segunda-feira, maio 15, 2006

A convocatória de Scolari


Não gostei das escolhas de Scolari. Entendo, apesar de discordar, as convocatórias de Quim, de Costinha, de Maniche e de Nuno Valente. Discordo em absoluto das escolhas de Hugo Viana e Postiga.
Ricardo Costa é uma opção autista de Scolari, só explicável por um de 3 factores:
- Tentativa (patética) de apaziguamento dos portistas (afinal, teria de haver um representante dos campeões nacionais...);
- Auto-suficiência de Scolari (R. Costa praticamente não jogou na segunda volta - participou apenas em 5 jogos, e creio que foi titular num jogo só... há 4 meses atrás!);
- Algo de estranho, "subterrâneo". Alguém sabe quem é o agente de Ricardo Costa?
Os argumentos avançados por Scolari para justificar a chamada de R. Costa são magníficos: tem bué da internacionalizações, foi capitão do FC Porto, ganhou títulos. Acrescento eu: foi capitão, já não é. Das internacionalizações anteriores do rapaz, algumas terão sido com certeza brilhantes. Eu, que tenho memória (essa coisa descartável) e vi os Jogos Olímpicos de Atenas, há dois anos, lembro-me bem da vergonha que senti por essa selecção que R. Costa capitaneava. Assim como me lembro do chavascal terceiro-mundista que fizeram nuns balneários em França. Excelente currículo, sem dúvida!
Nesta selecção mereciam estar presentes:
- Um defesa central (no lugar de R. Costa): esperava Tonel, poderiam ser Ricardo Rocha ou Nunes.
- Ricardo Quaresma (em vez de Boa Morte), Moutinho (em vez de H. Viana), João Tomás (no lugar de Postiga), Miguelito (por N. Valente) , R. Meireles (por Costinha) e Paulo Santos (por Quim).
Nesta convocatória é fácil sentir que a esmagadora maioria dos portugueses não se revê. Scolari será o grande culpado se não se atingirem pelo menos os quartos-de-finais (é o mínimo exigido!). Ninguém lhe perdoará um falhanço. Por outro lado, se Portugal chegar à final, só à teimosia de Scolari se deverá.
Por mim, não concordo com as opções do homem. Mas dou-lhe o benefício da dúvida. Lembro-me do que se passou no Mundial de 2002 - os jogadores estavam estoirados. Contarmos com jogadores que têm poucos jogos em cima, esta época, até pode dar bons resultados.
Vamos apoiar Portugal!

2 Comments:

Blogger Redus Maximus said...

Bora lá!!

terça-feira, maio 16, 2006 9:33:00 da manhã  
Blogger El Coelhone said...

Claro que vamos apoiar Portugal!
Mas também não concordo muito com algumas das escolhas e muito menos com as trocas de galhardetes que tem havido dos responsaveis por selecções: "eu é que sou o chefe" diz Scolari, e depois como chefe não é capaz de explicar ao país futebolístico o porquê dos preteridos o terem sido e vem com o discurso da derrota que o grupo é dificil, dificil o tanas, o México até pode ser, mas não podemos ser surpreendidos por Irão e Angola...
Agostinho Oliveira por seu turno diz que "numa discussão o mais inteligente se cala" estamos ainda para ver quem tem razão...
Agora lanço aqui uma outra dúvida que também ouvi de um comentador, que dizia, que uma conhecida marca de material desportivo tinha anunciado lucros astronómicos devido ao mundial e deixava no ar a possibilidade dos escolhidos poderem até certo ponto ser condicionados por causa dos patrocinios, será?? Ao ouvir isto, lembrei-me de uma polémica gerada uma vez quando Baía supostamente terá jogado na selecção com umas luvas da marca que o patrocinava a ele e nao da marca que patrocinava a selecção... de novo pergunto será que existe aqui mais qualquer coisa??
Mas apesar de tudo, força portugal, à vitória!!!

terça-feira, maio 16, 2006 9:50:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home