segunda-feira, outubro 09, 2006

Muito bem Manelinho!

Esteve bem acesa nos últimos posts a troca de galhardetes entre lagartos e lampiões. Não que tal me faca alguma confusão (antes pelo contrário).

Na sequência de alguns posts aqui deixados por notórios, e não só, lampiões veio a lagartagem em peso levantar a voz: “arrogantes, não tem onde cair mortos e andam práqui a armar-se aos 6 milhões; palhaços deviam era ter vergonha dos energúmenos dos vossos dirigentes; cambada de ótarios ainda não percebeu que o vosso clube já não vale nada….” Toda uma série de impropérios dignos de uma resposta de quem viu algum familiar seu muito próximo ser ofendido em praça pública.

No entanto devo confessar que na grande parte dos posts que antecederam este tsunami de injúrias não vi nada que fosse ostensivamente anti-Sporting; na sua quase maioria o clube do Visconde não era mesmo sequer mencionado.

Este facto levou-me a uma reflexão: os lagartos não ficam ofendidos quando dizemos mal deles; ficam é piurços quando nós não lhes damos atenção. É assim como os putos que fazem gracinhas e que ficam amuados quando nós não lhes respondemos com um ‘muito bem Manelinho!’. Certamente esperariam candidamente que nós lançássemos lautos elogios às suas mais recentes glórias; que erguêssemos a nossa voz bem alto para louvar os feitos heróicos dos jovens leões. Como não o fazemos ficam fulos.

Oh pá, para bem das relações lampio-lagartas aqui vai: o Sporting é hoje a inveja dos grandes clubes Portugueses e Europeus. Uma vaga sucessiva de gestores inteligentes e eficazes traçou para o clube uma estratégia muito bem definida que hoje põe o Sporting entre os clubes mais modernos da Europa. O facto de ter o treinador e o capitão mais novos da Liga Portuguesa e da Champions é bem demonstrativo da visão dos dirigentes leoninos que podem também ver no facto de ter nas suas fileiras quatro dos titulares da seleccao de sub-21, e alguns dos mais promissores talentos da selecção principal, a prova irrefutável de que a sua estratégia foi consequente e que os seus investimentos foram feitos no tempo e nas áreas certas. O Sporting pode ser hoje considerado como o novo Ajax da Europa.

É claro que tudo isto não me tira da ideia que o Sporting não passa de um clube regional e que nunca terá capacidade de alcançar uma dimensão verdadeiramente universal, como o Glorioso. Mas pronto, fica dito.

9 Comments:

Blogger Rantas said...

É pá, obrigadinho :-)

segunda-feira, outubro 09, 2006 2:58:00 da tarde  
Blogger Nelson said...

Bravo! Aplaudi de pé!

segunda-feira, outubro 09, 2006 10:37:00 da tarde  
Blogger El Coelhone said...

xiiiiii, o que aqui vai, está bonito está....
epá eu num tenho inveja do Sporting...
também nao tenho problema em reconheço-lhe a boa escola que tem formado bons jogadores, e bons moços, nós por acaso até temos lá um agora, o Quaresma, e que moço que ele às vezes é, consegue ter tanto de bom jogador como de moço... também já tivemos o Capucho que se não me engano também era de da formação do Sporting, esse acho que nao era moço...
Temos mais o Cristiano e o Figo, este último moço até para assinar 2 contratos...
Agora temos nova fornada, muito bem formada por sinal, espero que a lacuna do caracter já tenha sido colmatada a bem do nosso futebol :)

segunda-feira, outubro 09, 2006 10:40:00 da tarde  
Blogger Rantas said...

Podemos acompanhar a próxima fornada em http://www.leoezinhosemaccao.blogspot.com/ (link na coluna da direita)

segunda-feira, outubro 09, 2006 10:46:00 da tarde  
Blogger Redus Maximus said...

El coelhone faço minhas as tuas palavras. E acrescento o Spórtem é o clube da eterna esperança!

terça-feira, outubro 10, 2006 12:10:00 da manhã  
Blogger El Ranys said...

O Sporting, nos últimos 5 anos, ganhou dois títulos de Campeão, uma Taça de Portugal e foi à final da taça UEFA.
Mais: dos 3 "grandes" é, de longe (nem devia fazer esta comparação), o clube que joga com mais portugueses - normalmente, entre 7 e 8 na equipa titular -, som significativa parte formada nas escolas do clube. Assim, é também natural que seja o clube que mais "matéria prima" fornece às selecções nacionais.
Depois, somos, de facto, o único clube que não tem nenhum dirigente mencionado nas escutas telefónicas divulgadas. A luta contra o "sistema" é, desde há muito, uma luta do Sporting. Obenfica, por exemplo, vai-se aproximando e afastando das nossas posições ao sabor das conveniências.
Eterna esperança? - Redus, como diz o Alex, só não vê quem não quer.
Vai bem o Harpic, apesar de não conseguir cotrolar a "fuga do pé para o chinelo" final, com aquele remoque do "clube regional".

terça-feira, outubro 10, 2006 10:27:00 da manhã  
Blogger manolo said...

É indesmentivel o sucesso da ideia do Projecto Roquette: "o futebol pode e deve ser a actividade de pessoas de bem" e não um sector onde só se tem sucesso desde que se seja vigarista ou chico-esperto. Esta última ideia (só os "trafulhas" é que podem dominar o futebol em Portugal) era uma verdade absoluta ainda há poucos anos. Claro que eu contava com esta opinião do Harpic, que embora se esforçe para não o demonstrar é sempre um gentleman. Relativamente a jovens formados em Alvalade, Paulo Sousa (estrear-se como jornalista na "A Bola") afirma que o futuro dono do lugar de ponta de lança da equipa Nacional é Rui Fonte, jovem, infelizmente adquirido pelo Arsenal. ver
http://www.arsenal.com/player.asp?thisNav=reserves+and+youth&plid=68286&clid=4436&cpid=825

terça-feira, outubro 10, 2006 2:48:00 da tarde  
Blogger El Ranys said...

Meu caro Manolo,
Só para dizer que o Paulo Sousa deve andar a ler o Revisão da Jornada.

http://revisao-da-jornada.blogspot.com/2006/07/liedson-na-seleco-mais-uma-acha.html

Quanto é que lhe pagam, na "Bola"?

terça-feira, outubro 10, 2006 3:07:00 da tarde  
Blogger manolo said...

É verdade, "A Bola" inspira-se no RdJ. Chamaram ao Nani, um "puro-sangue" um mês após aqui se ter assim caracterizado o novo puto-maravilha do Sporting.
http://revisao-da-jornada.blogspot.com/2006/09/nani-um-puro-sangue.html

quarta-feira, outubro 11, 2006 11:01:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home