segunda-feira, julho 10, 2006

Ye Ye Ye, Portugal é que é!

Foi bonita de se ver a recepção, ontem, à nossa selecção.
Gostei de ver a malta a cantar "Campeões, campeões, nós somos campeões". Não somos, mas sente-se que estamos perto. Um dia, a sorte há-de ser nossa. Antes, éramos aquela equipa "porreira", que jogava um futebol interessante mas perdia quase sempre nos momentos decisivos.
Agora não. Três meias-finais em europeus e neste mundial, uma final Europeia...
(Não fosse a "desgraça" no Japão / Coreia do Sul)...
Agora, chateamos, eliminamos os "poderosos", deixámos de ser os "campeões morais" para lutarmos, efectivamente, pelos títulos. Já não somos os pitorescos, porreiraços e pequeninos portugueses. Somos, sempre, candidatos a seguir em frente. Somos fortes. E isso chateia aqueles povos que têm a mania que são os maiores. Azar. Nesse sentido, no espírito conquistado nos últimos anos, somos de facto campeões. Temos espírito de campeão.
Gostei particularmente (nem imaginam quanto e muito menos porquê) de ouvir os jogadores, em pleno relvado do Estádio Nacional (em cântico hoje reproduzido na Bola) a entoar "Ye Ye Ye, Portugal é que é!". Eles (os jogadores), aparentemente, lá em baixo nos relvados da Alemanha, ouviram. A coisa vai pegar. Espectáculo. Ye Ye Ye, Portugal é que é!

7 Comments:

Blogger Rantas said...

Vá vá, Grande e Único El Ranys...
«nem imaginam quanto e muito menos porquê» - se deixas a coisa assim, o people vai pensar que foste tu o inventor do ye-ye. Foste?

segunda-feira, julho 10, 2006 11:36:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Tanto quanto eu sei foi de facto o Grande e unico El Ranys o inventor do ye ye ye, Portugal é que é!

Durante os jogos do Mundial fui testemunha dos esforcos do rapaz para divulgar a 'cancao'. Confesso que sempre estive ceptico quanto ao seu sucesso, mas se pegou: chapeau! (para mal dos nosso pecados.....)

terça-feira, julho 11, 2006 9:16:00 da manhã  
Blogger Alex said...

Fiquei siderado quando, de volta dos afazeres culinários, ouvi em alto e bom som, "Ye Ye Ye e Portugal é que é !". Fantástico !
Pensei logo : O El Ranys está no Jamor e fisgou o microfone !
Foi bonito ouvirmos o "nosso" grito da Alemanha.
Saúdinha

terça-feira, julho 11, 2006 10:41:00 da manhã  
Blogger El Ranys said...

Foi bonito sim senhor. É verdade: inspirado nos gritos das marchas populares, lancei este "Ye Ye Ye, Portugal é que é!" nos três jogos a que assiti no mundial. Primeiro sozinho. Depois, juntaram-se, timidamente, o Harpic, o Alex e aquele outro gajo, conhecido como Urubu. Às tantas, 4 ou 5 pessoas do sector onde estávamos também gritavam. Depois, mais algumas, em crescendo. Mas nunca se gerou um "bruá". Qual o meu espanto quando ouvi os jogadores da selecção, no Jamor, a gritarem "Ye Ye Ye...". Que glória.
Para mal dos nossos pecados, Harpic?
Repara: é só nosso (de Portugal), logo, original - é preferível a imitar os gritos de incentivo universais -; é típico (marchas de Lisboa); é diferenciador; é fácil; é animado; é aguerrido.
Yé Yé Yé, Portugal é que é! É lindo ;-)

terça-feira, julho 11, 2006 12:03:00 da tarde  
Blogger Bulhão Pato said...

É a imortalidade, El Ranys. Folgo em ver que o cântico ganhou asas e saiu claramente das mãos do criador para se tornar universal. Poderia dizer-te que criaste um monstro ou que abriste a caixa de Pandora [ou de Tandoori], mas não vou estragar o teu gozo numa altura tão especial.
Cá estarei para te lembrar da tua criação quando ouvir a Luz ou o Dragão a entoarem em coro: Yé, Yé, Yé, o Benfica [ou o FC Porto] é que é...

terça-feira, julho 11, 2006 1:09:00 da tarde  
Blogger El Ranys said...

Será melhor ir a correr à SPA, Bulhão Barreiros? Desculpa, Quim Pato...hããã... isso!
De qualquer modo, nós, sportinguistas, já estamos habituados a ver as nossas "geniais criações" a dominarem os estádios da Luz ou do Dragão. É só mais uma....

(Quanto à caixa aberta, em vez de Tandoori, prefiro que seja goesa, se não te importas).

terça-feira, julho 11, 2006 1:21:00 da tarde  
Blogger Rantas said...

Touché!

terça-feira, julho 11, 2006 1:21:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home