Desilusão
Este é o campeonato da desilusão para o Sporting. A expectativa após a magnifica 2ª volta do ano passado (estávamos campeões ao intervalo da última jornada) era alta e todos nós esperávamos estar à frente por esta altura.
Mas os maus resultados, e sobretudo, a falta de alegria a jogar, uma espécie de descrença é o que o Sporting tem mostrado. As fracas vitórias (Maritimo fora e Paços em casa) intercalaram empates (Leixões e Académica fora e Leiria em casa), e derrotas com Boavista e Belenenses após uma vitória com muita sorte e pouco mérito frente ao Porto que foi manifestamente superior.
Sou um adepto de futebol que mesmo quando perde e joga mal, não fico indignado, ofendido ou desonrado. Aceito que os outros podem ser melhores, que a sorte tem o seu papel no resultado do jogo, e que as equipas têm oscilações de forma. É-me, portanto, dificil discutir com amigos que, normalmente quando o resultado é mau, acham que os jogadores são uns chulos, o treinador mentecapto e o presidente um labrego, e que todos juntos estão a conspirar para acabar com o clube.
Sem dúvida que tenho sentido revolta ao assistir a jogos do Sporting. Falta confiança para ter posse de bola, os jogadores não "acreditam" uns nos outros, muito parados e "cada um por si". Essa tarefa, a de devolver a confiança, o espírito de grupo (que já existiu e era a nossa maior arma) é o papel principal do treinador.
Não há treinador que aguente indefinidamente com maus resultados. Paulo Bento tem agora de mostrar se tem de facto "estatura" e estaleca para dar a volta a esta tempestade
Este ano pode ser um ano de aprendizagem para que os nossos jovens cresçam e estejam melhor preparados para as adversidades.
Continuo a apoiar a equipa, embora o desânimo e a frustração , de não conseguirmos lutar taco-a-taco até ao fim (como fizémos nos últimos 3 anos), me torne pessimista. Ao entrar em Alvalade, em vez de alegria e confiança que costumava sentir, este ano tenho que aturar tantos que parecem aguardar ansiosamente que as coisas corram mal.
Mas adiante. Temos ainda muito para ganhar, desde logo a Taça de Portugal (hoje recebemos o Marítimo), a Taça da Liga (disputamos a final com o Setúbal) e a Taça UEFA (Basileia). Temos reforços (Tiuí e Grimi) e o regresso de P. Silva e Derlei.
Contamos convosco.