sexta-feira, maio 26, 2006

Portugal sub-21

Portugal sofreu hoje a sua segunda derrota.
Depois de uma qualificação sem nódoas (10 jogos, 10 vitórias), os jogadores acharam injusto terem de jogar um play-off, como se fossem comuns mortais. Passaram a Suiça, com um empate e uma vitória, se não me engano. O Europeu parecia talhado para a selecção portuguesa - a jogar em casa, com uma selecção forte - que Scolari deixou reforçada, ao não convocar Quaresma e Moutinho para o Mundial.
Depois de uma derrota por 0-1 com os franceses, no jogo inaugural - e, mais do que a derrota, o massacre da primeira parte, com a bola a embater no poste por duas ocasiões, deixam recordações - a derrota hoje com a Sérvia-Montenegro (um país que deixou de existir esta semana, curiosamente) por 0-2.
É uma enorme desilusão.
É verdade que o futebol não passa de um jogo, sendo por isso o seu resultado imprevisível e aleatório. Mas é acima de tudo um jogo de equipa, de "estados anímicos", de querer, de raça e de atitude. E há situações concretas que se passaram no jogo e dados estatísticos que abrem espaço a conclusões...
Portugal não conseguiu ainda marcar nenhum golo. Tanto poder de fogo, tanto pontapé de trivela, e népias! Zut, rien de rien. Zero. Não se queixem da defesa (Bruno Vale, és um herói!), porque apesar de ter sido fraquinha, não consegue ganhar jogos se não se marcam golos.
O que mais me marcou neste jogo de hoje - Ricardo Quaresma, o Mustang, o Grande Artista, o Maior, El Gran Capitan, o Grande Injustiçado, o Harry Potter ... deveria ter sido sumariamente expulso por volta dos 66 minutos, por agressão feia a um colega de profissão.
Quaresma mais uma vez demonstrou que não tem cabeça para isto. E mostrou que de facto Scolari acertou ao não o chamar. Não por ser teimoso, não por Quaresma ter participado num anúncio publicitário, mas sim porque Quaresma - ao contrário de Ronaldo, por exemplo, que até é mais novo - ainda é um sub-21. Na sua cabeça, nas suas atitudes.
Agora, só resta que os seniores aprendam algo com os putos e não deixem o pássaro fugir. Ao contrário da maioria das selecções mais fortes, nós temos jogadores sem ritmo (o caso de Costinha é sintomático). Cansados não hão-de estar, com certeza! Temos a possibilidade de (re)ganhar uma equipa nos jogos contra Angola e Irão. Mas sem sobranceria - lembrem-se dos putos e lembrem-se do último Mundial!

2 Comments:

Blogger manolo said...

O Quaresma, tal como o C. Ronaldo, têm um estatuto de génios, pelo menos em Portugal. E como todas as estrelas são capazes do pior e do melhor. Contando que os momentos de genialidade ultrapassem os de "bestialidade", e esse balanço vai-se fazendo, continuam a ser foras-de-série.

sábado, maio 27, 2006 8:50:00 da tarde  
Blogger El Coelhone said...

pois parece que toda a gente esperava que o Quaresma fosse carregar às costas a equipa mas isso não sucedeu... e aliás não se viram as estrelas da liga a brilhar muito nestes sub-21...e depois os adversários também já sabem quem ele(Quaresma) é e naturalmente o marcaram mais.... temos pena, estava à espera de mais qualquer coisa. Força Tugas

sábado, maio 27, 2006 11:17:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home