segunda-feira, setembro 27, 2010

And Now, Something Completely Different...


Vou abrir uma excepção e falar de arbitragem.
Ontem fui a Alvalade. Sobre o jogo, postarei depois. Agora só me quero debruçar sobre a arbitragem...
O Sporting vencia por 1-0, o estádio estava todo a cantar, experimentava-se um clima de festa, ideal para quem quer começar a iniciar um puto de 7 anos nestas lides. De repente, um silêncio ensurdecedor - o Nacional meteu a bola na baliza, toda a gente aguardava que o fiscal de linha acenasse com a sua bandeirinha, já que o fora-de-jogo fora tão evidente e escandaloso que era impossível não o marcar! Para espanto e incredulidade, o bandeirinha não assinalou nada e o árbitro apontou para o centro do terreno.
Até final do jogo, o bandeirinha não voltou a ter um instante em que não fosse injuriado, vilipendiado, insultado, assobiado; aliás, agora que estão passadas quase 24 horas, ainda sinto um ligeiro zumbido nos ouvidos, resultado dos urros do El Ranys contra o desgraçado que nos coube nas sortes.
Hoje, sei que a decisão do fiscal de linha foi acertada e que o tipo do Nacional estava em jogo. Ou seja, o bandeirinha conseguiu ver exactamente o contrário do que cerca de 20.000 pessoas viram e, num ambiente totalmente adverso, assinalar o que estava correcto. Sem direito a repetições, refastelado no sofá. Não, foi uma decisão tomada em micro-segundos, mantida contra todas as evidências que o bruá do estádio lhe transmitiam de que estaria a cometer o (mais um) erro do século...
É de homem, pá! E de bom árbitro... que nos sirva como lição de humildade a todos nós, comuns mortais, desgraçados arrogantes que se dirigem ao estádio ou se sentam no sofá em casa e vêem, em cada decisão que não favoreça a nossa equipa, o dedo manhoso do inevitável Pinto da Costa ou de outro mafioso do mesmo quilate (sim, andam por aí outros...)