quarta-feira, março 29, 2006

Leão viu lampiões

Já que os "revisores" encarnados ainda não apareceram aqui a dar conta do que sentiram ontem, deixo o meu olhar leonino sobre o Benfica - Barcelona.
O jogo de futebol é, como todos sabemos, dividido em duas partes. Ontem, essa divisão foi ainda mais notória. Creio que o Benfica entrou de peito feito, sem medo, mas o desequilíbrio de forças é de tal ordem que o mais impressionante foi a quantidade de golos falhados pelo Barcelona. Nessa primeira parte, há que destacar o nervosismo de Moretto, um bom espelho da bipolaridade lampiónica: cometendo 3 erros absurdos, por 3 vezes condenou o Benfica. Mas foi também ele, graças a várias belíssimas intervenções, o herói da partida. Paradoxal. Também Anderson me pareceu excessivamente nervoso e com actuação desgarrada, permitindo (com Luisão) grandes facilidades ao ataque do Barça.
Pela positiva, o destaque tem de ir, inteirinho, para Ricardo Rocha, que ontem fez marcação quase directa ao melhor jogador do mundo, Ronaldinho Gaúcho. Ricardo Rocha esteve, simplesmente, irrepreensível.
Nesta primeira parte do jogo, a deusa do Alex esteve, de facto, com o Benfica, que podia ter sofrido com naturalidade, caso os avançados "blaugrana" estivessem em noite de acerto, dois ou três golos.
Mas o Benfica veio das cabines diferente, mais personalizado, factor a que não será alheia a troca de Laurent Robert por Miccolli. O Benfica ganhou em agressividade, mobilidade e criação de espaços. Beto subiu de rendimento e creio mesmo que, ontem, foi um dos melhores jogadores em campo. Anderson, lá atrás, assentou a cabeça e o jogo. O Benfica começou a espreitar a oportunidade de golo, sem ser através de remates de fora da área. A improvisada defesa do Barça começou também a meter alguma água, com desacertos constantes na marcação. Jogou-se mais taco-a-taco, o Barça sempre a tentar criar ocasiões, também, com Moretto a brilhar. Foi uma boa segunda parte de futebol, mais dividida, um bom espectáculo com grande espírito dos jogadores encarnados. Depois, uma mão na área, evidente, que o árbitro não quis ver. Mas, convenhamos, uma vitória do Benfica seria felicidade demasiada. A deusa do Alex esteve com o Benfica, mas não é louca. Parabéns aos meus amigos lampiões, pela exibição personalizada da vossa equipa, e boa sorte para Barcelona, onde prevejo, já com Messi, Puyol e Xavi disponíveis, noite muito, muito complicada.

2 Comments:

Blogger manolo said...

Ao intervalo, pensei que "A degola dos Inocentes" seria um título apropriado para qualquer crónica do jogo. Mas a 2ª parte, e Miccoli muito em especial, ainda fizeram a creditar os benfiquistas. Mas não tiveram futebol suficiente para me fazer puxar por eles. Ainda nada está perdido, nem resolvido. Missão em Barcelona, não é impossivel, mas... têm que marcar golos. Defender o 0-0 será suicidio. Boa sorte, mas internamente (claro)... viva o Belém!

quarta-feira, março 29, 2006 12:22:00 da tarde  
Blogger Alex said...

Na minha opinião foi um jogo que não decepcionou em nada. O Barcelona tem jogadores fantásticos. Ronaldinho, Deco, Eto, Iniesta, enfim simplesmente soberbos. Koeman preparou muito bem este jogo, sabendo o que vale o Barcelona, colocando M.Fernandes em cima de Iniesta, Beto em cima de Deco, R.Rocha sem dar um palmo a Ronaldinho, e Simão e Robert a acompanharem os laterais. Não concordo contigo quando dizes que o Benfica entrou de peito cheio. Entrou com receio, com a tremideira, sem alargar-se no campo, apenas a querer acertar com os movimentos dos adversários. E de facto, sentimos várias vezes o bafo frio da desilusão! Primeiro o livre indirecto do Moretto... Depois, talvez a primeira vez que o R.Rocha ía a subir, um jogador do Benfica entregou ao adversário que deu ao Eto e ele correu opela esquerda e deu de bandeja de ouro a bola a Deco que a querer colocar, falhou...Outra de Eto só com Moretto à frente. E nós só respondemos com remates de longe. E alguns bons... Um do Simão à malha lateral. Um do Geovanni quase no bico da área, um do M.Fernandes que não saiu longe...
No intervalo a eliminatória podia estar resolvida a favor deles.
A segunda parte foi frenética. Koeman pôs Micolli, que é de facto um rato atómico. Chuta mal possa. E aí já fomos nós que dominámos mais o jogo. Ronaldinho fugiu para o meio e viu-se alguns lances em que ele levou tudo atrás e ganhou umas faltas.Mas foi bola lá, bola cá. Eles tem duas jogadas de resposta rápida em que a bola vai ao poste, com uma grande defesa de Moretto. Nós tivemos um grande remate de Micolli, com Simão ao lado a entrar, que Valdés defendeu bem e na recarga, Geovanni com tudo para fazer o golo, acertou num adversário. E a nossa melhor oportunidade foi a de Simão com assitência primorosa de Mocolli que Valdés defendeu com a biqueira da bota ! Um jogo que merecia golos, mas, sendo empate, ainda bem que não teve. E ainda houve o penalty. Que é evidente mas que infelizmente, por azar, não marcou. Foi pena.
Resta-nos acreditar e gozar o próximo prato desta empolgante eliminatória dos Quartos de final da Champions!
Saúdinha

sábado, abril 01, 2006 12:41:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home