segunda-feira, agosto 28, 2006

Nova época

Para mim, acabou hoje o defeso, no que ao RdJ diz respeito (e ao trabalho também, infelizmente, bem precisava de mais umas 9 semanitas de férias).
Escrevi "no que ao RdJ diz respeito" e escrevi bem, porque já fui duas vezes a Alavalade, uma para ver os rapazes de Milão - que lá terão de perder uns pontinhos connosco na Liga dos Campeões - e outra para assistir à vitória do Sporting ante o Boavista Sarrafada Clube.
A pré-época correu bem para as minhas cores. Fomos campeões da "preparação". Mas está o Sporting efectivamente preparado para atacar a nova época? A venda a destempo de Deivide e o choradinho repetitivo e irritante de Douala parecem mostrar que não. A primeira parte e o último golo do jogo com o Boavista também desmentem a prontidão. Mas tudo o resto parece apontar para que sim, o Sporting está pronto e é o grande favorito (na minha opinião é-o, de facto) a vencer a "liga aposta e vence".
O Sporting arranca para a nova época com um orçamento de 17 milhões de euros, contra os 25 do Benfica e os 40 do Porto. Somos, no plano financeiro, a equipa mais fraquinha. Mas as finanças não têm nada a ver com isto. Jesus Cristo não percebia nada de Finanças, já dizia o Pessoa, e foi quem foi.
O Sporting manteve a espinha dorsal da equipa do ano passado, promoveu aos séniores três jovens muito prometedores (Ronny, Yannick e Miguel Veloso), foi buscar o experiente Paredes...
Pelo caminho, arregimentou ainda Bueno e Farnerud, que se mantêm, para mim, grandes incógnitas relativamente ao seu potencial. Romagnoli parece querer pegar de estaca e está, agora, a mostrar que sabe tratar muito bem uma bola. Carlos Martins...bom, quase todas as épocas prometem ser a época da afirmação deste rapaz. Vamos ver se é desta.
Conseguimos, também, despachar alguns "cancros", como Luís Loureiro.
João Alves ou Rodrigo Tello continuam ainda a ter muito para provar. Quanto ao resto: temos equipa. A mesma do ano passado, que tão boas provas deu sob o comando de Paulo Bento, que se mantém. Ricardo à baliza. Abel e Miguel Garcia como alternativas para a direita, Tonel e Polga no centro, Caneira à esquerda. No meio campo, Custódio e João Moutinho. Lá para a frente, Nani e Liedson. Este é o esqueleto do leão.
Todas as posições do esquema estão bem ocupadas e com alternativas válidas. Só lá na frente parece que a competição pela titularidade é curta e pouco exigente. Bueno ainda não mostrou grande futebol e Yannick, apesar de tudo, é ainda um puto com muito por aprender. Quem fará (boa) companhia a Liedson? Não me parece que Deivide preenchesse os requisitos. Mais do que os últimos jogos (Inter e Boavista), em que entrou bem e mostrou boa dinâmica, guardarei dele a imagem do jogador lento, com pouco domínio de bola, pouco aplicado e nada concretizador que mostrou ser a época passada.
Aí está um problema para Carlos Freitas e Paulo Bento resolverem rapidamente: dar-nos um ponta de lança em condições.
Eu acredito. Viva o Sporting.

4 Comments:

Blogger Redus Maximus said...

Querem o Marcel, o Mantorras ou o Karadas?

Parecem-me pefeitamente enquadrados na relidade Sportinguista. Ou seja, melhores que o Bueno.

segunda-feira, agosto 28, 2006 7:12:00 da tarde  
Blogger El Coelhone said...

Bom lá quanto a serem o grande favorito tenho a minhas dúvidas é claro...mas lá que me parece que estão bem, realmente parece.
cá estaremos para veriguar isso :)

segunda-feira, agosto 28, 2006 10:48:00 da tarde  
Blogger El Ranys said...

Segundo o pasquim oficioso dos lampiões, já está: Alecsandro, do Cruzeiro de Belo Horizonte, 25 aos, 1,83m, assina com o Sporting, por empréstimo com direito de opção, contrato válido por um ano.

Primeira consideração: raio de nomes. Porque é que Deivide é Deivide em vez de David?
Porque é que Alecsandro tem este nome esquisito, em vez do mais singelo Alexandre ou - vá - Alessandro?
Irra...

Aguardemos a confirmação da notícia. Não sei porquê, mas não me cheira...

terça-feira, agosto 29, 2006 6:01:00 da tarde  
Blogger Alex said...

Há ganda leão! Já fiz as minhas previsões há dezenas de posts atrás e mantenho-a. Maior favorito Porto e a seguir Benfica. Apesar do Sporting me ter surpreendido na pré-época e aparecer muito forte, competitivo e com bom futebol. Mas deve ter sido da moralização da vitória por 3-0 com o Benfica. Sinceramente, e com este olho de águia, julgo que o plantel está muito desiquilibrado. De caras é a falta de jogares das alas. Tem dois laterais no plantel : Abel e Ronny (pode chegar mas tudo o resto são remendos). No meio campo, o sector mais forte, são todos jogadores de miolo e não há extremos! Doualla era o único e aparentemente vai embora. No ataque têm uma opção válida : Liedson. Naturalmente não estou a dizer que não possam ser campeões. E louvo a tua fé!
Eu também fui ver o Sp-Inter e de facto... O Inter tem uma grandíssima equipa. Explica-me o que é isso do Boavista Sarrafada Clube ? Cheira-me a algum tipo de desculpa para... não sei o quê...
Quanto às Finanças... Não sei vocês é que têm os Grandes Gestores, devem saber mas tenho que para mim nem que Jesus Cristo fazia alguma coisa do Sportem :)
Mais uma coisa. A Academia continua a construir jogadores. Na minha opinião têm um diamante por lapidar chamado Miguel Veloso!
Saúdinha

terça-feira, agosto 29, 2006 8:15:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home