Eleições no Sporting
Não tenho acompanhado de perto a guerrilha instalada na SAD do Sporting. Não sou sócio. Mas se o fosse, votaria no projecto de Soares Franco pelos motivos que indico a seguir:
1. Não conheço qualquer ideia mobilizadora vinda da "oposição" que não seja a manutenção do status quo. Isso é tão mais extraordinário quando se pensa que o dado "novo", o enorme passivo do Sporting, é o resultado de anos de gestão contida da parte desses senhores, ou não será?
2. Um clube de futebol deve assentar em futebol. Em emoção, em vitórias, em goleadas, em enchentes, em vibração, em golos, bolas à trave, penalties falhados, choros, risos, alegria. As contas equilibradas deverão sê-lo na medida em que não ponham em xeque essa emoção. "Há mais vida para além do défice". Com isto não quero dizer que defendo uma gestão "à Benfica", onde considero que o equilibrio financeiro está muito longe do top ten das preocupações de LFV. Julgo que no Sporting, pelo contrário, o aspecto financeiro tem estado à frente dessa emoção, colocando-a mesmo em causa.
3. O modelo seguido pelo Sporting passa pela obtenção de mais-valias de 5 milhões de euros todos os anos. Isso significa, genericamente, vender um produto da Academia por ano. Na essência, o projecto de Soares Franco visa vender património para, durante uns anos, não se ter de render a essa lógica de venda; ou seja, para permitir construir uma equipa baseada na Academia, que vença títulos, nacionais e internacionais, que marque golos, que nos dê orgulho. Que se esforce, se devote, se dedique. Que nos traga glórias desportivas. Que jogue futebol!
4 Comments:
Para mim o ponto 3 é determinante na intenção de voto dos Sportinguistas, não sei é se os anti-corpos conseguirão que essa mensagem passe.
Pois é, iportante é mesmo o ponto 3, onde dizes "o projecto de Soares Franco visa vender património para DURANTE UNS ANOS..."
E depois desses anos passarem?
Por mim, prefiro um Sporting sólido e perene do que um projecto caduco.
Ainda não decidi o meu sentido de voto e vou esperar por melhores explicações e apresentação de alternativas na AG.
Mas não me parece que a alternativa Soares Franco seja a única e, acima de tudo, a melhor para o Sporting. Logo à noite, em poste, desenvolvo o assunto.
Caríssimos,
Creio que estamos todos de acordo sobre a importância do ponto 3. Tentemos então clarificar o que esse ponto significa para cada um de nós. E para isso, creio que a questão levantada pelo Ranys é de facto determinante: o que significa, neste enquadramento, a frase "DURANTE UNS ANOS"?
Pode significar viver acima das possibilidades, depois de vender as jóias de família (o centro comercial, o bingo, etc.), chegando depois o descalabro completo (operações-coração, dívidas aos fisco, penhoras, mafias russas, etc.).
Pode também significar libertar-se de algum peso supérfluo, para aliviar as despesas financeiras do serviço da dívida (amortizando parte dos empréstimos bancários contraídos), de modo a permitir focar-se na actividade principal do clube: jogar futebol. Tão só isso. E, para atingir esse objectivo, não ser obrigado a desfazer equipas no final de cada época. Conseguir retabilizar os seus activos devidamente, sem ter de os vender demasiado cedo.
Na prática, a questão coloca-se na nossa diferente percepção do que são as jóias de família - ou é o Alvaláxia ou são os produtos da Academia.
Eu voto (enfim, votaria, se fosse sócio...) em Cristiano Ronaldo, Ricardo Quaresma, Hugo Viana, Luís Boa Morte, João Moutinho, Nani, Lourenço, Silvestre Varela, André Marques, Fábio Paim... estes putos é que são (ou já foram...) o maior valor do Sporting. E os que deixaram de o ser, deixaram de o ser demasiado cedo, por imperativos financeiros.
É disso que se trata, portanto: vender o supérfluo para poder manter as jóias. Rentabilizá-las melhor do que tem sido possível até agora e vendê-las melhor e mais tarde, depois de arrecadar uns títulos nacionais e internacionais.
sPOOOORTING!!
Depois d eler o post do El Ranys, notei que me esqueci de alguém que saiu da Academis e também não foi convenientemente valorizado no Sporting: o Simãozinho.
Já para não falar pérolas mais antigas: Luis Figo, Paulo Futre...
Enviar um comentário
<< Home