segunda-feira, maio 08, 2006

Prognósticos só no fim do campeonato…

Acabou. Mais um campeonato que termina. Este ano há Mundial; significa que o tempo que vai levar até ao início do próximo campeonato vai custar menos a passar. Antes, como todos os aspectos relacionados com as convocatórias (e não convocatórias) e a preparação das equipas; durante, com o próprio Mundial; e depois, com todas as discussões que se seguem a um Mundial (os melhores, os piores, as surpresas, as desilusões, as contratações, etc).

Mas voltando à (irredutível) aldeia lusa. O FCP como já havia dito ganhou o campeonato (e provavelmente a taça) e mais que isso, ganhou bem. E para quem não percebe porquê, é ver a equipa B que jogou contra o Boavista (apenas Vítor Baía, Lisandro, Ibson, Alan, Ricardo Costa, Bruno Alves, Ivanildo, Anderson, entre outros). O “testa de ferro” Rui Alves é que não gostou da facadinha nas costas do seu mais que tudo Pinto da Costa. Vá lá que mesmo sem 11 titulares o FCP chegou para o Boavista.

O Sporting fez, apesar de tudo, uma época positiva. Confirmou o segundo lugar e o acesso directo à (rica) Liga dos campeões (coisa que já não se via há seis anos). Moutinho marcou o golo solitário contra o Braga, o que acabou por ser um prémio justo para o único jogador do plantel que participou em todos os jogos do campeonato. E tem apenas 19 anos. E merece ir ao Mundial. Ponto.

O Benfica esteve em grande mais uma vez. De acordo com José Veiga vai ter oportunidade de fazer uma receita extra no acesso à Liga dos Campeões. Bom proveito lhes faça. E que seja contra uma equipa italiana. Quanto a Moretto, está em guerra aberta com Ricardo pelo patrocínio dos frangos da Avi-qualquer-coisa. E tem a vantagem do factor “comicidade”. Imaginem só como é possível um guarda-redes falhar o tempo de salto daquela forma.

O Braga repete o quarto lugar da época passada e não renova com Jesualdo Ferreira. De acordo com palavras do futuro ex-treinador do Braga, o clube minhoto teria um projecto mais ambicioso para a próxima época. E quem melhor do que Jesulado para alcançar esse objectivo? Não me digam que vão arranjar um treinador melhor que Jesualdo? O Boavista como se esperava não ganhou o lugar europeu em aberto, ficando este para o Nacional. Foi pena. E Carlos Brito não está seguro para a próxima época. Pelo contrário, Manuel Machado, só não fica se não quiser. O treinador do Nacional fez um trabalho muito bom no Moreirense, levou o Guimarães à Taça UEFA e agora repetiu o feito no Nacional. Um treinador a observar.

Noite de facas longas para os lados de Guimarães e Belém: ambos desceram de divisão. Se para o Guimarães tal já era esperado há algum tempo, a descida do Belenenses não deixou de ser surpreendente. Assim, a única coisa positiva para a descida do Guimarães foi que entretanto o Belenenses também desceu, tornando desta forma a divisão de honra mais competitiva para o ano, onde se antevê os dois clubes a lutarem pelo título de campeão. Se o Benfica os tivesse acompanhado ainda seria mais interessante. Quem sabe se até não haveria mais assistências que na (super) liga? Voltando aos dois históricos despromovidos, será que é coincidência ambos os clubes terem ambições europeias no início da época que agora findou?

Paulo Bento ao garantir o segundo lugar, recebe o Prémio “José Mourinho” desta semana. Como é bem sabido, é um treinador que não tem sequer 50 jogos como treinador de seniores e conseguiu garantir o segundo lugar no campeonato. Mais que isso, foi capaz de pegar numa equipa destroçada e pô-la a jogar, em determinado momento, para o título. É certo que mesmo comparando o Sporting de Paulo Bento com o FCP de Co’Adriaanse, o segundo leva vantagem, mas tal deveu-se ao início titubeante de Paulo Bento, perfeitamente justificado tendo em conta as dificuldades que teve para pôr a equipa a jogar. Paulo Bento foi uma aposta ganha, que não se revelou de todo prematura (ao contrário do que me pareceu na altura).

O Prémio “Giuseppe Materazzi” vai para dois treinadores (será que vão continuar a sê-lo?) que mandaram dois históricos para a segunda divisão: José Couceiro e Vítor Pontes. Tiveram ambos tempo suficiente para colocar as suas equipas a salvo de dissabores e não foram capazes. Lamentável e vergonhoso.

3 Comments:

Blogger El Coelhone said...

Finda mais uma Liga, tempo de balanços:
No topo - 1º FCPorto que junta, de forma justa, mais um campenato ao seu palmarés; com um bom grupo de jogadores e um treinador que com alguma teimosia, embora dando alguns tropeções pelo meio, lá conseguiu levar a bom porto a equipa;
- 2º Sporting, sem dúvida um prémio para Paulo Bento que pegando numa equipa que estaria algo destroçada, conseguiu dar confiança a jovens jogadores levando a equipa á luta pelo título, perdendo-o irónicamente em casa...depois do grande jogador, estaremos perante um bom treinador? o prognóstico pelo menos parece bom, mas lá está prógnósticos só mesmo no fim :)
- 3º Benfica, não conseguiu os seus objectivos internamente, apesar de tudo fez boa figura na europa, Koeman sai pela porta pequena (e não me espanta se já na próxima semana disser mal do nosso futebol a um qualuqer jornal holandês) veremos quem é o sr. que se segue á frente da equipa;
- 4º Braga, um prémio também para o Jesualdo Ferreira que fez um bom trablaho enquanto treinador da equipa minhota, veremos quem irá dar continuidade a esse trabalho na próxima época, assim como onde irá Jesulado a seguir(tenho as minhas supeitas);
- 5º Nacional, surpresa ou talvez não, por trás desta classificação mais um treinador que começa a fazer-se notar Manuel Machado, parece ser um caso sério de treinador de futebol; uma palavra para o pato bravo do Rui Alves que estava com medo mas as reservas lá o ajudaram...
Por outro lado no fundo:
Penafiel, o condenado lanterna vermelhadesta liga, não há muito a dizer; Vitória de Guimarães, quando precisava de ganhar o seu jogo e esperar por resultados de terceiros, nem o seu jogo ganhou, por isso não mereceu ficar na primeira liga; Belenenses a surpresa da última jornada, desce também vitima de uma combinação de resultados e se calhar também de algum excesso de confiança do seu treinador, era o que tinha menso probabilidades de descer mas... aconteceu;
E agora o que será da próxima Liga com menos clubes? E da Segunda Liga também ela com menos clubes, com um Belenenses e um Guimarães a juntarem-se ao grupo, será que finalmentes os nossos campeonatos vão ter mais espetáculo?
Espero que sim.
E por fim Biba o meu Futebol Clube do Porto carago!!! e Venha a Taça

segunda-feira, maio 08, 2006 10:34:00 da tarde  
Blogger Rantas said...

Boas análises - as duas.

terça-feira, maio 09, 2006 12:04:00 da manhã  
Blogger El Ranys said...

Diria mais, caro Rantas: as duas - boas análises.

terça-feira, maio 09, 2006 1:07:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home