O jogador do Penafiel de que mais gosto de ver jogar é N'Doye. Gostaria de o ver de leão ao peito na próxima época, a dar músculo ao meio-campo.
Foi bonita a festa, pá.
Agora, é altura de deitar contas à vida. Saíram (pelo menos) Moretto, José Fonte, Tchomogo, Dembelé e a alma do balneário - Norton de Matos. Não sei se falta alguém nesta lista. Aparentemente, vêm bons reforços ... das reservas do Benfica. Os salários de Dezembro terão sido pagos, Chumbita recandidata-se (o crime compensa?), tudo volta à normalidade. Acredito que o Vitória entrou pelo cano e vejo-o como forte candidato à descida, apesar da brilhante campanha realizada na primeira volta. Em termos de jogadores não destaco nenhum. Têm todos sido inexcedíveis no profissionalismo, no brio, no sacrifício. O destaque (muito positivo) vai todo para Norton. O negativo vai obviamente para Chumbita Nunes, o cavaleiro da má figura.
O CANDIDATO NATURAL À DESCIDA: NAVAL
A Naval 1º de Maio conseguiu um grande feito: subir de divisão. Está feito, parabéns. Julgo que agora vai descer. Pouco mais haverá a dizer sobre esta equipa. Cajuda é um bom treinador, já lá não está. Gostei do resultado que fizeram com o Benfica, foi pena terem-se deixado empatar. No meu modelo de Campeonato (post de 21-Dez), a Naval nunca teria lugar.
Este é seguramente um prognóstico arriscado. Com o seu excelente quadro de jogadores (onde pontificam Cléber, Paulo Sérgio, Clayton, Dário, mas sobretudo Saganowski, Benachour e Targino), o que dizer sobre a 16ª posição que o Vitória minhoto ocupa? Pacheco não conseguiu fazer uma equipa com a boa matéria-prima com que contava. Penso que Vítor Pontes não será também a pessoa indicada (pelos motivos opostos - é muito soft, pelo menos é o que me parece).
OUTRAS APOSTAS
Outros grandes candidatos à descida:
Académica. Nelo Vingada não tem conseguido reavivar o espírito da segunda volta da época passada. Conseguirá ainda? E sem o homem-golo Marcel, como se perspectiva?
Gil Vicente. Gosto do trabalho de Ulisses Morais e da forma como monta as suas equipas. Apesar disso, parece-me que este Gil não tem condições para se manter na divisão principal.
SURPRESAS
Quem me tem surpreendido pela positiva, neste campeonato dos aflitos:
E. Amadora. Não conhecia o trabalho do treinador Toni. Na minha opinião, ele construiu uma equipa mortífera no contra-ataque. Sólida na defesa, forte na baliza, acutilante no ataque. Simples, linear. Feio. Dá pontos ( e não, não estou a pensar apenas em Alvalade...).
P. Ferreira. No início da época era para mim quase certo que o Paços iria descer de Divisão. À 16ª jornada estou convencido que vai fazer um campeonato tranquilo. É obra de José Mota e do colectivo.
A propósito (e desculpem-me a franqueza e a ignorância): afinal quantas equipas vão descer este ano? Não é no final desta época que se vai passar de 18 equipas para 16?
3 Comments:
Jaime Pacheco afunda-se completamente. Após o título de campeão nacional pelo Boavista (histórico) com um tipo demolidor de futebol, a vergonha no Málaga, regresso fraco ao Bessa e agora o descalabro em Guimarães. Provavelmente perdeu a última oportunidade
Descem 4 e sobem duas. Ficam 16 para apróxima.
Saúdinha
Não agoirem a Académica.
Enviar um comentário
<< Home