quarta-feira, março 29, 2006

Nostalgia

Ainda se lembram quando 0-0 em casa era um mau resultado, qualquer que fosse o adversário? Quando as pernas não tremiam se o sorteio ditava um qualquer Barcelona? Quando os clubes portugueses (maxime Benfica, depois Porto) eram o top das Taças europeias?
Dou comigo nostálgico, num dia em que o desportivamente correcto me diz devia estar a celebrar um empate a zero...
A racionalizar muito, ontem surpreendi-me a desejar que o tempo passasse, a ver se eles não marcavam, tal adepto apaixonado de equipa menor. Surpresa o Benfica passar a eliminatória com o Barcelona? Ao estado a que chegou o futebol português... Talvez a lei Bosman tenha muito a ver com isto (e sobre o assunto me debruçarei futuramente), mas não haverá outros responsáveis?
O jogo ele próprio teve duas partes distintas (passe o lugar comum): a primeira, onde N. Senhora da Luz teve grande intervenção, e a segunda onde o Benfica conseguiu equilibrar o jogo e foi espoliado pelo árbitro (a deferência pelos grandes é um mal de que nem só os árbitros portugueses padecem, e o Benfica europeu actual já se afastou desse estatuto). Moretto foi simultâneamente o melhor e o pior em campo (mais uma vulgaridade), pelo que a distinção tem que ir para Ricardo Rocha, que, qual Moisés, abriu passagem pelo enorme rio chamado Ronaldinho, secando-o quase completamente. Do conjunto das duas partes, acabaria por não ter surpreendido a vitória do Benfica, mesmo que com a (muita) sorte do jogo.
Mas eu vou estando velho, agarrado ao sempre maior clube do Mundo, não consigo exultar com um empate. Defeitos de quem se habituou ao melhor... E a evolução da «consciência de não temer ninguém» para «o bom seria não sofrer golos» ainda não a consegui fazer...
Por isso, como Benfiquista já entradote, não posso deixar de gritar aos ventos todos que o Benfica só não ganhou porque fomos roubados, em Camp Nou é que eles vão ver como elas lhe doem!!!

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Pois é Obelix, cada vez nos resta menos do que o Laudatori Temporis Acti .....

quarta-feira, março 29, 2006 6:04:00 da tarde  
Blogger Alex said...

Saúdo o regresso a estas lides. É verdade que hoje o Benfica não faz parte das elites do futebol europeu. Dantes havia a lei da opção, que na prática fazia que os clubes impedissem os jogadores de saírem. Não fora isso e nunca aguentaríamos jogadores que fizeram a barreira no Benfica. Mas se não fazemos parte da elite económica, somos um dos clubes míticos da Europa e do Mundo.
Estamos, como há anos não se via a tentar regressar aos grandes palcos europeus. E é nesse contexto que eu vejo a eliminatória com o Barcelona. A verdade é que estamos a lutar para as meias finais com a considerada a melhor equipa da Europa, que eliminou, inequivocamente, o Chelsea. E que, apesar da sorte e da tremideira da 1ª parte, conseguimos acabar o jogo em busca da vitória. E a grande verdade é que está tudo em aberto. Isso é indesmentível. Tanto podemos ser goleados como eliminá-los, nem que seja nos penaltys ! E não nos esqueçamos que já eliminámos o Manchester United e o Liverpool, grandes Senhores !
É um privilégio estarmos e comermos a esta mesa.
Mas o Benfica só continuará a crescer, como já opinei, se o estádio continuar a ter grandes enchentes. Conto com o teu cativo para a próxima época.
Saúdinha

sábado, abril 01, 2006 12:21:00 da manhã  
Blogger Rantas said...

Alex,

Concordo com tudo aquilo que aqui escreveste. O passado relembra-se, mas o presente vive-se. Sem glorificações espúrias, com pragmatismo. E mais vale estar presente nos quartos-de-final da Liga dos Campeões, ainda que não sendo favorito da eliminatória, do que continuar a viver nesse passado mítico, que já não volta atrás.

domingo, abril 02, 2006 12:37:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home